(Lev. 25:23)-O povo de Israel nunca se devia esquecer de que o Proprietário legítimo de sua terra era Jeová. Eles eram como inquilinos com a obrigação de respeitar os desejos do Proprietário. Além do mais, deviam lembrar-se de que “o homem não vive somente de pão”; não deviam permitir que a prosperidade material os levasse a se esquecerem de Jeová.
25:35-37 — Era sempre errado que os israelitas cobrassem juros? Quando o dinheiro era emprestado para fins comerciais, quem o emprestava podia cobrar juros. No entanto, a Lei proibia cobrar juros por empréstimos feitos para aliviar a pobreza. Era errado aproveitar-se dos revezes financeiros de um vizinho pobre. — Êxodo 22:25.
26:18 --Jeová foi longânime com os israelitas, mas avisou-os de que, se o desconsiderasse, apesar da Sua disciplina, então os castigaria “sete vezes”, ou seja, cabalmente, pelos pecados deles.
Nas partes históricas das Escrituras, sete ocorre freqüentemente para denotar inteireza, ou a realização completa duma obra. Os israelitas exerceram plena fé e obediência por marcharem durante sete dias em volta de Jericó, rodeando-a sete vezes no sétimo dia, após o que a muralha da cidade desmoronou.
26:19 — Como podem ‘os céus tornar-se como ferro e a terra como cobre’? Por causa da falta de chuva, os céus acima da terra de Canaã pareciam como ferro duro e impermeável. Sem chuva, a terra passaria a ter um brilho metálico da cor do cobre.
26:26 — Qual é o significado de ‘dez mulheres cozerem pão em apenas um forno’? Normalmente, cada mulher precisaria ter seu próprio forno para dar conta de tudo o que ela precisava assar. Mas essas palavras indicam que haveria uma escassez tão grande de alimentos que um forno seria suficiente para o que dez mulheres teriam para assar. Essa foi uma das conseqüências preditas de deixar de manter a santidade.
Visite nosso site Oficial: www.jw.org
nao intendi
ResponderExcluir