Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Testemunho Cabal 2:8-15 (semana 11/04)

“Até à parte mais distante da terra” (Atos 1:6-12)
8 No monte das Oliveiras, os apóstolos reuniram-se com Jesus pela última vez na Terra. Com grande expectativa, perguntaram-lhe: “Senhor, é neste tempo que restabeleces o reino a Israel?” (Atos 1:6) Nessa pergunta, os apóstolos demonstraram que tinham duas idéias incorretas. Primeiro, eles achavam que o Reino de Deus seria restaurado ao Israel carnal. Segundo, eles esperavam que o prometido Reino começasse seu domínio imediatamente, ‘naquele tempo’. Como Jesus os ajudou a corrigir o modo como pensavam?
9 Jesus sem dúvida sabia que a primeira idéia seria logo corrigida. Na realidade, seus seguidores testemunhariam o nascimento de uma nova nação, o Israel espiritual, apenas dez dias mais tarde. Em breve, Deus deixaria de ter tratos com o Israel carnal. Quanto à segunda idéia, Jesus bondosamente lhes lembrou: “Não vos cabe obter conhecimento dos tempos ou das épocas que o Pai tem colocado sob a sua própria jurisdição.” (Atos 1:7) Jeová é o Grande Cronometrista. Antes de morrer, o próprio Jesus disse que, naquela época, nem mesmo o Filho sabia ‘o dia e a hora’ em que o fim viria, mas “unicamente o Pai”. (Mat. 24:36) Hoje, do mesmo modo, quando cristãos se preocupam demais com a data do fim deste sistema de coisas, eles estão, na verdade, preocupando-se com algo que não lhes “cabe”.
10 Mesmo assim, devemos tomar cuidado para não ter um conceito negativo dos apóstolos de Jesus, que eram homens de muita fé. Humildemente, eles aceitaram a correção que receberam de Jesus. Além disso, embora a pergunta deles se originasse de idéias incorretas, ela também revelava uma boa atitude. Jesus havia aconselhado seus seguidores repetidas vezes: “Mantende-vos vigilantes.” (Mat. 24:42; 25:13; 26:41) Eles estavam espiritualmente alertas, bem atentos a evidências de que Jeová agiria em breve. Precisamos cultivar essa mesma atitude hoje. Na verdade, estes “últimos dias” decisivos tornam ainda mais urgente que façamos isso. — 2 Tim. 3:1-5.
11 Jesus lembrou aos apóstolos qual deveria ser a principal preocupação deles. Ele disse: “Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra.” (Atos 1:8) A ressurreição de Jesus seria proclamada primeiro em Jerusalém, onde as pessoas o tinham entregado à morte. Dali, a mensagem seria espalhada por toda a Judéia, Samaria e então mais além.
12 Apropriadamente, foi só depois de repetir a promessa de enviar o espírito santo para ajudar seus seguidores que Jesus falou a respeito da comissão de pregar. Essa é uma das mais de 40 vezes que a expressão “espírito santo” ocorre no livro de Atos. Vez após vez, esse livro emocionante deixa claro que não podemos fazer a vontade de Jeová sem a ajuda do espírito santo. Como é importante, então, orarmos regularmente, pedindo esse espírito! (Luc. 11:13) Hoje precisamos dele mais do que nunca.
13 O significado do que constitui ‘a parte mais distante da terra’ mudou desde aqueles dias. Mesmo assim, conforme vimos no capítulo anterior, as Testemunhas de Jeová aceitaram de coração a comissão de pregar, pois sabem que Deus deseja que todo tipo de pessoa ouça as boas novas de Seu Reino. (1 Tim. 2:3, 4) Você está empenhado nessa obra que salva vidas? Não há obra mais gratificante e satisfatória do que essa. Jeová lhe dará a força necessária para realizá-la. O livro de Atos lhe mostrará que métodos usar e que atitude desenvolver para ser bem-sucedido.
14 Como mencionado no início deste capítulo, Jesus subiu ao céu e desapareceu. Apesar disso, os 11 apóstolos continuaram parados, olhando para cima. Por fim, dois anjos apareceram e, com brandura, repreenderam os apóstolos: “Homens da Galiléia, por que estais parados aí olhando para o céu? Este Jesus, que dentre vós foi acolhido em cima, no céu, virá assim da mesma maneira em que o observastes ir para o céu.” (Atos 1:11) Será que os anjos queriam dizer que Jesus retornaria no mesmo corpo, conforme alguns religiosos ensinam? Não. Como sabemos disso?
15 Os anjos disseram que Jesus voltaria “da mesma maneira”, não na mesma forma. De que maneira Jesus partiu? Quando os anjos falaram, não era mais possível vê-lo. Apenas os apóstolos perceberam que Jesus havia deixado a Terra e estava indo para o céu. Jesus voltaria de maneira similar. E assim aconteceu. Hoje, somente os que têm discernimento espiritual percebem que Jesus está presente com poder régio. (Luc. 17:20) Precisamos discernir as evidências da presença de Cristo e falar sobre elas a outras pessoas para que também vejam a urgência dos tempos em que vivemos.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.