Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

11:44

A Volta dos Antigos?

Espocam os moinhos de vento na Califórnia, EUA, nas estepes isoladas na União Soviética, e até mesmo lá embaixo, no pólo Sul. Assim afirma Weerberichten (Informes Meteorológicos), um boletim bimestral holandês. Qual a razão disso? O vento é eficiente fonte de energia, e ocorre em abundância.


O Parque Eólico do Vale Tehachapi, situado a uns 300 quilômetros ao norte de Los Angeles, Califórnia, já tem 50 turbinas em operação, e chegará a suprir 13,5 megawatts quando concluído. A leste de São Francisco, EUA, uma usina eólica, com 44 turbinas, está vendendo suficiente energia para suprir 400 famílias. Fazem-se planos de expandir o número de turbinas para várias centenas e produzir 30 milhões de quilowatts-hora por ano — o bastante para 4.800 famílias.

No ínterim, em Cycloon, perto de Moscou, Rússia, 12 tipos diferentes de turbinas eólicas estão sendo testados para a produção de energia elétrica e mecânica para povoados isolados e regiões áridas na União Soviética. “Estes sistemas apresentam o potencial de transformar a estepe num oásis”, observou um comentarista da Rádio de Moscou.Quatro outras turbinas acabarão localizadas num território deveras isolado — a Antártida. Agora, quando soprarem os gélidos ventos polares, os cientistas ali estacionados devem sentir-se felizes. Precisarão da eletricidade gerada a fim de operar a estação e manter-se confortáveis.

Velhos Métodos Economizam Energia


◆ Está sendo feito um maior uso dos cata-ventos para puxar água, economizando-se o custo da eletricidade e combustível. Em certo tempo, em muitos países, os cata-ventos eram um meio típico de puxar água da terra tanto para uso pessoal como para dar de beber aos animais. Mas as bombas elétricas provocaram um declínio no uso deles. Agora, com o alto custo da eletricidade e do combustível, mais pessoas, particularmente nas áreas rurais, estão instalando cata-ventos bombeadores de água. O custo inicial é mais do que compensado com o tempo, por não se ter de pagar o custo de eletricidade, e a manutenção é mínima.

Antes do advento do ar condicionado, eram populares os ventiladores de teto com grandes pás. Agora o interesse neles está sendo reavivado por causa do problema de energia. Eles podem operar quase pelo mesmo custo de uma lâmpada de 60 watts. Um fabricante declarou: “Nosso negócio está 68 vezes maior do que era alguns anos atrás.” Ele mencionou que o ventilador de teto pode suprir as deficiências do ar condicionado, pois quando o termostato está ajustado em 26,5°C, o ventilador “pode fazer com que pareça 22°C”.


0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.