Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque dos Salmos 110-118

Leitura dos Salmos 110-118
(110:1, 2) — O que o “Senhor [de Davi]”, Jesus Cristo, fazia enquanto estava sentado à direita de Deus?
Logo após a sua ressurreição, Jesus subiu ao céu e esperou à direita de Deus até 1914 para começar a reinar. Durante esse tempo, Jesus governava seus seguidores ungidos, liderando-os na obra de pregar e fazer discípulos e preparando-os para reinar com ele em seu Reino. — Mateus 24:14; 28:18-20; Lucas 22:28-30.

(Salmos 110:3)Teu povo se oferecerá voluntariamente no dia da tua força militar. Nos esplendores da santidade, da madre da alva, Tens a tua companhia de homens jovens assim como gotas de orvalho. . .A Bíblia fala de jovens adultos, adolescentes e crianças fiéis que deram um excelente exemplo em servir a Deus. Uma “companhia de homens jovens” tão reanimadora como gotas de orvalho foi predita no livro dos Salmos. Esse livro também fala de “jovens” e de “virgens” louvando o nome de Jeová.

(110:4) — A respeito de que Jeová ‘jurou sem deplorar’? Esse juramento é o pacto que Jeová fez com Jesus Cristo para que este servisse como Rei e Sumo Sacerdote. — Lucas

(Salmos 110:6)6 Executará julgamento entre as nações; Causará uma plenitude de corpos mortos. Ele há de despedaçar aquele que é cabeça sobre uma terra populosa. O calor da ira de Deus será expresso com tanta intensidade contra este sistema ímpio de coisas sob o controle de Satanás, que esse, a bem dizer, se liquidificará, perdendo a estabilidade e a coesão interna. Os “elementos”, o espírito circum-ambiente que cerca a terra e que motiva os habitantes da terra, em geral, perderão a calma e a equanimidade que antes possuíam. Esse espírito elementar, sob a indignação ardente do dia de Jeová, ficará incandescente e induzirá as pessoas a atos desenfreados de idéias confusas, à luta violenta e anárquica entre si mesmas, pela própria sobrevivência. Não mais manterá as pessoas unidas, como comunidade autônoma. Assim se dissolverão e derreterão os “elementos” simbólicos!

113:3 — De que forma o nome de Jeová deve ser louvado “desde o nascente do sol até o seu poente”? Isso envolve mais do que um grupo de pessoas adorando a Deus todos os dias. Desde o nascer do sol no leste até ele se pôr no oeste, seus raios iluminam o globo inteiro. Da mesma forma, Jeová deve ser louvado na Terra inteira. Não é possível conseguir isso sem um esforço organizado. Como Testemunhas de Jeová, prezamos o privilégio que temos de louvar a Deus e de participar zelosamente na obra de proclamação do Reino.

113:4-9. Jeová é tão elevado que até mesmo para “olhar para o céu” ele precisa ser condescendente, em outras palavras, precisa olhar para baixo. Apesar disso, ele se compadece do de condição humilde, do pobre e da mulher estéril. O Soberano Senhor Jeová é humilde e quer que seus adoradores também o sejam. — Tiago 4:6.

116:3 — O que são “as cordas da morte”?A morte parecia ter apertado o salmista tão fortemente com cordas que não podiam ser rompidas, que o escape era impossível. Cordas muito apertadas em torno dos membros causam fortes dores ou ânsias, e a versão Septuaginta grega verte a palavra hebraica para “cordas” por “ânsias”. Portanto, quando Jesus Cristo morreu, ele estava nas paralisantes garras ou ânsias da morte. Assim, quando Jeová ressuscitou Jesus, Ele ‘afrouxou as ânsias da morte’. — Atos 2:24.

116:15 — Em que sentido é ‘preciosa aos olhos de Jeová a morte dos que lhe são leais’? Para Jeová, seus adoradores são tão preciosos que ele considera a morte deles como grupo valiosa demais para permitir que ocorra. Se Jeová deixasse isso acontecer, seria como se os inimigos fossem mais poderosos do que ele. Além disso, não haveria mais ninguém na Terra para estabelecer a base do novo mundo.

(Salmos 111:2)Grandes são os trabalhos de Jeová, Pesquisados por parte de todos os que se agradam deles Note a expressão “pesquisados por”. De acordo com certa obra de referência, o versículo pode se referir a humanos que fazem das obras de Deus “um alvo de sinceros e devotados estudos e meditações”. As criações de Jeová revelam um grande e maravilhoso objetivo. Ele posicionou o Sol, a Terra e a Lua nos lugares exatos, em relação um ao outro, para que houvesse calor, luz, noite e dia, estações e marés na Terra.

(Salmos 111:5) Tem dado alimento aos que o temem. Lembrar-se-á do seu pacto por tempo indefinido.Pelo visto, o salmista se referia ao pacto abraâmico. Jeová prometera abençoar o descendente de Abraão e disse que esse descendente ‘tomaria posse do portão dos seus inimigos’. (Gên. 22:17, 18; Sal. 105:8, 9) No cumprimento inicial dessas promessas, o descendente de Abraão se tornou a nação de Israel. Por muito tempo, seus membros eram escravos no Egito, mas “Deus lembrou-se do seu pacto com Abraão” e os libertou.

(Salmos 111:10)10 O temor de Jeová é o princípio da sabedoria.. . .O salutar temor a Deus nos ajuda a odiar o que é mau. Também nos ajuda a imitar as belas qualidades de Deus mencionadas, Meditar a respeito desse glorioso nome deve instilar em nós o temor a Deus.

(Salmos 112:2) 2 Sua descendência se tornará poderosa na terra. ד [Dálete] Quanto à geração dos retos, será ela abençoada. . .Note que o salmista primeiro menciona “homem” no singular e depois muda para o plural “retos” na última parte do versículo 2. Isso sugere que o Salmo 112 talvez se refira a um grupo, composto de muitas pessoas. Curiosamente, o apóstolo Paulo foi inspirado a aplicar o Salmo 112:9 em relação com os cristãos no primeiro século. (Leia 2 Coríntios 9:8, 9.) Que bela descrição esse salmo faz da felicidade ao alcance dos atuais seguidores de Cristo na Terra!

(Salmos 112:6)6 Pois em tempo algum será abalado. O justo mostrará ser para uma recordação por tempo indefinido. 7 Não terá medo, nem mesmo de más notícias. Seu coração é firme, feito confiante em JeováNunca antes na História houve tantas notícias ruins, tais como guerras, terrorismo, doenças novas e ressurgentes, crime, pobreza e poluição. Aqueles que Deus considera justos não estão imunes aos efeitos dessas más notícias, mas isso não os paralisa de medo. Em vez disso, com coração “firme” e “inabalável” encaram o futuro com confiança, sabendo que o novo mundo justo de Deus está próximo. Se forem vítimas de uma tragédia, eles terão melhores condições de lidar com a situação, pois confiam no apoio de Jeová. Deus jamais permite que os justos sejam ‘abalados’ — ele lhes dá ajuda e forças para perseverar. — Fil. 4:13.

(Salmos 112:10)10 O próprio iníquo [o] verá e certamente ficará vexado. Rangerá os próprios dentes e realmente se derreterá. . .Todos os que persistirem em se opor ao povo de Deus em breve ‘se derreterão’ na sua inveja e ódio. Seu desejo de ver o fim de nossa obra perecerá com eles na vindoura “grande tribulação”. — Mat. 24:21.

(Salmos 116:12)12 Que pagarei de volta a Jeová Por todos os benefícios que me fez?Que benefícios ele havia recebido? Jeová o sustentara num período de “aflição e pesar” e havia ‘socorrido sua alma da morte’. Agora, o salmista queria ‘pagar’ a Jeová de alguma maneira. O que poderia fazer? Ele disse: “Pagarei meus votos a Jeová.” (Sal. 116:3, 4, 8, 10-14) Ele decidiu manter todas as promessas solenes que fizera a Jeová e cumprir todas as suas obrigações para com Ele. Você pode fazer o mesmo. Como? Por sempre conduzir sua vida de um modo que se ajuste às leis e aos princípios de Deus.

(Salmos 117:1) Louvai a Jeová, todas as nações; Gabai-o, todos os clãs. . .Mas como podem todas as nações, povos e clãs fazer isso, a menos que lhes falemos sobre Jeová e lhes expliquemos por que ele deve ser louvado? Por conseguinte, a pregação sobre o reino dele por Cristo precisa ser feita. Este é o “ministério” designado ao restante dos herdeiros do Reino e à “grande multidão” de seus companheiros na obra. — Revelação 7:9-17

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.