Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

10:45

Atormentados por fobias




“As fobias freqüentemente são alvos de zombaria. Mas ‘divertidas’ é o que elas não são.”

— Jerilyn Ross, diretora de um centro de tratamento de distúrbios da ansiedade

A PALAVRA “fobia” significa um medo intenso, irrealístico, de um objeto, de um evento ou de um sentimento. Mas uma simples definição não consegue exprimir o terror e a solidão que marcam essa doença. Raeann Dumont, que há mais de 20 anos trata fobias, observa: “Os fóbicos talvez evitem tantas situações que acabam confinando-se em casa, ou talvez vivam num estado de ansiedade constante e implacável, ou aliviem a sua ansiedade com álcool, o que pode causar problemas adicionais.”

As fobias são classificadas entre um grupo de males chamado de distúrbios da ansiedade. Estima-se que 12% da população adulta nos Estados Unidos terá um caso de fobia em algum período de sua vida. Muitos destes sofrerão em silêncio por anos. “Infelizmente”, informa a Associação Americana de Distúrbios da Ansiedade, “cerca de três quartos dos indivíduos com fobia jamais recebem ajuda. Muitos fóbicos relutam em procurar ajuda devido ao constrangimento. Outros não sabem o que têm, ou onde encontrar ajuda, e há os que temem o próprio tratamento.”

Há centenas de fobias conhecidas, mas os especialistas em geral as classificam em três categorias. Fobias simples concentram-se num objeto ou numa situação, tais como insetos, animais, andar de avião ou estar em ambientes fechados. A agorafobia ocorre usualmente em conjunto com ataques de pânico. De tanto medo de sofrer um novo ataque de pânico a vítima evita todos os lugares e situações em que ocorreram ataques anteriores. Fobias sociais são marcadas pelo medo de embaraçar-se em público, como ao falar a uma assistência.

Considere apenas uma dessas três — as fobias sociais. A revista The Washingtonian observa: “Combine todas as fobias simples, como o medo de cobras ou de andar de avião, e elas não chegarão nem perto da fobia social como causa de sofrimento.” É realmente assim? Se for, por quê? Vejamos.

[Nota(s) de rodapé]

Outros distúrbios da ansiedade incluem a síndrome do pânico, o distúrbio obsessivo-compulsivo, o distúrbio de estresse pós-traumático e o distúrbio da ansiedade generalizada. Para mais informações, veja Despertai! de 8 de fevereiro de 1996, “É a sua vida controlada pela compulsão?” e de 8 de junho de 1996, “Como lidar com a síndrome do pânico”.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.