Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

08:50

Como posso parar de fumar?

PARAR de fumar é como aprender a andar de bicicleta: raramente a pessoa consegue da primeira vez que tenta. Assim, se você estiver decidido a parar, prepare-se para fazer várias tentativas até conseguir. Não encare recaídas como derrotas. Encare-as como um processo de aprendizado, um pequeno revés num projeto que pode ter um grande êxito. A seguir, algumas sugestões que deram certo para outras pessoas. Talvez funcionem para você também.


Prepare-se mentalmente para parar


■ Primeiro, você precisa se convencer de que vale a pena o esforço de parar. Faça uma lista das suas razões para querer parar, incluindo os benefícios. Depois de parar, recapitule essa lista para fortalecer sua decisão. O desejo de agradar a Deus é o maior motivo para deixar de fumar. A Bíblia diz que temos de amar a Deus com toda a mente, todo o coração, toda a alma e toda a força. Não podemos fazer isso se estivermos viciados em tabaco. - Marcos 12:30.


■ Analise seus hábitos de fumar para descobrir quando e por que você fuma. Talvez ajude se você anotar quando e onde fuma cada cigarro num dia típico. Isso o ajudará a prever situações que talvez o tentem a fumar depois que parar.


Escolha uma data para parar


■ Escolha uma data para deixar de fumar e marque-a no calendário. É melhor escolher um dia em que você não estará sob muita pressão externa. Quando o dia chegar, pare de vez, abrupta e totalmente.


■ Antes da data de parar, livre-se de cinzeiros, fósforos e isqueiros. Lave todas as roupas que têm cheiro de fumaça de cigarro.


■ Peça a ajuda de colegas de trabalho, amigos e parentes para incentivá-lo nos seus esforços de parar. Não tenha receio de pedir a outros que não fumem na sua presença.


■ Planeje atividades para o dia de parar. Poderá ir a algum lugar onde é proibido fumar, como um museu ou teatro. Poderá também se exercitar: nadar, andar de bicicleta ou dar uma longa caminhada.


Como lidar com a síndrome de abstinência


Se você é um fumante inveterado, provavelmente passará por uma síndrome de abstinência, que começa algumas horas depois de você fumar o último cigarro. Entre os sintomas estão irritabilidade, impaciência, hostilidade, ansiedade, depressão, insônia, agitação, aumento do apetite e anseio por cigarro. Talvez seu médico possa lhe prescrever remédios para aliviar os sintomas.


■ Durante as primeiras semanas difíceis, coma alimentos com baixo teor calórico e beba muita água. Alguns descobriram que mastigar vegetais crus, como cenoura e aipo, é de ajuda. Se você se exercitar, evitará ganhar peso e aliviará os nervos.


■ Evite lugares e situações em que você se sentirá tentado a fumar.


■ Lute contra raciocínios errados que poderiam tentá-lo a fumar. Estas são algumas idéias comuns durante o período em que se sentem sintomas de abstinência: 'Vou fumar hoje para me ajudar a enfrentar essa crise.' 'Fumar é meu único vício!' 'O fumo não deve ser tão ruim assim; alguns fumantes inveterados vivem mais de 90 anos.' 'Eu vou acabar morrendo de qualquer maneira.' 'A vida não tem graça sem cigarro.'


■ Se você estiver quase desistindo, adie. Se esperar só uns 10 minutos, a ânsia aguda talvez passe. Às vezes, a idéia de nunca mais fumar pode parecer terrível. Se você se sentir assim, concentre-se em parar só por hoje.


■ Se deseja servir a Deus, ore a ele em busca de ajuda. Nosso Criador amoroso pode dar "ajuda no tempo certo" para aqueles que se esforçam a harmonizar a vida com a vontade Dele. (Hebreus 4:16) Mas não espere um milagre. Você precisa agir em harmonia com suas orações.


Continue sendo um ex-fumante


■ Os primeiros três meses são os mais difíceis, mas mesmo depois disso procure evitar, se possível, ficar na companhia de fumantes e em situações que possam tentá-lo a fumar.


■ Não se engane achando que pode fumar de vez em quando, mesmo que tenha parado há um ano ou mais.


■ Resista à tentação de fumar "só um cigarro". Esse pode levar a outros e logo você terá jogado fora todo o esforço que fez para parar de fumar. Mas se você acabar fraquejando e fumando, não há motivo para fumar mais um cigarro. Se teve uma recaída, pare de novo.


Milhões de fumantes conseguiram parar. Com determinação e persistência, você também pode parar de fumar!

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.