Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques de Oséias 1-7


1:1  Por que Oséias menciona os quatro reis que governaram Judá durante seu ministério, mas apenas um governante de Israel? Isso é porque apenas os reis da dinastia de Davi eram reconhecidos como governantes legítimos do povo escolhido de Deus. Os reis do reino setentrional não eram da dinastia de Davi, como os de Judá.
1:2-9  Oséias realmente ‘tomou uma esposa de fornicação’? Sim, ele de fato se casou com uma mulher que mais tarde se tornou adúltera. Nada nas palavras do profeta indica que seu relato sobre sua vida doméstica era um sonho ou uma visão.
1:7  Quando se teve misericórdia com a casa de Judá e quando essa foi salva? Isso se cumpriu em 732 AEC, nos dias do Rei Ezequias. Naquela ocasião, Jeová acabou com a ameaça assíria contra Jerusalém fazendo com que um anjo executasse 185 mil soldados inimigos numa só noite. (2 Reis 19:34, 35) Desse modo, Jeová não livrou Judá por meio de ‘arco, espada, guerra, cavalos ou cavaleiros’, mas sim por um anjo.
1:10, 11  Visto que o reino setentrional de Israel caiu em 740 AEC, como os filhos de Israel foram “reunidos em união” com os filhos de Judá? Muitos do reino setentrional haviam ido a Judá antes de os habitantes dessa terra terem sido levados ao cativeiro em Babilônia, em 607 AEC. (2 Crônicas 11:13-17; 30:6-12, 18-20, 25) Quando os judeus exilados voltaram para sua terra de origem, em 537 AEC, entre esses havia descendentes dos do reino setentrional de Israel. — Esdras 2:70.
2:21-23  O que foi predito por estas palavras de Jeová: “Certamente . . . semearei [Jezreel] como semente para mim na terra, e vou ter misericórdia para com [ela]”?O nome do primogênito de Oséias e Gômer era Jezreel. (Oséias 1:2-4) O significado profético desse nome, “Deus semeará”, diz respeito ao ajuntamento de um restante fiel feito por Jeová em 537 AEC, e ao lançamento desse restante como semente em Judá. A terra que havia ficado 70 anos sem ser cultivada teria agora de produzir cereais, vinho doce e azeite. De modo poético, a profecia diz que essas coisas boas pediriam ao solo que liberasse seus nutrientes e o solo pediria chuvas ao céu. O céu, por sua vez, pediria a Deus que provesse nuvens de chuva. Tudo isso serviria ao objetivo de suprir abundantemente as necessidades do restante que retornaria à sua terra de origem. Os apóstolos Paulo e Pedro aplicaram Oséias 2:23 ao ajuntamento de um restante do Israel espiritual. — Romanos 9:25, 26; 1 Pedro 2:10.
Lições para nós:
1:2-9; 3:1, 2. Pense no sacrifício pessoal que Oséias fez por não acabar com um casamento em obediência à vontade divina! Quando se trata de fazer a vontade de Deus, até que ponto estamos dispostos a abrir mão de preferências pessoais?
1:6-9. Jeová odeia o adultério espiritual da mesma forma que odeia o adultério físico.
1:7, 10, 11; 2:14-23. O que Jeová predisse a respeito de Israel e de Judá se cumpriu. A palavra de Jeová nunca falha.
2:16, 19, 21-23; 3:1-4. Jeová está disposto a perdoar os sinceramente arrependidos. (Neemias 9:17) Como Jeová, devemos ser compassivos e misericordiosos nos nossos relacionamentos.
6:1-3  Quem é que dizia: “Vinde, e retornemos a Jeová”? Com essas palavras, os israelitas infiéis talvez estivessem incentivando uns aos outros a voltarem para Jeová. Se esse era o caso, estavam apenas fingindo arrependimento. A benevolência deles era breve e passageira como “as nuvens da madrugada e . . . o orvalho que logo desaparece”. (Oséias 6:4) É possível também que o autor dessas palavras tenha sido Oséias, apelando ao povo para que retornasse a Jeová. Seja como for, os rebeldes habitantes do reino de Israel, de dez tribos, tinham de demonstrar arrependimento sincero e realmente retornar a Jeová.
7:4  Em que sentido os israelitas adúlteros eram como um “forno aceso”? Essa analogia ilustra a intensidade dos maus desejos de seus corações.
Lições para nós:
4:1, 6. Se queremos permanecer no favor de Jeová, temos de continuar a adquirir conhecimento sobre ele e viver em harmonia com o que aprendemos.
4:9-13. Jeová exigirá um ajuste de contas dos que praticam a imoralidade sexual e a adoração impura. — Oséias 1:4.
5:1. Os que tomam a dianteira entre o povo de Deus devem evitar totalmente a apostasia. Senão, talvez induzam alguns a participar na adoração falsa, servindo assim de ‘armadilha e rede estendida’ para eles.
6:1-4; 7:14, 16. Arrepender-se apenas em palavras é hipocrisia e não tem nenhum valor. Para ganhar a misericórdia de Deus, o transgressor precisa se arrepender com sinceridade, comprovando isso por retornar a algo “mais elevado”, ou seja, a uma forma de adoração mais elevada. Suas ações devem se harmonizar com os elevados padrões de Deus. — Oséias 7:16, nota.
6:6. Praticar o pecado indica falta de amor leal a Deus. Não há quantidade de sacrifícios espirituais que compense essa deficiência.


0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.