Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Salmos 60 a 68

Clic aqui para ler Salmos 60 a 68


62:11. Deus não precisa depender de nenhuma fonte externa de energia. Ele é a própria fonte de energia. 'A força pertence a ele.'


63:3. A "benevolência" de Deus "é melhor do que a vida", porque sem ela a vida não tem significado nem objetivo. É sábio cultivarmos a amizade com Jeová.


63:6. O período da noite - calmo e sem distração - pode ser uma ocasião excelente para meditar.


64:2-4. A tagarelice prejudicial pode manchar o bom nome de uma pessoa inocente. Não devemos dar ouvidos nem espalhar tal tipo de conversa.



3 Fizeste teu povo ver dureza. Fizeste-nos beber vinho, atordoando-nos (60:3)




Os Salmos indicam que os israelitas sofreram reveses e grandes dificuldades antes da derrota dos edomitas no Vale do Sal. (Sal 60:cab., 1, 3, 9) Isto sugere que os edomitas invadiram Judá enquanto a nação estava guerreando no norte com as forças de Arã-Naaraim e Arã-Zobá



8 Moabe é minha panela de lavagem. Sobre Edom lançarei a minha sandália. Sobre a Filístia bradarei em triunfo (60:8)


Com a expressão "sobre Edom lançarei a minha sandália" (Sal 60:8; 108:9) Jeová talvez quisesse dizer que Edom passaria a estar em sujeição. Isso possivelmente se refira ao costume de indicar a tomada de posse dum terreno por se lançar a sandália nele. Ou talvez indicasse desprezo para com Edom, visto que Moabe é chamado de "minha panela de lavagem" no mesmo texto. Atualmente, no Oriente Médio, jogar a sandália é um gesto de desprezo.



2 Desde a extremidade da terra clamarei, sim, a ti, quando meu coração se debilitar. Que tu me guies a uma rocha mais alta do que eu (61:2)


Nunca desista de orar, mesmo quando suas orações parecem ser em vão. Davi suplicou: "Ouve deveras, ó Deus, meu clamor suplicante. . . quando meu coração se debilitar. Que tu me guies a uma rocha mais alta do que eu." (Salmo 61:1, 2) Como Deus nos guia a uma confiança íntima que parece inacessível por nossas próprias forças? Eileen, que tem lutado contra a depressão já por muitos anos, responde: "Jeová não me deixou desistir. Isto me dá a esperança de que, se eu continuar tentando, ele continuará me ajudando. Conhecer a verdade da Bíblia tem, literalmente, me mantido viva. Por diversos meios - a oração, o ministério, as reuniões, as publicações, a família e os amigos - Jeová me tem dado força para continuar lutando."



8 Por isso vou entoar melodias ao teu nome para todo o sempre, A fim de pagar meus votos dia após dia (61:8)


Quando nos dedicamos a Jeová, votamos espontaneamente fazer a sua vontade. Renunciamos aos nossos interesses e fizemos do serviço a Jeová nosso objetivo primário na vida. (Luc. 9:23) De modo que nós também precisamos pagar nosso voto dia após dia. (Ecl. 5:4-6) A declaração pública que fizemos por ocasião do batismo em água tem de se refletir em todo o nosso modo de vida, já que sabemos que "com a boca se faz declaração pública para a salvação". (Rom. 10:10) Isto inclui pregar as boas novas. (Heb. 13:15) As circunstâncias de cada pessoa variam muito, mas dia após dia todos nós podemos nos concentrar na importância de falar as boas novas a outros.


63 Ó Deus, tu és o meu Deus, continuo à tua procura. Minha alma está sedenta de ti (63:1 a)



Davi fala de seu anelo por seu Deus. Ele compara seu desejo de associação com seu Deus com o anseio por água num ermo seco. Lemos: "Ó Deus, tu és o meu Deus, continuo à tua procura. Minha alma está sedenta de ti. Minha carne enfraqueceu de anseio por ti numa terra árida e esgotada, onde não há água." (Sal. 63:1) Por que procurava Davi o seu Deus? Ele queria o favor, a orientação e a proteção de Jeová. Tão forte era o desejo de Davi de ajuda e refrigério de Jeová, que mencionou que este anseio o estava consumindo, enfraquecendo-o.


3 Porque a tua benevolência é melhor do que a vida, Gabar-te-ão os meus próprios lábios (63:3)


Davi estava dizendo que preferia perder a vida a perder o favor de Jeová. Tudo o que Davi poderia possuir ou usufruir no futuro eterno dependia de Deus. Davi sabia também dos muitos casos em que Jeová lhe havia demonstrado compaixão e apoio leal. Tudo isso evidenciava a benevolência de Deus. Portanto, para Davi, a benevolência era mais importante do que a presente vida temporal, como homem.


6 Quando me lembro de ti no meu leito [de repouso], Medito em ti durante as vigílias da noite (63:4)


Pelo visto, cada vigília abrangia um terço do tempo entre o pôr-do-sol e a alvorada, ou cerca de quatro horas cada uma, dependendo da época do ano. A primeira vigília se estendia assim das 18 às 22 horas. A "vigília média da noite" começava por volta das 22 horas e se estendia até cerca das 2 horas da madrugada. A terceira vigília era chamada de "vigília da madrugada", que se estendia de cerca das 2 horas da madrugada até o nascer do sol. Foi durante esta vigília da madrugada que Jeová fez com que os exércitos egípcios


10 Serão entregues ao poder da espada; Tornar-se-ão mera porção para as raposas (63:10)


Muitos julgam que o Salmo 63:10 se refere ao chacal, quando se mencionam raposas como obtendo sua porção dos que foram mortos. A tradução "raposas", contudo, não é imprópria quando se considera que as raposas também se alimentam de carne em putrefação.


2 Que tu me escondas da palestra confidencial dos malfeitores, Do tumulto dos que praticam o que é prejudicial (64:2)



Ainda outro motivo para não espalhar tagarelice prejudicial é que ela pode ser assassina. Sim, pode ser mortífera, destruindo a boa reputação de uma pessoa inocente. Algumas línguas são 'espadas afiadas', e palavras amargas são como flechas atiradas de emboscada contra os inculpes. Davi orou: "Que tu [Jeová] me escondas da palestra confidencial dos malfeitores, do tumulto dos que praticam o que é prejudicial, que afiaram a sua língua como uma espada, que apontaram as suas flechas, a fala amarga, para atirar de esconderijos sobre alguém inculpe." (Salmo 64:2-4) Gostaria de ser responsável por dizer tais coisas vis a respeito de seu próximo ao ponto de ele se sentir compelido a orar a Deus pedindo alívio, como fez o salmista? Gostaria de ser culpado do que equivale a assassinato?


10 Encharcam-se os seus sulcos, nivelam-se os seus torrões; Tu a amoleces com chuvas copiosas; abençoas os seus próprios renovos (65:10)



9 A beleza e a opulência desse jardim global do Éden está além da imaginação. Mas a Bíblia nos fornece uma descrição profética dele no Salmo 65, dirigido a Deus. Este salmo diz em parte: "Voltaste a tua atenção para a terra, para dar-lhe abundância; tu a enriqueces muitíssimo. A corrente da parte de Deus está cheia de água. Preparas seu cereal, pois é assim que preparas a terra." Não haverá então secas, mas, sim, "chuvas copiosas"! (Salmo 65:1, 9-13) Haverá uma abundância de alimentos para todos os habitantes da terra.


10 Pois tu nos examinaste, ó Deus; Tu nos refinaste assim como se refina a prata (66:10)


Talvez ainda tenhamos de passar "através de fogo e através de água" no meio da mais severa aflição mundial ainda à frente. Mas o restante ungido do Israel espiritual tem esta grandiosa garantia da parte de Jeová Deus: "E agora, assim disse Jeová, teu Criador, ó Jacó, e teu Formador, ó Israel: 'Não tenhas medo, porque eu te resgatei. Eu te chamei pelo teu nome. Tu és meu. Se passares pelas águas, vou estar contigo; e pelos rios, eles não passarão por cima de ti. Se andares através do fogo, não ficarás chamuscado, nem te crestará a própria chama.


8 A própria terra tremeu, Também o próprio céu gotejou por causa de Deus;


Este Sinai [tremeu] por causa de Deus, o Deus de Israel


Este abalo de todo o monte foi algo inesquecível. É também interessante notar que este abalo do monte Sinai ocorreu nove meses antes de os israelitas terem terminado de fazer a tenda sagrada de reunião, o tabernáculo. Depois disso, a inauguração deste santo tabernáculo se deu no primeiro dia do primeiro mês lunar (nisã) do ano seguinte, 15l2 A. E .C. Assim, o tremor e abalo precedeu ao início da adoração de Jeová neste tabernáculo erigido no ermo de Sinai. - Êxodo 39:42 a 40:37.



0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.