Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

11:28

Leitura da Bíblia: Ezequiel 32-34

Leitura da Bíblia: Ezequiel 32-34

 

(Ezequiel 32:7-8) . . .“‘E quando fores extinguido, cobrirei [os] céus e enegrecerei as suas estrelas. Quanto ao sol, cobri-lo-ei com nuvens, e [a] própria lua não dará a sua luz. 8 Todos os luzeiros de luz nos céus — eu os enegrecerei por tua causa e vou pôr escuridão sobre a tua terra’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová. Quando Faraó e seus exércitos caíram, o céu literal não enegreceu. No entanto, o futuro do Egito tornou-se muito sombrio. Como diz o perito bíblico C. F. Keil, “o escurecimento decorrente [da queda de Faraó] é uma representação figurativa de circunstâncias totalmente sem esperança”. Liquidado para sempre como potência mundial independente, o Egito foi dominado por uma potência mundial após outra. Hoje, a maior parte do território da antiga potência mundial faraônica é governada por uma nação árabe. Mas Keil viu um significado adicional na profecia de Ezequiel. Ele escreveu: “A derrubada desta potência mundial [o Egito] é um prenúncio e um prelúdio da derrubada de todas as potências mundiais ímpias no dia do último julgamento.

 

(Ezequiel 32:21) . . .“‘Os principais homens dos poderosos falarão do meio do Seol até mesmo a ele, com os seus ajudantes. Eles certamente descerão; terão de deitar-se como os incircuncisos, mortos à espada. Como sabemos os iníquos descerão no Seol, no sentido de que morrerão. Descer vivo, ou falar do Seol, da entender a certeza desse cumprimento, obviamente ninguém que esta no Seol (Sepultura da Humanidade) tem consciência de algo. Ecl. 9:5, 10: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada . . . Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol,* o lugar para onde vais.” (Se não estão cônscios de nada, é óbvio que não sentem dor.) (*“Seol”, “Xeol” ou “Cheol”, IBB, BJ, BMD; “a sepultura”, Al, So; “inferno”, Dy; “região dos mortos”, MC.)

 

(Ezequiel 33:20) . . .“E vós dissestes: ‘O caminho de Jeová não é acertado.’ Será segundo o caminho de cada um de vós que vos julgarei, ó casa de Israel. . .Jeová passou então a esclarecer o acerto de seu caminho nos tratos com seu povo no tempo da execução do julgamento, acrescentando:

 “Quando o justo recuar da sua justiça e realmente fizer injustiça, então terá de morrer por tais atos. E quando o iníquo recuar da sua iniquidade e realmente praticar o juízo e a justiça, será por causa deles que ele mesmo continuará vivendo.” — Ezequiel 33:18, 19.

Se a chegada do dia de julgamento achar que alguém anteriormente iníquo se arrependeu e se voltou para fazer o que é direito aos olhos de Jeová, e que continuou neste proceder, ele não sofrerá a execução, em recompensa de se arrepender, regenerar e aderir à justiça. Jeová disse que ele não tem prazer na morte do iníquo em execução. Deleita-se no arrependimento e na regeneração dos iníquos, porque isto significa que Ele pode poupá-los e deixá-los viver em justiça, para o louvor de Jeová. Quando Jeová pune ou recompensa alguém segundo o que ele é no dia da execução do julgamento, segundo as normas divinas do que é certo e do que é errado, não há desacerto nisso, ou há? Portanto, na vindoura “grande tribulação”, não podemos esperar que valha para nós o nosso proceder passado, se tiver sido apenas justo aos nossos próprios olhos.

 

(Ezequiel 33:6) . . .“‘E no que se refere ao vigia, se ele vir a espada chegar e realmente não tocar a buzina, e o povo não receber nenhum aviso, e a espada vier e lhes tirar a alma, terá de ser tirada pelo seu próprio erro, mas o seu sangue exigirei de volta da mão do próprio vigia. . .A atual classe de Jeremias e seus companheiros cooperativos não têm nenhum desejo de se tornarem deste modo culpados de derramar sangue. Mas, esta possibilidade existe para eles. Se eles, por temerem os homens, se refreassem de avisar todos os povos sobre a “espada” do “dia de vingança” de Jeová e assim deixassem de cumprir com sua “missão”, tornar-se-iam merecedores da maldição dele. Isto significaria para eles não sobreviverem, por causa de sua negligência. A grande multidão também tem esta incumbência, vamos negligenciar o ministério campo e ficar assim correndo risco de sermos executados no dia da ira de Jeová?

 

(Ezequiel 34:23) . . .E vou suscitar sobre elas um só pastor e ele terá de apascentá-las, sim, meu servo Davi. Ele mesmo as apascentará e ele mesmo se tornará seu pastor. Ezequiel, então livre outra vez para falar aos exilados, diz-lhes que são fúteis quaisquer pensamentos que tenham quanto a socorrer a Judá. Embora venham a Ezequiel para ouvir a palavra de Jeová, ele é para eles apenas como cantor de canções de amor, alguém que tem voz bonita e que toca bem um instrumento de cordas. Não prestam atenção. Todavia, quando isso suceder, saberão que havia no meio deles um profeta. Ezequiel repreende os falsos pastores que abandonaram o rebanho para apascentar a si mesmos. Jeová, o Pastor Perfeito, ajuntará as ovelhas dispersas e as trará a um pasto opulento, nos montes de Israel. Ali suscitará sobre eles um só pastor, ‘o Seu servo Davi’.

 

Turvará: v.t. Tornar turvo; perturbar, turbar. Alterar, transformar. Embaciar.

Sórdido:- abomináveis, desprezíveis, repugnantes.

 

Comentário do AbcTJ

 

Sobre Ezequiel 33:6, Podemos dizer que também atuamos como “vigia” e precisamos tocar a “buzina” de que o reino de Jeová destruirá e estabelecerá o paraíso na terra restaurada, mas obviamente o julgamento de Jeová levará em conta nossa limitação física, emocional e espiritual, por isso não podemos pré-julgar aqueles que aparentemente negligenciam a pregação, não sabemos os fatos envolvidos. Jeová sabe cuidar de cada assunto.

 

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.