Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Leitura Semanal da Bíblia (Neemias 9-11)

9 E no vigésimo quarto dia deste mês, os filhos de Israel se ajuntaram com jejum, e com serapilheira, e com terra sobre si. 2 E a descendência de Israel passou a separar-se de todos os estrangeiros, e a ficar de pé e a fazer confissão dos seus próprios pecados e dos erros de seus pais. 3 Então se levantaram no seu lugar e leram alto do livro da lei de Jeová, seu Deus, por uma quarta parte do dia; e por uma quarta parte faziam confissão e se curvavam diante de Jeová, seu Deus.
4 E Jesua e Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani [e] Quenani passaram a levantar-se no palanque dos levitas e a clamar com alta voz a Jeová, seu Deus. 5 E os levitas Jesua e Cadmiel, Bani, Hasabnéias, Serebias, Hodias, Sebanias [e] Petaías prosseguiram, dizendo: “Levantai-vos, bendizei a Jeová, vosso Deus, de tempo indefinido a tempo indefinido. E bendigam o teu glorioso nome, que é enaltecido acima de toda bênção e louvor.
6 “Só tu és Jeová; tu mesmo fizeste os céus, [sim,] o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que há sobre ela, os mares e tudo o que há neles; e tu preservas vivos a todos eles; e o exército dos céus se curva diante de ti. 7 Tu és Jeová, o [verdadeiro] Deus, que escolheste a Abrão e o fizeste sair de Ur dos Caldeus e lhe puseste o nome de Abraão. 8 E achaste seu coração fiel diante de ti; de modo que se celebrou com ele o pacto de [lhe] dar a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus e dos perizeus, e dos jebuseus, e dos girgaseus, a fim de [a] dar à sua descendência; e passaste a cumprir as tuas palavras porque és justo.
9 “Portanto, viste a tribulação de nossos antepassados no Egito e ouviste seu clamor junto ao Mar Vermelho. 10 Deste então sinais e milagres contra Faraó e todos os seus servos, e todo o povo da sua terra, pois sabias que agiram presunçosamente contra ti; e passaste a fazer para ti um nome como no dia de hoje. 11 E partiste o mar diante deles, de modo que passaram pelo meio do mar em terra seca; e aos seus perseguidores lançaste nas profundidades como uma pedra em águas potentes. 12 E guiaste-os de dia por uma coluna de nuvem e de noite por uma coluna de fogo, para iluminar-lhes o caminho em que deviam andar. 13 E desceste sobre o monte Sinai e falaste com eles desde o céu, e prosseguiste a dar-lhes decisões judiciais retas e leis de verdade, regulamentos e mandamentos bons. 14 E deste-lhes a conhecer teu santo sábado e ordenaste-lhes mandamentos, e regulamentos, e uma lei, por intermédio de Moisés, teu servo. 15 E deste-lhes pão desde o céu para a sua fome e fizeste-lhes sair águas do rochedo para a sua sede, e prosseguiste, dizendo-lhes que entrassem e se apossassem da terra a respeito da qual ergueste tua mão [em juramento] de dá-la a eles.
16 “E eles mesmos, sim, nossos antepassados, agiram presunçosamente e passaram a endurecer sua cerviz, e não escutaram teus mandamentos. 17 Negaram-se, pois, a escutar e não se lembraram dos teus atos maravilhosos que realizaste com eles, mas endureceram a sua cerviz e designaram um cabeça para retornar à sua servidão no Egito. Tu, porém, és um Deus de atos de perdão, clemente e misericordioso, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência, e não os abandonaste. 18 Sim, quando fizeram para si a estátua fundida dum bezerro e começaram a dizer: ‘Este é o teu Deus que te fez subir do Egito’, e passaram a cometer grandes atos de desrespeito, 19 tu, sim, tu, na tua abundante misericórdia, não os abandonaste no ermo. A própria coluna de nuvem não se afastou de cima deles de dia, para guiá-los no caminho, nem a coluna de fogo de noite, para iluminar-lhes o caminho em que deviam andar. 20 E deste-lhes o teu bom espírito para fazê-los circunspetos, e não negaste teu maná à sua boca, e deste-lhes água para a sua sede. 21 E por quarenta anos lhes proveste alimento no ermo. Não careceram de nada. Seus próprios mantos não se gastaram e os próprios pés deles não ficaram inchados.
22 “E passaste a dar-lhes reinos e povos, e a repartir estes pedaço por pedaço; de modo que tomaram posse da terra de Síon, sim, da terra do rei de Hésbon, e da terra de Ogue, rei de Basã. 23 E fizeste seus filhos tantos quantas as estrelas dos céus. Então os levaste à terra de que prometeste aos seus antepassados que entrariam [nela] para tomar posse. 24 De modo que seus filhos entraram e tomaram posse da terra, e passaste a subjugar diante deles os habitantes do país, os cananeus, e a entregá-los na sua mão, mesmo os seus reis e os povos da terra, para que fizessem com eles segundo o seu bel-prazer. 25 E foram capturar cidades fortificadas e solo gordo, e tomar posse de casas cheias de todas as coisas boas, de cisternas escavadas, de vinhedos e de olivais, e de árvores para alimento em abundância, e começaram a comer, e a fartar-se, e a engordar, e a deleitar-se na tua grande bondade.
26 “Todavia, ficaram desobedientes e rebelaram-se contra ti, e persistiram em lançar a tua lei atrás das suas costas, e mataram os teus próprios profetas que testificaram contra eles para trazê-los de volta a ti; e eles prosseguiram cometendo atos de grande desrespeito. 27 Por causa disso os entregaste na mão dos seus adversários, os quais lhes causavam aflição; mas no tempo da sua aflição clamavam a ti e tu mesmo os ouvias desde os próprios céus; e segundo a tua abundante misericórdia lhes davas salvadores que os salvavam da mão dos seus adversários.
28 “Mas assim que tinham descanso, voltavam a fazer o que era mau diante de ti, e tu os abandonavas na mão de seus inimigos, os quais os espezinhavam. Então retornavam e clamavam por socorro, e tu mesmo ouvias desde os próprios céus e os livravas de acordo com a tua abundante misericórdia, vez após vez. 29 Embora testificasses contra eles, a fim de trazê-los de volta à tua lei, eles mesmos agiram até mesmo presunçosamente e não escutaram os teus mandamentos; e pecaram contra as tuas próprias decisões judiciais, as quais, praticando-as o homem, ele também tem de viver por meio delas. E persistiram em dar um ombro obstinado e endureceram a sua cerviz, e não escutaram. 30 Mas tu foste indulgente para com eles por muitos anos e continuaste a testificar contra eles por teu espírito, por intermédio dos teus profetas, e eles não deram ouvidos. Por fim os entregaste na mão dos povos das terras. 31 E tu, na tua abundante misericórdia, não os exterminaste nem os abandonaste; pois és um Deus clemente e misericordioso.
32 “E agora, ó nosso Deus, o Deus grande, poderoso e atemorizante, guardando o pacto e a benevolência, não deixes parecer pouco diante de ti toda a dificuldade que achou a nós, a nossos reis, a nossos príncipes, e a nossos sacerdotes, e a nossos profetas, e a nossos antepassados, e a todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até o dia de hoje. 33 E tu és justo no que se refere a tudo o que veio sobre nós, pois agiste fielmente, mas nós fomos os que agimos de modo iníquo. 34 Quanto a nossos reis, nossos príncipes, nossos sacerdotes e nossos antepassados, não praticaram a tua lei, nem prestaram atenção aos teus mandamentos ou aos teus testemunhos com que testificaste contra eles. 35 E eles mesmos — durante o seu reinado e no meio de tuas abundantes coisas boas que lhes deste, e na terra ampla e gorda que lhes fizeste disponível, não te serviram nem recuaram das suas práticas más. 36 Eis que hoje somos escravos; e quanto à terra que deste aos nossos antepassados para que comessem dos seus frutos e das suas coisas boas, eis que somos escravos nela, 37 e seus produtos abundam para os reis que puseste sobre nós por causa dos nossos pecados, e eles governam sobre os nossos corpos e sobre os nossos animais domésticos, segundo o seu bel-prazer, e estamos em grande aflição.
38 “Portanto, em vista de tudo isso, estamos pactuando um arranjo fidedigno, tanto por escrito como atestado pelo selo de nossos príncipes, nossos levitas [e] nossos sacerdotes.”
10 Ora, os seguintes o atestaram com selo:
Neemias, o Tirsata, filho de Hacalias,
E Zedequias, 2 Seraías, Azarias, Jeremias, 3 Pasur, Amarias, Malquijá, 4 Hatus, Sebanias, Maluque, 5 Harim, Meremote, Obadias, 6 Daniel, Ginetom, Baruque, 7 Mesulão, Abias, Mijamim, 8 Maazias, Bilgai [e] Semaías, estes sendo sacerdotes.
9 Também os levitas: Jesua, filho de Azanias, Binui, dos filhos de Henadade, Cadmiel 10 e seus irmãos Sebanias, Hodias, Quelita, Pelaías, Hanã, 11 Mica, Reobe, Hasabias, 12 Zacur, Serebias, Sebanias, 13 Hodias, Bani [e] Beninu.
14 Os cabeças do povo: Parós, Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani, 15 Buni, Asgade, Bebai, 16 Adonias, Bigvai, Adim, 17 Ater, Ezequias, Azur, 18 Hodias, Hasum, Bezai, 19 Harife, Anatote, Nebai, 20 Magpias, Mesulão, Hezir, 21 Mesezabel, Zadoque, Jadua, 22 Pelatias, Hanã, Anaías, 23 Oséias, Hananias, Hassube, 24 Haloés, Pilha, Sobeque, 25 Reum, Hasabná, Maaséias, 26 e Aijá, Hanã, Anã, 27 Maluque, Harim, Baaná.
28 Quanto ao restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os netineus e todo aquele que se separou dos povos das terras para a lei do [verdadeiro] Deus, suas esposas, seus filhos e suas filhas, todo aquele que tinha conhecimento [e] entendimento, 29 estavam aderindo a seus irmãos, seus majestosos, e entrando na [possibilidade duma] maldição e num juramento, para andar na lei do [verdadeiro] Deus, dada pela mão de Moisés, servo do [verdadeiro] Deus, e para guardar e praticar todos os mandamentos de Jeová, nosso Senhor, e suas decisões judiciais e seus regulamentos; 30 e para não darmos as nossas filhas aos povos da terra e para não tomarmos as suas filhas para os nossos filhos.
31 Quanto aos povos da terra, que nos traziam mercadorias e toda espécie de cereais no dia de sábado para vender, não tomaríamos deles nada no sábado nem num dia santo, e abriríamos mão do sétimo ano e da dívida de toda mão.
32 Também, impusemo-nos mandamentos, de cada um de nós dar anualmente o terço de um siclo para o serviço da casa de nosso Deus, 33 para o pão de pilha, e para a contínua oferta de cereais, e para a contínua oferta queimada dos sábados, das luas novas, para as festas designadas, e para as coisas sagradas, e para as ofertas pelo pecado, a fim de fazer expiação por Israel e toda a obra da casa de nosso Deus.
34 Também lançamos sortes sobre o suprimento de lenha que os sacerdotes, os levitas e o povo deviam trazer à casa de nosso Deus, segundo a casa de nossos antepassados, nos tempos marcados, de ano em ano, para ser queimada sobre o altar de Jeová, nosso Deus, de acordo com o que está escrito na lei; 35 e para trazer os primeiros frutos maduros de nosso solo e os primeiros frutos maduros de todos os frutos de toda sorte de árvore, de ano em ano, à casa de Jeová; 36 e os primogênitos de nossos filhos e de nossos animais domésticos, de acordo com o que está escrito na lei, e os primogênitos de nossas manadas e de nossos rebanhos, para [os] trazer à casa de nosso Deus, aos sacerdotes que ministravam na casa de nosso Deus. 37 Também as primícias da nossa massa de farinha, e as nossas contribuições, e os frutos de toda sorte de árvore, vinho novo e azeite devíamos trazer aos sacerdotes, aos refeitórios da casa de nosso Deus, também o décimo [proveniente] de nosso solo, aos levitas, visto que eles, os levitas, são os que recebem um décimo em todas as nossas cidades agrícolas.
38 E o sacerdote, o filho de Arão, tem de mostrar estar com os levitas quando os levitas receberem o décimo; e os próprios levitas devem oferecer um décimo do décimo à casa de nosso Deus, aos refeitórios da casa dos suprimentos. 39 Pois é aos refeitórios que os filhos de Israel e os filhos dos levitas devem levar a contribuição dos cereais, do vinho novo e do azeite, e é ali que estão os utensílios do santuário, e os sacerdotes que ministram, e os porteiros, e os cantores; e não devemos negligenciar a casa de nosso Deus.
11 Ora, os príncipes do povo tinham a sua morada em Jerusalém; mas, quanto ao restante do povo, lançaram sortes para trazer para dentro um em cada dez, para morar em Jerusalém, a cidade santa, e as outras nove partes nas outras cidades. 2 Além disso, o povo abençoou todos os homens que se ofereceram voluntariamente para morar em Jerusalém.
3 E estes são os cabeças do distrito jurisdicional que moravam em Jerusalém; mas nas cidades de Judá morava cada um na sua própria propriedade, nas suas cidades, Israel, os sacerdotes e os levitas, e os netineus, e os filhos dos servos de Salomão.
4 Também, em Jerusalém moravam alguns dos filhos de Judá e alguns dos filhos de Benjamim. Dos filhos de Judá havia Ataías, filho de Uzias, filho de Zacarias, filho de Amarias, filho de Sefatias, filho de Malalel, dos filhos de Peres; 5 e Maaséias, filho de Baruque, filho de Colozé, filho de Hazaías, filho de Adaías, filho de Joiaribe, filho de Zacarias, filho do selanita. 6 Todos os filhos de Peres que moravam em Jerusalém eram quatrocentos e sessenta e oito, homens capazes.
7 E estes foram os filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Joede, filho de Pedaías, filho de Colaías, filho de Maaséias, filho de Itiel, filho de Jesaías; 8 e depois dele Gabai [e] Salai, novecentos e vinte e oito; 9 e Joel, filho de Zicri, superintendente deles, e Judá, filho de Hassenua, [que estava] sobre a cidade como segundo.
10 Dos sacerdotes: Jedaías, filho de Joiaribe, Jaquim, 11 Seraías, filho de Hilquias, filho de Mesulão, filho de Zadoque, filho de Meraiote, filho de Aitube, líder da casa do [verdadeiro] Deus; 12 e seus irmãos, os que faziam a obra da casa, oitocentos e vinte e dois; e Adaías, filho de Jeroão, filho de Pelalias, filho de Anzi, filho de Zacarias, filho de Pasur, filho de Malquijá, 13 e seus irmãos, cabeças de casas paternas, duzentos e quarenta e dois, e Amassai, filho de Azarel, filho de Azai, filho de Mesilemote, filho de Imer, 14 e seus irmãos, homens poderosos de valor, cento e vinte e oito, e sobre eles havia um superintendente, Zabdiel, filho dos grandes.
15 E dos levitas: Semaías, filho de Hassube, filho de Azricão, filho de Hasabias, filho de Buni, 16 e Sabetai, e Jozabade, dos cabeças dos levitas, sobre os negócios externos da casa do [verdadeiro] Deus; 17 e o próprio Matanias, filho de Micá, filho de Zabdi, filho de Asafe, dirigente do [canto de] louvor, fazia os elogios na oração, e Bacbuquias foi o segundo dos seus irmãos, e Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum. 18 Todos os levitas na cidade santa foram duzentos e oitenta e quatro.
19 E os porteiros foram Acube, Talmom e seus irmãos, que montavam guarda nos portões, cento e setenta e dois.
20 E o restante de Israel, dos sacerdotes [e] dos levitas, estava em todas as outras cidades de Judá, cada um na sua própria propriedade hereditária. 21 E os netineus moravam em Ofel; e Ziá e Gispa estavam sobre os netineus.
22 E o superintendente dos levitas em Jerusalém foi Uzi, filho de Bani, filho de Hasabias, filho de Matanias, filho de Mica, dos filhos de Asafe, os cantores, no que se referia à obra da casa do [verdadeiro] Deus. 23 Pois havia um mandamento do rei a favor deles e havia uma provisão fixa para os cantores, conforme cada dia exigia. 24 E Petaías, filho de Mesezabel, dos filhos de Zerá, filho de Judá, estava ao lado do rei para todo assunto do povo.
25 E no que se referia aos seus povoados nos campos, havia alguns dos filhos de Judá morando em Quiriate-Arba e nas suas aldeias dependentes, e em Díbon e nas suas aldeias dependentes, e em Jecabzeel e nos seus povoados, 26 e em Jesua, e em Moladá, e em Bete-Pelete, 27 e em Hazar-Sual, e em Berseba e nas suas aldeias dependentes, 28 e em Ziclague, e em Meconá e nas suas aldeias dependentes, 29 e em En-Rimom, e em Zorá, e em Jarmute, 30 Zanoa, Adulão e seus povoados, Laquis e seus campos, Azeca e suas aldeias dependentes. E passaram a acampar-se desde Berseba até o vale de Hinom.
31 E os filhos de Benjamim eram de Geba, Micmás e Aija, e Betel e suas aldeias dependentes, 32 Anatote, Nobe, Ananias, 33 Hazor, Ramá, Gitaim, 34 Hadide, Zeboim, Nebalate, 35 Lode e Ono, o vale dos artífices. 36 E dos levitas havia turmas de Judá para Benjamim.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.