Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Testemunho Cabal (1:10-15)

Uma comissão de amplo alcance
10 O Fundador do cristianismo, Jesus Cristo, dedicou-se à pregação das boas novas do Reino de Deus; sua vida girava em torno disso. Em certa ocasião, ele explicou: “Tenho de declarar as boas novas do reino de Deus . . . , porque fui enviado para isso.” (Luc. 4:43) Jesus sabia que estava dando início a uma obra que ele não teria condições de terminar sozinho. Pouco antes de morrer, ele predisse que a mensagem do Reino seria pregada “em todas as nações”. (Mar. 13:10) Mas como isso seria feito, e por quem?
11 Depois de sua morte e ressurreição, Jesus apareceu a seus discípulos e lhes deu esta comissão importante: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.” (Mat. 28:19, 20) As palavras “estou convosco” indicavam que os seguidores de Jesus teriam seu apoio ao realizarem a obra de pregar e fazer discípulos. Eles precisariam desse apoio, pois Jesus havia predito que eles seriam “pessoas odiadas por todas as nações”. (Mat. 24:9) Os discípulos também podiam contar com outra ajuda. Pouco antes de ascender ao céu, Jesus disse-lhes que eles seriam fortalecidos pelo espírito santo para serem suas testemunhas “até à parte mais distante da terra”. — Atos 1:8.
12 Surgem agora algumas perguntas importantes: Os apóstolos de Jesus e os outros discípulos do primeiro século levaram a sério sua comissão? Esse grupo relativamente pequeno de homens e mulheres cristãos deu testemunho cabal sobre o Reino de Deus, mesmo em face de perseguição feroz? Eles realmente tiveram apoio celestial e ajuda do espírito santo de Jeová ao realizar a obra de fazer discípulos? Essas e outras perguntas similares são respondidas no livro bíblico de Atos. É vital saber as respostas. Por quê? Conforme prometido por Jesus, a obra que ele comissionou continuaria “até à terminação do sistema de coisas”. Assim, essa comissão se estende a todos os cristãos verdadeiros, incluindo a nós que vivemos neste tempo do fim. Por isso, temos profundo interesse no registro histórico encontrado no livro de Atos.
Visão geral do livro de Atos
13 Quem escreveu o livro de Atos? O livro não identifica o escritor, mas suas palavras iniciais deixam claro que foi a mesma pessoa que escreveu o Evangelho de Lucas. (Luc. 1:1-4; Atos 1:1, 2) Assim, desde os tempos antigos, Lucas, “médico amado” e historiador cuidadoso, é considerado o escritor do livro de Atos. (Col. 4:14) O livro abrange um período de aproximadamente 28 anos, desde a ascensão de Jesus em 33 EC até por volta de 61 EC, pouco antes de Paulo ser solto da prisão em Roma. O fato de Lucas incluir-se em algumas partes de sua narrativa sugere que ele estava presente em muitos dos acontecimentos que descreve. (Atos 16:8-10; 20:5; 27:1) É provável que Lucas, um pesquisador meticuloso, tenha obtido informações diretamente de Paulo, Barnabé, Filipe e outros mencionados no registro.
14 Qual é o conteúdo do livro de Atos? Alguns anos antes, em seu Evangelho, Lucas relatou o que Jesus disse e fez. Mas, no livro de Atos, ele registrou o que os seguidores de Jesus disseram e fizeram. Portanto, Atos é um livro sobre pessoas que realizaram um trabalho extraordinário, embora muitas delas fossem vistas como ‘indoutas e comuns’. (Atos 4:13) Resumindo, o registro inspirado conta-nos como a congregação cristã foi formada e de que forma se desenvolveu. O livro de Atos mostra como os cristãos do primeiro século pregavam — seus métodos e sua atitude. (Atos 4:31; 5:42) Descreve como o espírito santo ajudou na divulgação das boas novas. (Atos 8:29, 39, 40; 13:1-3; 16:6; 18:24, 25) O livro dá continuidade ao tema da Bíblia, que envolve o Reino de Deus sob Cristo, e mostra que a divulgação da mensagem do Reino foi bem-sucedida, mesmo em face de oposição feroz. — Atos 8:12; 19:8; 28:30, 31.
15 Realmente, analisar o livro de Atos é emocionante e fortalece a fé. Meditar no exemplo de coragem e zelo dos primeiros seguidores de Cristo tocará nosso coração. Seremos motivados a imitar a fé dos nossos irmãos do primeiro século. Estaremos mais bem equipados para cumprir nossa comissão de ‘ir e fazer discípulos’. O livro que você está lendo agora tem por objetivo ajudá-lo a fazer um estudo cuidadoso do livro de Atos.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.