Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

08:37

Você pode conservar seus dentes!

SABIA que mesmo sem ter cáries você pode perder seus dentes? “Tive de extrair dentes perfeitamente bons”, disse um dentista que tinha 35 anos de experiência. ‘Mas, por quê?’ talvez pergunte.
A doença peridental (das gengivas) é a maior causa da perda de dentes nos adultos. Segundo The Journal of Preventive Dentistry, “é uma das doenças mais comuns conhecidas à humanidade. Afeta a nove entre 10 adultos de mais de 50 anos, e cerca de 75% dos na faixa de 35 a 50 anos”. Mesmo as criancinhas podem apresentar sinais precoces da doença. A menos que ela seja tratada, destrói toda a estrutura que sustenta os dentes. Portanto, se deseja conservar seus dentes, deve preocupar-se não só com as cáries, mas também com a doença das gengivas.
Mas, mesmo assim, muitas pessoas não se dão conta de que têm doença das gengivas. Na fase inicial, em geral não há dor. Como pode saber se você a tem?
Como Reconhecer os Sintomas
A forma mais comum da doença das gengivas é uma inflamação das gengivas (conhecida por gengivite). Qualquer vermelhidão incomum dos tecidos das gengivas indica uma inflamação. Naturalmente, o sangramento espontâneo sob pressão, ou “escova de dentes que fica avermelhada” é sinal óbvio de inflamação das gengivas.
A “piorréia” (ou periodontite) é uma forma mais adiantada de doença das gengivas, que afeta o maxilar e as gengivas. É geralmente reconhecida pelo pus que sai em volta dos dentes ao se espremer as gengivas. Entretanto a saída de pus é o resultado final do processo de uma doença crônica, não a própria doença. Geralmente, há mau hálito e gosto ruim na boca, e as gengivas ficam muito moles e flácidas. O recuo das gengivas, afastando-se dos dentes, é outro sintoma. A excessiva mudança de posição dos dentes indica que a doença afetou estruturas mais profundas. A migração dos dentes ou o afastamento deles pode também ser observada em algumas áreas, causando espaços entre os dentes ou o desalinhamento.
‘Qual a causa da doença das gengivas?’ talvez se pergunte.
A Formação de Placa — Um Fator Importante
A placa é uma camada pegajosa de bactérias, junto com restos de alimentos parcialmente digeridos, que se forma continuamente nos dentes. Pode causar muito dano.
Quando você come, a placa usa o açúcar do alimento para produzir ácidos. Esses ácidos e outras substâncias irritantes podem causar inflamação das gengivas e torná-las sensíveis e mais suscetíveis a sangramento. Se a placa for deixada nos seus dentes, ela pode levar a problemas ainda mais sérios.
Os depósitos de sais de cálcio de sua saliva fazem com que a placa endureça, engrosse e fique bem aderida aos dentes. Nesse ponto é chamado de cálculo (ou tártaro). Ao se acumular o cálculo, a sua superfície é áspera e faz com que as gengivas se desprendam aos poucos dos dentes. Isso deixa cavidades em volta dos dentes que ficam cheias de bactérias, de restos de alimentos e de pus. Com o tempo, a estrutura óssea pode também ser afetada. Em alguns casos, parece que derrete e os dentes começam a se soltar. O que acontece pode ser comparado a um mourão de cerca que é balançado para frente e para trás no chão — torna-se cada vez mais bambo. A menos que se faça alguma coisa para controlar a doença, logo se perderão os dentes afetados.
Há algo que se possa fazer para prevenir a doença das gengivas?
Prevenção
O melhor meio de prevenir a doença das gengivas é conservar os dentes relativamente livres de placa. De que modo?
“Reduza o açúcar para ajudar a limitar a formação de placa e a irritação resultante. Evite merendas açucaradas e doces que se apegam a seus dentes”, recomenda a Associação Americana de Odontologia.
Além disso, retire a placa escovando os dentes cabalmente pelo menos duas vezes por dia, de preferência após cada refeição. E limpe entre os dentes diariamente com fio dental. Visto que a placa se forma cada dia, é importante retirá-la antes que endureça e forme cálculo.
Exames regulares dos dentes podem também ser de ajuda. Seu dentista pode observar se há quaisquer mudanças nos tecidos das gengivas e no osso em volta de seus dentes. Ele pode dizer-lhe quão bem consegue conservar seus dentes livres de placa e talvez lhe diga como poderá usar sua escova de dentes com mais eficácia.
Embora o máximo que esteja fazendo para conservar seus dentes livres de placa possa ajudar a prevenir a doença das gengivas, há diversas outras causas que explicam por que algumas pessoas são mais suscetíveis à doença do que outras.
Por Que Algumas Pessoas São Mais Suscetíveis
Certas doenças, como a anemia e o diabetes, afetam as gengivas e as estruturas ósseas da boca e assim podem fazer com que algumas pessoas sejam mais suscetíveis a essa doença. O equilíbrio hormonal dentro do organismo da pessoa também contribui, segundo se crê, para uma condição de peridentite.
A nutrição apropriada é também um fator, visto que o alimento que a pessoa come influi em seu organismo de modo geral, inclusive nas gengivas e nos ossos que sustentam os dentes. Uma dieta carente das vitaminas e dos minerais essenciais pode tornar a pessoa mais suscetível à doença.
Há também diversos fatores locais que podem causar irritação das gengivas e dar margem à formação de cavidades em volta dos dentes. Estes incluem: obturações que não permitem contato apropriado com os dentes adjacentes; obturações salientes, isto é, as em que o material da obturação se estende abaixo do tecido da gengiva, causando irritação; perda de um dente, e dentes que não causam contato equilibrado ao se fechar a boca.
Também, uma dieta mole pode ser um fator no desenvolvimento da doença das gengivas, porque a base para resistência à doença é a vigorosa circulação do sangue nos tecidos. A escova de dentes pode ajudar a compensar a falta de estímulo em razão de uma dieta macia, mas só se ela for usada vigorosa e corretamente.
Tem-se escrito muita coisa sobre a relação existente entre o fumo, também o uso de noz de bétele, e a doença peridental. Falando-se de modo geral, há maior incidência da doença peridental entre os que usam esses produtos, especialmente quando conjugados com a má higiene bucal.
Talvez você esteja entre os milhões de pessoas que já estão com a doença peridental. Pode ser que então se pergunte . . .
Que se Pode Fazer?
Muitos acham que ‘tudo o que realmente se precisa fazer é escovar bem os dentes’. Entretanto, se já está com a doença, deve procurar orientação de um dentista. Por quê?
Todo caso de doença peridental que não está muito adiantada requer que se tire cabalmente o tártaro dos dentes e que se faça uma limpeza plena deles. Isto envolve retirar os cálculos e os depósitos de placas de toda superfície dos dentes acima e abaixo da linha das gengivas. Os cálculos são muito difíceis de serem retirados por apenas escovar os dentes.
Além do mais, se tem partes altas, isto é, se seus dentes não fazem um contato por igual quando cerra os dentes, seu dentista talvez tenha de ajustar o modo como seus dentes se cerram. Isso impedirá a deslocação de seus dentes e a formação de cavidades. Também, a colocação de quaisquer dentes que faltam ajuda a impedir que os demais dentes saiam de sua posição.
Um programa cabal de tratamento inclui a substituição de obturações mal feitas. Por quê? Bem, isto ajuda a restaurar o contato adequado entre os dentes e impede a inclusão de alimentos. Habilita-o também a conservar os dentes limpos com mais facilidade.
Desenvolveram-se técnicas cirúrgicas para tratar e até mesmo deter alguns casos bem adiantados de doença das gengivas. Há alguns anos, o tratamento consistia em eliminar o sinal básico da piorréia, o fluxo de pus. Hoje, porém, os especialistas no tratamento da peridentite pensam em termos de realizar a estabilização dos dentes, o religamento dos tecidos das gengivas ao dente e a regeneração de algum osso perdido, regeneração esta que se pode fazer talvez em apenas poucos casos.
Mas, seja lembrado, o tratamento nem sempre é eficaz em casos muito adiantados. A extração dos dentes atacados e a colocação de dentadura é às vezes uma alternativa necessária.
Faça a Sua Parte
“A menos que coopere, é melhor que poupe seu dinheiro”, disse um dentista. Sim, para que qualquer tratamento surta efeito, você precisa fazer a sua parte.
Precisa tornar-se competente em fazer a limpeza de seus dentes, não simplesmente escovando-os. A placa de bactérias pode ser eliminada da superfície dos dentes por meio do uso cabal e vigoroso da escova, fio dental e ajuda ou estimulador periodontal. Naturalmente, precisará boa auto-disciplina para pôr em prática esses métodos.
Portanto, que dizer de você? Tem dentes e tecidos sadios que os sustentam? Em caso afirmativo, cuide deles!
A doença das gengivas atingiu proporções epidêmicas em todas as partes da terra. Entretanto, a habilidade dos odontólogos de deter alguns aspectos dessa doença melhorou grandemente. Também melhoraram os métodos de tratamento e de controle dela depois de se ter desenvolvido. A perda dos dentes em idade avançada não é forçosamente inevitável. No caso de muitas pessoas, a doença das gengivas pode ser controlada e pode-se conservar os dentes sadios por meio de tratamento clínico apropriado, de cuidado consciencioso tomado no lar e de hábitos sadios de nutrição.
Seja lembrado que você é a pessoa que tem a máxima responsabilidade de cuidar de seus dentes. Portanto, cuide de seus dentes — se espera conservá-los!
[Nota(s) de rodapé]
“Peridental” é definido como “em volta de um dente”. A doença peridental é um processo de enfermidade que afeta os tecidos em volta de um dente.
[Foto na página 11]
Curso da doença peridental.

2 Comentaram (Comente também):

  1. achei muito interessante, aprendi a ter mais cuidado com a saude bucal.

    ResponderExcluir
  2. Eu to com as gengivas flácidas na parte superior, então resolve ir ao dentista ela já veio falando eu opera eu to apavorada, porque opera? porque minha gengiva ta flácida? se alguem pduer responder meu e-mail: principezalyly@yahoo.com.br agradeçoa tencipadamente.
    beijos.

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.