Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

16:27

Oh! Que dor nas costas


SENTE dor nas costas? Se sentir, há muita gente que lhe faz companhia. Nos EUA, calcula-se que haja mais de sete milhões que, numa ocasião ou noutra, vão ao médico por causa de dor nas costas. Cada ano vê dois milhões de outros novos sofredores. Anualmente, mais de meio milhão de costas machucadas custam aos patrões uns Cr$ 6,5 bilhões. Com efeito, relata-se que a dor nas costas é a segunda razão mais freqüente de os estadunidenses consultaram um médico.
Causas da Dor nas Costas
Qual é a causa disso? Por que aumenta? O que poderá fazer se sofrer dor nas costas?
Segundo destacado cirurgião-ortopedista (Dr. R. Addison): “As costas de alguns parecem bonitas nos testes, mas doem como [tudo o mais]. Outros têm crassas deformações que não lhes parecem incomodar nem um pouquinho. Há muita coisa sobre dor nas costas que não sabemos, que é o mínimo que posso dizer.
Recente enquête de 20.000 dores de costas na prestigiosa Clínica Mayo, revelava 28 razões diferentes para dores nas costas. Mas, em geral se considera que tenham uma das três seguintes causas primárias: Primeira, poderia ser algo físico, tal como um acidente que transtornou a espinha, quer em data recente ou já há algum tempo. Súbito ou rápido movimento poderia causar dano físico. Semelhantemente, tentar erguer algo pesado ou tentar alcançar algo amiúde faz com que a enfermeira ou a dona de casa sinta dor nas costas. Tais coisas talvez irritem os tecidos sensíveis que cercam a espinha.
Segunda, a “sinalgia” talvez seja a causa da dor nas costas. Isso é, ao passo que talvez se sinta dor nas costas, o culpado poderia ser um dos órgãos internos. A sífilis, o câncer ou outras doenças também podem causar sinalgias nas costas.
E, em terceiro lugar, uma deformação da espinha ou outra doença primária, quer herdada quer adquirida com o passar dos anos, pode causar dor nas costas.
Sintoma de Condição Geral?
No entanto, há outros que militam no campo da cirurgia ortopédica que, admitindo que até 20% das dores nas costas poderiam ser devidas às causas acima mencionadas, consideram a dor nas costas como sintoma duma condição geral. Segundo eles, o acidente industrial ou de automóvel, o levantar, a distensão, o movimento rápido ou súbito por parte da dona de casa ou da enfermeira que provocou a dor são, com maior probabilidade, apenas fatores precipitantes. Não teria havido dor nas costas, afirmam, se a saúde geral da vítima fosse satisfatória.
Recente compêndio, Clinical Treatment of Back and Neck Pain (Tratamento Clínico da Dor nas Costas e no Pescoço), de Hans Kraus, professor da Faculdade de Medicina da Univ. de Nova Iorque, culpa a dor nas costas primariamente ao modo de vida das pessoas nos modernos países “civilizados”. Numa entrevista declarou: “Nossa sociedade sedentária, super-estimulada, nos priva da atividade física, ao passo que nos submete a constante tensão.” Num estudo de mais de 5.000 pacientes com dores nas costas, verificou-se que mais de 80% dos casos a deficiência muscular e a tensão demasiada “constituíam a raiz dos problemas”.
Empenharem-se as pessoas em geral em cada vez menos atividade física (usando o carro da família para ir à mercearia a alguns quarteirões, por exemplo), enquanto se submetem a cada vez maior estímulo e tensão, mormente na busca de prazeres e materialismo, constituiria por conseguinte, fator do aumento de dores nas costas. E, se estas coisas constituírem deveras a raíz do problema, pode-se compreender facilmente por que algumas espinhas de boa aparência causam tanta dor e por que algumas espinhas de aparência ruim não causam. A saúde geral da pessoa, antes que o aspecto da espinha, determinaria se haveria ou não dor nas costas.
O Que Pode Fazer
Raramente a situação é tão grave que se precise operar. Com efeito, segundo o Dr. Henry L. Feffer, professor de cirurgia ortopédica, realizam-se cada vez menor número de tais operações.
Se a dor nas costas for grave e tiver sido provocada por algum acidente infeliz, o repouso, parcial ou completo, talvez seja aconselhável. No entanto, alguns ortopedistas recomendam o uso de remédios, tais como a aspirina ou um anestésico de uso externo, tal como aerossol de cloreto de etila, acompanhado de imediato por exercícios de suaves flexões. Talvez resulte útil esfregar a área dolorida com gelo. A massagem terapêutica, ou manipulação por um osteopata ou quiroprático talvez traga alívio, assim como a aplicação de calor, quer em forma de compressas quentes ou de banhos quentes.
Ao considerar o que fazer quanto à dor nas costas, talvez verifique que também precisa considerar fatores psicossomáticos. Sofre demasiada tensão devido às irritações causadas por aqueles sob os quais ou com os quais tem de trabalhar? Então, precisa aprender a ser mais tolerante, caridoso, no que tange às faltas dos outros. O mesmo, naturalmente, dá-se se tiver condições tensas no lar.
Ou, é tão ambicioso de progredir que não descansa o suficiente e não tira férias? Então, precisa aprender a diminuir o passo, a contentar-se com menos. Ou tem uma tabela rígida a seguir? Tente considerá-la de forma objetiva calma, intelectual, ao invés de emocional. Frustrações podem produzir dores nas costas.
Daí, então, sua dor nas costas pode ser devida à “vida na maciota, cadeiras macias, camas macias”, como certo médico se expressou. Em geral, a cadeira de assento firme e costas retas é melhor para a pessoa de ocupação sedentária. Tente usar uma cadeira de boa postura e sente-se com as costas bem coladas nela.
O mesmo princípio aplica-se ao dirigir um carro. Caso dirija numa longa viagem, pare a cada duas ou três horas, saia e estique as pernas e ande um pouco por ali. Estará prestando um favor às suas costas.
Quanto a seus hábitos de dormir: Dorme num colchão velho que afundou no meio? Se assim for, poderá atribuir sua dor nas costas a isso. Ou aprecia dormir num colchão macio? Isso também pode contribuir para dor nas costas. Não são poucas as pessoas que verificaram que cadeiras duras e colchões duros, sem molas, com tábuas embaixo, muito contribuem para manter contentes suas costas.
Também importante é a questão da postura — não só seu porte ao andar, mas também sua postura ao trabalhar. A menos que ande ereto, com as costas para trás, o queixo erguido — mas não como um severo chefão  será candidato a problemas com as costas. Assume desnecessariamente uma posição espinhosa ou encurvada no trabalho? Evite-a, se puder. Se seu serviço exigir que fique em pé em certa posição por longos períodos, procure então oportunidades de esticar-se e de mover-se um pouco ao redor.
Em especial, certos ortopedistas sublinham a necessidade de exercício, em especial para os empenhados em ocupações sedentárias. Amiúde, ex-atletas que agora se ocupam dessa forma sofrem de mutiladoras dores nas costas. Por quê? Porque suas constituições robustas sobrecarregam suas espinhas devido a músculos enfraquecidos. A respeito de exercícios, o cirurgião-ortopedista Dr. H. P. Bauer, declara: “Uma porção de problemas com as costas poderiam facilmente ser eliminados com bom programa de exercícios. O exercício pode amiúde curar graves dores nas costas que às vezes obrigam as pessoas a usar coletes e as enviam para quiropráticos e cirurgiões.”
Se fizer exercícios que fortalecem os músculos abdominais, talvez descubra que, não só suas costas, mas sua saúde geral melhorará. Entre os exercícios que o Dr. Feffer recomenda se acham:
“Deite de costas, com joelhos dobrados, pés rentes ao chão, com os braços cruzados sobre o peito. Levante a cabeça e os ombros do chão. Curve-se para a frente, até sentar-se. Mantenha as costas curvadas e contraia os músculos do estômago. Abaixe-se vagarosamente.
“Sente no chão, com as pernas estendidas na frente. Contraia o estômago. Estique as mãos para a frente e tente alcançar os pés com os dedos das mãos. Use o movimento de balanço enquanto procura alcançar os pés.
“Sente-se na cadeira, com as mãos de lado. Incline a cabeça até os joelhos, contraindo o estômago ao encurvar-se para a frente. Mantenha o peso bem na região lombar. Solte os músculos do estômago devagar, ao erguer-se de novo.”
Naturalmente, o importante é exercitar-se com regularidade. Gaste alguns minutos nisso cada dia, se realmente quiser obter benefícios.
Há também a questão da dieta. É evidente que se seguir principalmente uma dieta inadequada ou desequilibrada, não fortalecerá nem manterá em bom estado uma saudável estrutura física. É preciso emagrecer, se tiver peso em excesso. Mas, emagreça a bem da saúde, e não apenas para ter um figurino atraente. Poderá trazer dores para suas costas se deixar de obter suficiente nutrição.
O adágio já muito gasto, “Antes prevenir do que remediar”, pode ser aplicado à dor nas costas com boas razões. Se aplicadas logo de início, as sugestões acima, para quando suas costas doerem, impedirão que venha a sofrer de dores nas costas. Como se expressou o cirurgião-ortopedista Dr. D. K. McElroy: “Algumas pessoas já nasceram com costas bem ruins e algumas coisas naturalmente vão mal com a idade, mas, a maioria dos casos podem ser evitados por uma forma sensata de vida.”

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.