Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

17:36

Como cuidar de seu sorriso


O QUE você verifica quando se olha no espelho? Talvez o cabelo ou outro detalhe de sua aparência. Mas e o seu sorriso? Já notou como os dentes o influenciam? Se você se preocupar com o seu sorriso, então cuidará de seus dentes. Os dentes permanentes foram feitos para durar a vida toda, por isso merecem atenção especial. Além de mastigar alimentos e ajudar você a falar corretamente, os dentes dão apoio aos lábios e às bochechas — realçando a beleza e o brilho de seu sorriso. De fato, seus dentes têm muito valor!
O que fazer para proteger os dentes?
A boa saúde dental começa com o que você come. Uma dieta equilibrada que inclua cálcio e vitaminas A, C e D ajuda os dentes a se desenvolver, desde antes do nascimento até quando estiverem completamente formados. Bons hábitos alimentares o ajudarão a manter os dentes saudáveis. Mas cuidado com uma dieta rica em açúcar. O açúcar aumenta o risco de cáries. Apesar dos freqüentes avisos que relacionam o consumo de açúcar à cárie dental, o norte-americano consome em média 50 a 60 quilos de açúcar por ano! Por que o açúcar pode prejudicar os dentes?
A cárie é causada por dois tipos de bactérias, a Streptococcus mutans e a Lactobacillus. Elas fazem parte da placa, uma película pegajosa constituída de bactérias e restos de comida, que se forma sobre os dentes. As bactérias da placa se alimentam de açúcar e o convertem em ácidos prejudiciais que dão início à cárie. Certos tipos de açúcar são mais facilmente convertidos em ácidos ou têm mais probabilidade de aderir aos dentes, dando à placa mais tempo para começar a cariar o dente. A placa não removida pode endurecer e se transformar em cálculo, ou tártaro, em volta da linha da gengiva.
Controlar a placa e principalmente a bactéria Streptococcus mutans é essencial para impedir que a cárie se espalhe. Por isso, se você quer cuidar do seu sorriso, é imprescindível a boa higiene bucal diária. A Escola de Odontologia e Cirurgia Oral da Universidade Columbia declara: “Junto com o uso de fio dental, [escovar os dentes] é a coisa mais importante que você pode fazer para manter a saúde e a vitalidade dos dentes e dos tecidos que os sustentam.” Bons métodos de escovação e de uso do fio dental são ilustrados nesta e na próxima página. Talvez seu dentista recomende outros instrumentos e técnicas que o ajudarão a limpar bem os dentes e assim cuidar de seu sorriso.
Repetidos ataques de ácido causam a desmineralização — o amolecimento da superfície esmaltada do dente. No entanto, essas lesões são remineralizadas todo dia. Como? Observou-se que o flúor continua ajudando a impedir a formação de cáries por auxiliar no processo de remineralização. Assim, embora a cárie seja um processo infeccioso, é também reversível se houver a presença de certas substâncias, como por exemplo o flúor. Na verdade, os dentes conseguem se curar!
Como encarar o dentista
Numa pesquisa, pediu-se a algumas pessoas que alistassem as coisas que mais temiam. Ir ao dentista perdeu apenas para o medo de falar em público. Será que essa ansiedade se justifica? Nos países ricos, brocas de alta rotação e anestésicos tópicos e locais possibilitam aos dentistas realizar a maioria dos procedimentos com pouquíssima dor e desconforto para o paciente. Saber o que está envolvido em cada passo do tratamento pode fazê-lo perder um pouco do medo.
Ir ao dentista talvez envolva uma limpeza profissional dos dentes, ou raspagem, geralmente feita por um técnico em higiene dentária. Nesse processo, remove-se o tártaro e a placa dos lugares que a escova de dentes e o fio dental não conseguem alcançar. Os dentes são então polidos para impedir o acúmulo de placa e remover manchas que tiram o brilho de seu sorriso.
O objetivo do flúor é reduzir o risco de deterioração do dente. No consultório odontológico, ele geralmente é aplicado nos dentes das crianças em forma de gel, solução ou verniz. O flúor também é encontrado no abastecimento público de água de muitos países, e a pasta de dentes em geral contém flúor como uma proteção a mais contra as cáries.
O que o dentista pode fazer?
Os dentistas estão cada vez mais sendo treinados a adotar medidas preventivas para reduzir os danos causados pela desmineralização. Tratar as lesões enquanto são pequenas muitas vezes torna possível reverter o processo de formação de cárie. Dessa forma, se você procurar descobrir e tratar quanto antes essas lesões, ir ao dentista não precisa ser algo desagradável.
No entanto, se o ácido criado pela placa permanecer nos dentes, poderá resultar em cárie. Se a deterioração não for interrompida, poderá se desenvolver e formar uma cavidade. Daí, o dente precisará de tratamento. Se a cárie ainda não atingiu a polpa, onde fica o nervo, o dente pode ser restaurado com uma obturação.
O dentista usa uma broca para limpar e preparar a cavidade a ser obturada. O material da obturação é então inserido na cavidade. Obturações de amálgama endurecem rapidamente e são esculpidas para dar forma, ao passo que se usa uma luz azul de fibra óptica para endurecer resinas compostas. Se as cavidades não forem tratadas e a deterioração se espalhar para a polpa do dente, poderá ser preciso fazer tratamento de canal ou mesmo extrair o dente. Visto que o tratamento de canal envolve obturar e selar o canal do dente cariado, talvez a extração não seja necessária. Usam-se coroas para cobrir dentes muito estragados e pontes ou dentaduras para substituí-los.
Por que o esforço vale a pena
Talvez você ainda fique nervoso quando tem de ir ao dentista. Se for assim, converse com ele sobre suas preocupações. Antes de começar o tratamento, decida que sinal você usará (como, por exemplo, levantar a mão) se começar a sentir-se mal. Peça a ele que lhe explique o que está envolvido em cada passo do tratamento. Você também pode contribuir para a saúde bucal de seu filho. Fale de modo positivo sobre o cuidado com os dentes e não ameace levá-lo ao dentista como punição por mau comportamento.
O Dr. Daniel Kandelman, professor no Departamento de Saúde Bucal da Universidade de Montreal, diz: “Hoje em dia, no que se refere à saúde dos dentes, é possível alcançar esse objetivo benéfico: ter dentes saudáveis e naturais e um sorriso bonito e brilhante por toda a vida.” Vale a pena o esforço!

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.