Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Salmos 26-33


http://www.watchtower.org/t/biblia/ps/chapter_026.htm (Boa leitura)


Julga-me, ó Jeová, porque eu mesmo tenho andado na minha própria integridade e tenho confiado em Jeová, para não vacilar (Salmos 26:1)


Atingir a madureza também envolve fazer esforços para manter a integridade. Conforme diz o Salmo 26:1, Davi declarou: "Julga-me, ó Jeová, porque eu mesmo tenho andado na minha própria integridade." Integridade é retidão moral, inteireza. No entanto, não significa perfeição. O próprio Davi cometeu diversos pecados sérios. Mas, por aceitar a repreensão e corrigir seu modo de agir, ele demonstrou que seu coração ainda mantinha o genuíno amor a Jeová Deus. (Salmo 26:2, 3, 6, 8, 11) A integridade envolve inteireza ou totalidade da devoção de coração. Davi disse ao seu filho Salomão: "Conhece o Deus de teu pai e serve-o de pleno coração." - 1 Crônicas 28:9.



"A tua benevolência está diante dos meus olhos", prosseguiu Davi, "e tenho andado na tua verdade". (Salmo 26:3)


Davi conhecia bem os atos de benevolência de Deus e meditava neles com apreço. "Bendize a Jeová, ó minha alma", cantou ele, "e não te esqueças de todos os seus atos". Recordando um dos "atos" de Deus, Davi continuou: "Jeová está executando atos de justiça e decisões judiciais para todos os que estão sendo defraudados. Fez saber os seus caminhos a Moisés, suas ações até mesmo aos filhos de Israel." (Salmo 103:2, 6, 7) Talvez Davi tivesse em mente os maus-tratos que os israelitas sofreram às mãos dos egípcios nos dias de Moisés. Nesse caso, refletir sobre como Jeová tornou conhecidos a Moisés os seus caminhos, pelo modo como libertou seu povo, com certeza tocou o coração de Davi e reforçou sua determinação de andar na verdade de Deus.


Não me sentei com homens de inveracidade; E não entro com os que ocultam o que são(Salmos 26:4)


Por exemplo, veja o tipo de desonestidade descrito neste versículo bíblico: "Não me sentei com homens de inveracidade; e não entro com os que ocultam o que são." (Salmo 26:4) O que se quer dizer com "os que ocultam o que são"? Algumas traduções da Bíblia usam a palavra "hipócritas". Como observa uma obra de referência, essa expressão pode aplicar-se "àqueles que escondem dos outros seus objetivos e planos, ou que escondem seu verdadeiro caráter e suas reais intenções". Como se pratica essa forma de desonestidade pela internet? E que perigos isso representa para os que procuram um relacionamento romântico?


Lobos em pele de ovelha


Um pai, chamado Michael, ficou assustado ao descobrir num seminário que uma grande proporção de crianças desobedece às regras dos pais quanto a visitar sites perigosos na internet. "O que me deixou ainda mais preocupado", disse ele, "foi constatar o fato chocante de que os pedófilos podem usar a internet para atrair alguns menores a atividades sexuais degradantes". Quando os jovens usam a internet para conhecer outras pessoas, podem estar correndo um perigo bem maior do que imaginam.


Caso meu próprio pai e minha própria mãe me abandonassem, O próprio Jeová me acolheria.(Salmos 27:10)


Os jovens que não recebem orientação espiritual dos pais podem derivar forças do Salmo 27:10, que diz: "Caso meu próprio pai e minha própria mãe me abandonassem, o próprio Jeová me acolheria." Como é que Jeová, o Pai de ternas misericórdias, ajuda os jovens? As congregações das Testemunhas de Jeová têm sido um refúgio em que muitos encontraram afeto e respostas para suas perguntas. Josías, um jovem que comprovou isso, comenta: "A organização de Jeová desempenha um papel vital. Eu achava que não valia a pena viver. Vivia sem objetivo, sem esperança. Saber que eu não estava abandonado mudou totalmente a minha vida. Encontrei nos irmãos da congregação a família que eu havia perdido. Os anciãos e as famílias na congregação são como uma âncora em sentido emocional."


Espera em Jeová; sê corajoso e fortifique-se teu coração. Sim, espera em Jeová.(Salmos 27:14)


As Escrituras contêm muitas ordens expressas para se ter coragem, e elas mostram também como obtê-la. (Sal 31:24) A associação com co-adoradores pode ser de grande ajuda. (At 28:15) No Salmo 27:14, Davi, ele mesmo homem de coragem, disse: "Sê corajoso e fortifique-se o teu coração." Nos versículos precedentes do Salmo 27, ele revela o que o ajudou a ser corajoso: Estribar-se em Jeová como "o baluarte" da sua vida (v. 1 ), experiências anteriores de como Jeová lidou com os adversários dele (vv. 2, 3 ), apreço pelo templo de adoração de Jeová (v. 4 ), confiar na proteção de Jeová, e na sua ajuda e na libertação por ele (vv. 5-10 ), instrução contínua nos princípios dos caminhos justos de Deus (v. 11 ), e as qualidades de fé e esperança (vv. 13, 14 ).



À tua mão confio o meu espírito.Tu me remiste, ó Jeová, Deus da verdade (salmos 31:5)


Em vista da natureza impessoal da força de vida, ou espírito, encontrada na pessoa (como também na criação animal), é evidente que a declaração de Davi, no Salmo 31:5, citada por Jesus por ocasião da sua morte (Lu 23:46): "À tua mão confio o meu espírito", significava que pedia a Deus que guardasse a força de vida, ou cuidasse dela. (Veja At 7:59.) Não é necessário que haja uma transmissão real ou literal, de alguma força, desde este planeta para a presença celeste de Deus. Assim como se disse que o cheiro fragrante de sacrifícios de animais era 'cheirado' por Deus (Gên 8:20, 21), embora esse cheiro sem dúvida permanecesse dentro da atmosfera da terra, assim também, Deus podia "ajuntar a si", ou aceitar como confiado a ele, o espírito ou a força de vida em sentido figurado, quer dizer, sem uma transmissão literal de força vital desde a terra. (Jó 34:14; Lu 23:46) Confiar alguém assim seu espírito a Deus evidentemente significa, portanto, que deposita Nele a sua confiança, de receber no futuro o restabelecimento desta força de vida por meio da ressurreição. - Veja Núm 16:22; 27:16; Jó 12:10; Sal 104:29, 30.



Lições para nós:


26:4. É sensato evitar a companhia de pessoas que ocultam sua identidade em salas de bate-papo na internet; de colegas de escola ou de trabalho que fingem ser nossos amigos, mas que têm segundas intenções; de apóstatas que simulam ser sinceros e daqueles que levam uma vida dupla.


26:7, 12; 35:18; 40:9. Precisamos louvar a Jeová publicamente nas reuniões cristãs.


26:8; 27:4. Será que apreciamos muito assistir às reuniões cristãs?


26:11. Ao expressar a determinação de manter a integridade, Davi também fez um pedido de redenção. Nós podemos manter a integridade apesar da nossa imperfeição.


29:10; nota. Por assentar-se sobre o "dilúvio", ou "oceano celeste", Jeová indica que tem pleno controle sobre seu poder.


30:5. A qualidade predominante de Jeová é o amor e não a ira.


32:9. Jeová não quer que sejamos como um burro ou um jumento que obedece por causa de uma rédea ou de um chicote. Ele deseja que nós o obedeçamos por causa do entendimento que temos da sua vontade.


33:17-19. Nenhum sistema humano, não importa quão forte seja, poderá trazer salvação. Nossa confiança precisa estar em Jeová e no seu Reino.



2 Comentaram (Comente também):

  1. Dr Wellbert Strudzel1 de junho de 2011 às 17:45

    O Salmo 27:10, assegura aos irmãos que são "orfãos" na verdade, que Jeová por meio de sua grande familia nunca abandonará os que lhe são leqais, e isso tem ajudado muitos irmãos, incuive a mim!

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.