Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Declaração de um Padre sobre a trindade

Apesar de alguns tentarem achar passagens nas Escrituras para apoiar a doutrina da Trindade, o padre dominicano Marie-Émile Boismard escreveu o seguinte em seu livro À l’aube du christianisme - La naissance des dogmes (Na Aurora do Cristianismo — o Nascimento dos Dogmas):
“A declaração de que há três pessoas em um só Deus . . . não pode ser encontrada em lugar nenhum do Novo Testamento.”.
O "dogma da santíssima trindade" proclamada pelos "pentecostais", não é ensino bíblico, o que os torna em falsos profetas, os anti-Cristos advertidos por João:
"Criancinhas, é a última hora, e, assim como ouvistes que vem o anticristo, já está havendo agora muitos anticristos; sendo que deste facto obtemos o conhecimento de que é a última hora.
" Saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos;". - 1 João 2:18-19

Mais um pouco de Como a Cristandade se tornou trinitária.

A respeito dessa situação, certo historiador moderno escreve:
"Dois grupos de teólogos tinham tão ampla influência que, praticamente, dividiram o Cristianismo em dois campos, que foram rivais teológicos e políticos durante dois séculos [e mais!]
Estes eram o grupo `ortodoxo' liderado por Atanásio, um arquidiácono da igreja em Alexandria, e os arianos, assim chamados por causa de Ário, um diácono da mesma igreja. . . .
Os atanasianos eram doutrinalmente trinitários; os arianos eram unitários.
" O Ocidente latino, com sua sede em Roma, era quase que inteiramente atanasiano, ao passo que a parte helenista ou grecizada do Império Romano era principalmente ariana, tendo sua sede por fim em Constantinopla.
Em que criam os arianos ?
Sustentavam "a doutrina de que Cristo, o Filho, é subordinado a Deus, o Pai, e de substância diferente, porque Cristo foi criado por Deus e, assim, veio a existir depois de Deus".
E, em que criam os trinitários ?
Sua doutrina é definida hoje como "a tríplice personalidade do Ser Divino", em que `Deus, o Pai, Deus, o Filho, e Deus, o Espírito Santo', segundo afirmam, são da mesma substância, coiguais, e igualmente incriados e omnipotentes.
Assim, como Sumo Pontífice, isso é, Principal Regente Religioso, convocou o primeiro Concílio Ecumênico em Nicéia, em 325 E.C.
Embora ainda não tivesse sido baptizado como cristão, presidiu este concílio ao qual compareceram uns 318 bispos; junto com seus ajudantes, a reunião deve ter alcançado entre 1.500 e 2.000 pessoas.
Por cerca de dois meses, os trinitários e os arianos discutiram, os trinitários amiúde recorrendo a táticas extremamente intolerantes.
Constantino, observando que os trinitários constituíam a maioria, decidiu-se em seu favor.
Ele "esmagou a oposição entre os bispos e exigiu a assinatura de todos os presentes, sob pena de banimento.
Apenas dois bispos da Líbia se recusaram; junto com Ário e os sacerdotes que permaneceram fiéis a ele, foram exilados para Ilírica", território correspondente à Iugoslávia ocidental hodierna. Os escritos de Ário foram tomados, queimados, e, sob pena de morte, todos foram avisados a não possuir nenhum deles.
Mas, o triunfo de Atanásio e de seus trinitários durou pouco. Constantino, tendo decidido em favor dos trinitários, mais provavelmente por razões políticas, estava igualmente pronto a mudar quando o clima político parecia alterar-se.
E assim ocorreu quando Constantino, apenas alguns anos depois, mudou sua capital para Bizâncio, e construiu a cidade que leva seu nome, Constantinopla. Ali o arianismo era forte, os bispos desta área só tendo assinado por medo a declaração de Nicéia.
Por aqui se pode observar que o mito da trindade não é ensino bíblico, mas um mito criado por Constantino, imperador de Roma, o mito da "santíssima trindade" não é ensino de Cristo, e, os "pentecostais", uma cisão da igreja-católica apóstata.
Os apóstolos, seguidores de Jesus não tinham esse ensino.
"Haverá connosco benignidade imerecida, misericórdia [e] paz da parte de Deus, o Pai, e da parte de Jesus Cristo, o Filho do Pai, com verdade e amor." - 2 João 1:3
«O mandamento é este, como ouvistes desde [o] princípio: que deveis prosseguir andando nele.
"Pois, muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o anticristo.» - 2 João 1:6-7

Verifique em: Mateus 26:39; João 14:28; 1 Coríntios 15:27, 28; Colossenses 1:15, 16

Compartilhe com seus amigos

1 Comentaram (Comente também):

  1. òtimo irmão continuemos a declar as verdades a respeito de Jeová e cristo e a mostrar a realidade

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.