Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

22:19

Você pode se alargar em amor?

A CORRENTE que segura a âncora de um navio precisa suportar uma enorme tensão para impedir que a embarcação fique à deriva. Mas isso só é possível se os elos da corrente forem firmes e resistentes. Caso contrário, ela se romperá.
Pode-se dizer o mesmo da congregação cristã. Para uma congregação ser forte e saudável, seus membros precisam estar bem unidos. E o que os une? O amor, a mais poderosa força unificadora. Não é de admirar que Jesus Cristo tenha dito aos discípulos: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” De fato, os verdadeiros cristãos têm uns pelos outros o tipo de amor que vai além da amizade superficial e do respeito mútuo. Eles desenvolvem o amor abnegado. — João 13:34, 35.

Tenhamos apreço pelos irmãos
Muitas congregações se compõem de pessoas de diferentes idades, raças, nacionalidades, culturas, línguas e formações sociais. Cada membro tem seus gostos e aversões, esperanças e temores, e geralmente cada um tem uma carga para carregar — talvez saúde fraca ou problemas financeiros. Essa variedade pode representar um desafio à união cristã. Então, o que pode ajudar-nos a nos alargar em amor e permanecer unidos apesar do desafio? O verdadeiro apreço por todos na congregação nos ajudará a aprofundar nosso amor uns pelos outros.
Mas o que significa ter apreço por alguém? Segundo o Dicionário Houaiss, a palavra “apreço” significa “estima, consideração que se tem por alguém ou alguma coisa; admiração”. Se tivermos apreço pelos irmãos, teremos grande estima e admiração por eles e levaremos em consideração suas necessidades. Em resultado disso, passaremos a amá-los muito. Uma breve consideração do que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos do primeiro século em Corinto nos ajudará a ver como podemos mostrar amor cristão no mais pleno sentido.

Coríntios “comprimidos quanto ao espaço”
Paulo escreveu a primeira carta aos coríntios em 55 EC e a segunda, menos de um ano mais tarde. Seus comentários mostram que alguns na congregação coríntia tinham pouco apreço pelos irmãos. Paulo descreveu a situação nas seguintes palavras: “A nossa boca abriu-se para vós, coríntios, o nosso coração alargou-se. Não estais comprimidos quanto ao espaço no nosso íntimo, mas estais comprimidos quanto ao espaço nas vossas próprias ternas afeições.” (2 Coríntios 6:11, 12) O que Paulo queria dizer ao mencionar que eles estavam “comprimidos quanto ao espaço”?
Ele queria dizer que os coríntios tinham um coração pequeno e mesquinho. Certo erudito bíblico acredita que o amor dos coríntios por Paulo estava “bloqueado por um desfiladeiro rochoso, devido a suspeitas infundadas . . . e orgulho ferido”.
Veja o conselho que Paulo lhes deu: “Como recompensa dada em troca — falo como a filhos — alargai-vos também.” (2 Coríntios 6:13) Paulo incentivou os coríntios a se alargarem em amor pelos irmãos. Isso significava que eles deviam ser motivados, não por desconfiança e mesquinhez, mas por uma atitude positiva e um coração generoso.

Alargar-se em amor hoje
É animador ver como os verdadeiros adoradores de Deus hoje se esforçam para alargar-se em amor uns pelos outros. Deve-se admitir que é preciso esforço para se alargar. Não é simplesmente um exercício mental. É preciso nos comportar de maneira diferente das pessoas que não vivem de acordo com as normas bíblicas. Tais pessoas geralmente têm pouco apreço por outros. Talvez sejam insensíveis, desrespeitosas e sarcásticas. Portanto, que nunca permitamos que esse tipo de atitude nos influencie. Como seria triste se nosso amor, como o dos coríntios, se definhasse por causa de sentimentos de desconfiança. Isso pode acontecer se formos rápidos em ver os defeitos de um irmão mas lentos em reconhecer suas qualidades. Isso também pode acontecer se ficarmos comprimidos quanto ao espaço nas nossas afeições só porque alguém é de outra cultura.
Em contraste, um servo de Deus que se alarga em amor tem verdadeiro apreço pelos irmãos. Ele os tem em alta estima, sente admiração por eles e leva em conta suas necessidades. Mesmo quando há um motivo real para queixa, está pronto a perdoar e se recusa a guardar ressentimentos. Ele sempre procura atribuir aos irmãos boas motivações. A generosidade de coração o ajuda a mostrar o tipo de amor que Jesus tinha em mente quando predisse o seguinte: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” — João 13:35.

Tome a iniciativa e faça novos amigos
O amor sincero fará com que nos esforcemos a procurar a companhia daqueles na congregação com quem normalmente temos pouco contato e que não fazem parte de nosso círculo de amigos. Quem poderiam ser esses? Alguns irmãos são tímidos, ou, por uma razão ou outra, têm poucos amigos. De início, podemos achar que temos pouca coisa em comum com eles, exceto o fato de estarmos unidos na adoração. Mas não é verdade que algumas das amizades mais achegadas mencionadas na Bíblia eram de pessoas que pareciam ter pouca coisa em comum?
Rute e Noemi, por exemplo, eram de geração, nacionalidade e cultura diferentes, e nem tinham a mesma língua materna. Mesmo assim, a amizade delas não foi afetada por tais diferenças. Jonatã foi criado como príncipe, Davi, como pastor. A diferença de idade entre eles era grande, no entanto, sua amizade é uma das mais achegadas que as Escrituras Sagradas mencionam. Esses dois exemplos de amizade eram uma fonte de prazer e de apoio espiritual para os envolvidos. — Rute 1:16; 4:15; 1 Samuel 18:3; 2 Samuel 1:26.
Mesmo hoje, amizades achegadas se desenvolvem entre cristãos verdadeiros que não são da mesma geração ou cuja situação na vida é totalmente diferente. Regina, por exemplo, cria sozinha dois filhos adolescentes e tem uma vida agitada, com pouco tempo para atividades sociais. Harald e Ute são um casal de aposentados sem filhos. Aparentemente, essas duas famílias têm pouca coisa em comum. Mas Harald e Ute aplicaram o conselho bíblico de se alargar. Eles se esforçaram para incluir Regina e seus filhos em muitas atividades, passando tempo com eles no ministério de pregação e participando em algum tipo de recreação.
Será que podemos nos alargar para incluir os que não fazem parte de nosso círculo de amigos? Por que não procurar nos achegar mais a irmãos de outra nacionalidade, cultura ou faixa etária?

Ser sensíveis às necessidades de outros
Um coração generoso nos motivará a ficar atentos às necessidades de outros. Que tipo de necessidades? Bem, observe os membros da congregação. Os jovens precisam de orientação, os idosos, de encorajamento, os que estão no tempo integral, de elogios e apoio, e os irmãos que estão desanimados precisam de um ouvido atento. Todos têm necessidades. Queremos ser sensíveis a essas necessidades o máximo que razoavelmente pudermos.
Alargar-se também significa ser compreensivo com os que têm necessidades especiais. Conhece alguém com uma doença crônica ou que está enfrentando algum outro tipo de dificuldade na vida? Alargar-se em amor e cultivar um coração generoso o ajudará a ser compreensivo e a apoiar os que têm necessidades.
À medida que as profecias bíblicas relacionadas com o futuro próximo forem se cumprindo, os fortes vínculos de união dentro da congregação terão muito mais valor do que bens materiais, habilidades ou realizações. (1 Pedro 4:7, 8) Cada um de nós pode contribuir para fortalecer os vínculos de união na congregação por se alargar em amor pelos irmãos. Podemos ter certeza de que Jeová nos abençoará ricamente por agirmos em harmonia com as palavras de seu Filho, Jesus Cristo, que disse: “Este é o meu mandamento, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” — João 15:12.
Fonte: A Sentinela - 01/01/2007

José Antonio Pinto
japtj.02@gmail.com
www.joseantonio02.blogspot.com

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.