Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Eclesiastes 7-12

Leitura da Bíblia: Eclesiastes 7-12

(Eclesiastes 7:2) 2 Melhor é ir à casa de luto, do que ir à casa de banquete, porque esse é o fim de toda a humanidade; e quem está vivo deve tomar [isso] ao coração.
A Bíblia não nos desincentiva a pensar na morte. Na realidade, Eclesiastes 7:2 nos diz: “Melhor é ir à casa de luto, do que ir à casa de banquete, porque esse é o fim de toda a humanidade.” Quando confrontados com a realidade da morte, talvez deixemos de lado as preocupações ou atividades rotineiras e encaremos a brevidade da vida. Isto pode ajudar-nos a levar uma vida mais significativa, em vez de simplesmente viver por viver ou desperdiçar a vida.

(Eclesiastes 7:8) . . .Melhor é aquele que é paciente do que o soberbo no espírito.
Não se pode desperceber que o espírito impaciente pode revelar uma atitude orgulhosa, o sentimento de a pessoa se achar importante demais para ficar esperando. Quem tiver tal atitude, deveria considerar as seguintes palavras da Bíblia: “Melhor é aquele que é paciente do que o soberbo no espírito.” (Eclesiastes 7:8) A altivez ou o orgulho é um grave defeito de personalidade, e o provérbio bíblico diz: “Todo o soberbo de coração é algo detestável para Jeová.” (Provérbios 16:5) Portanto, aprender a ser paciente — aprender a esperar — pode exigir que examinemos bem a nós mesmos e nosso relacionamento com os em volta de nós.

(Eclesiastes 7:16) 16 Não fiques justo demais, nem te mostres excessivamente sábio. Por que devias causar a ti mesmo a desolação? 
Você já excluiu pessoas da sua vida só porque elas não estavam à altura dos seus padrões? Ou já aconteceu de boas pessoas evitarem se aproximar de você porque seus padrões de amizade parecem ser elevados demais? A Bíblia nos adverte: “Não fiques justo demais, nem te mostres excessivamente sábio. Por que devias causar a ti mesmo a desolação?” (Eclesiastes 7:16) Uma forma de o perfeccionista causar “desolação” a si mesmo é por afastar aqueles que poderiam gostar da sua companhia se não fosse o perfeccionismo. “Não há quem goste de ficar perto de alguém que o faça se sentir inferior”, diz uma jovem chamada Amber, “e eu já vi perfeccionistas perderem bons amigos por causa de coisas bem insignificantes”.

Com estas palavras, o antigo congregante hebreu nos diz que Jeová Deus não somente quer que sua criação humana seja alegre e feliz, mas que Ele também fornece os meios para isso. No decorrer da história humana, um desejo comum das pessoas em toda a parte parece ter sido regalar-se e divertir-se.

(Eclesiastes 8:15) 15 E eu mesmo gabei a alegria, porque a humanidade não tem nada melhor debaixo do sol do que comer, e beber, e alegrar-se, e que isto os acompanhe no seu trabalho árduo pelos dias da sua vida, que o [verdadeiro] Deus lhes deu debaixo do sol. 
Vivemos hoje no meio duma sociedade hedonista, na qual as pessoas se preocupam com prazeres e diversões. Em sua maioria tornaram-se ‘amantes de si mesmas, . . . mais amantes de prazeres do que amantes de Deus’, conforme a Bíblia predisse. (2 Timóteo 3:1-4) Naturalmente, isto é uma crassa distorção do que Jeová Deus tencionou. Quando a busca de prazeres torna-se a própria finalidade ou quando satisfazer a vontade própria se torna o objetivo exclusivo, não há verdadeira satisfação, e ‘tudo se torna vaidade e um esforço para alcançar o vento’. (Eclesiastes 1:14; 2:11) Por causa disso, o mundo está cheio de pessoas solitárias e frustradas, o que, por sua vez, cria muitos dos problemas da sociedade humana. (Provérbios 18:1) As pessoas passam a suspeitar umas das outras e ficam divididas em sentido racial, étnico, social e econômico.

(Eclesiastes 9:7) 7 Vai, come o teu alimento com alegria e bebe o teu vinho com um bom coração, porque o [verdadeiro] Deus já achou prazer nos teus trabalhos. . .
Deveras, o homem ou a mulher que levam realmente uma vida plena e satisfatória estão ativos nas obras de que Deus se agrada. Isto requer que o levemos constantemente em consideração. Como este ponto de vista é diferente daquele da maioria das pessoas, que encaram a vida com base em raciocínios humanos!

Perguntas bíblicas respondidas:
7:19 — Como a sabedoria é mais forte que “dez homens em poder”? O número dez, quando usado na Bíblia em sentido figurado, significa inteireza. Salomão quer dizer que o poder de proteção da sabedoria é maior do que o de um grupo inteiro de soldados guardando uma cidade.
10:2 — O que significa o coração de alguém estar “à sua direita” ou “à sua esquerda”? Visto que a direita geralmente indica uma posição de favor, estar o coração de uma pessoa do lado direito significa que ele a motiva a fazer o bem. No entanto, se o coração induz a pessoa a seguir um caminho errado, diz-se que ele está do lado esquerdo.
10:15 — De que forma “o trabalho árduo dos estúpidos os fatiga”? Se a pessoa não tem bom senso, seu trabalho árduo não produz nada que realmente valha a pena, nem lhe dá satisfação. Tal esforço constante só serve para deixá-la exausta.
11:7, 8 — O que significa a declaração: “A luz também é doce, e é bom para os olhos verem o sol”? A luz e o sol dão prazer aos seres vivos. O que Salomão quer dizer é que é bom estarmos vivos, e que devemos ‘nos alegrar’ antes que os dias de escuridão, ou a velhice, tirem nossa energia e nosso vigor.
11:10 — Por que “a juventude e o primor da mocidade” são vaidade? São vaidade porque, se não forem usados da maneira correta, os dias de vigor juvenil acabam rapidamente, como a névoa.
Lições para nós:
7:6. O riso na hora errada é tão irritante e inútil como o crepitar de espinhos queimando sob uma panela. Fazemos bem em evitar esse tipo de riso.
7:21, 22. Não devemos nos preocupar demais com o que os outros dizem.
8:2, 3; 10:4. Quando somos criticados ou corrigidos por um supervisor ou por um patrão, é sensato manter a calma. Isso é melhor do que ‘se precipitar e sair de diante dele’, ou seja, se apressar em pedir demissão.
8:8; 9:5-10, 12. Podemos morrer tão inesperadamente como quando peixes são apanhados numa rede ou pássaros, numa armadilha. Além disso, nenhuma pessoa pode impedir que a força de vida a deixe na morte, nem receber dispensa da guerra que a morte trava com a humanidade. Por isso, não devemos gastar tempo à toa. Jeová quer que valorizemos a vida e que a aproveitemos de modo saudável. Para fazermos isso, precisamos colocar o serviço de Jeová em primeiro lugar na vida.
8:16, 17. Não é possível entender o pleno alcance de tudo o que Deus faz e permite acontecer entre os humanos, mesmo que percamos o sono por causa disso. A preocupação com todos os erros que têm sido cometidos só nos vai fazer perder a alegria.
9:16-18. A sabedoria deve ser valorizada mesmo quando em geral há falta de apreço por ela. Devem-se preferir as palavras calmas de um sábio aos brados de um tolo.
10:1. Devemos tomar cuidado com nossas palavras e ações. Apenas uma imprudência, como por exemplo um incidente de acesso de ira, de abuso do álcool ou de conduta sexual impura, já é suficiente para arruinar a boa reputação de uma pessoa respeitada.
10:5-11. Uma pessoa incompetente que ocupa um cargo importante não deve ser invejada. A incompetência em realizar mesmo uma tarefa simples pode ter conseqüências ruins. Em vez disso, é vantajoso desenvolver a habilidade de ‘usar a sabedoria para bom êxito’. É muito importante que nos tornemos competentes na obra de pregação do Reino e de fazer discípulos.
11:1, 2. Devemos praticar a generosidade de todo o coração, pois generosidade gera generosidade. — Lucas 6:38.
11:3-6. As incertezas da vida não nos devem deixar indecisos.
11:9; 12:1-7. Os jovens são responsáveis perante Jeová. Portanto, devem usar seu tempo e energia no serviço a Deus antes que a velhice lhes tire o vigor.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.