Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Joel 1-3


Em visão, Joel viu a invasão da lagarta, do gafanhoto e da barata. Os invasores foram chamados de “povo numeroso e poderoso” e de “homens poderosos”. (Joel 1:4; 2:2-7) “Ai do dia”, suspirou Joel, “porque está próximo o dia de Jeová, e ele virá como assolação da parte do Todo-poderoso!”. (Joel 1:15) Jeová aconselhou os habitantes de Sião: “Retornai a mim de todo o vosso coração.” Se fizessem isso, Jeová se ‘compadeceria de seu povo’ e afastaria o “nortenho” — o ataque de insetos. Mas, antes que seu grande dia chegasse, Jeová ‘derramaria seu espírito sobre todo tipo de carne’ e ‘daria portentos nos céus e na terra’. — Joel 2:12, 18-20, 28-31.
As nações foram desafiadas: ‘Forjem espadas de suas relhas de arado e lanças de suas podadeiras’ e preparem-se para a guerra! Receberam a ordem de ‘subir à baixada de Jeosafá’, onde seriam julgadas e destruídas. ‘Mas, no que se referia a Judá, seria habitada por tempo indefinido.’ — Joel 3:10, 12, 20.
Perguntas bíblicas respondidas:
1:15; 2:1, 11, 31; 3:14  O que é “o dia de Jeová”? É o tempo para ele executar julgamento sobre seus inimigos, resultando na destruição deles e na salvação dos verdadeiros adoradores. Por exemplo, um dia como esse sobreveio à antiga Babilônia, em 539 AEC, quando foi conquistada pelos medos e persas. (Isaías 13:1, 6) Outro “dia de Jeová” se aproxima, quando ele executará seu julgamento contra “Babilônia, a Grande” — o império mundial da religião falsa. — Revelação (Apocalipse) 18:1-4, 21.
2:1-10, 28  Como se cumpre a profecia sobre a invasão dos insetos? Não existe na Bíblia nenhum registro de insetos invadirem a terra de Canaã em escala tão grande quanto a mencionada no livro de Joel. Portanto, parece que o ataque descrito por Joel era simbólico. Referia-se à ocasião em que, em 33 EC, Jeová derramou seu espírito sobre os primeiros seguidores de Cristo, e eles começaram a pregar a mensagem que incomodou muito os líderes religiosos falsos. (Atos 2:1, 14-21; 5:27-33) É um privilégio podermos participar hoje numa obra similar.
2:32  O que significa “invocar o nome de Jeová”? Invocar o nome de Deus significa conhecer esse nome, ter profundo respeito por ele e confiar na pessoa que tem esse nome. — Romanos 10:13, 14.
3:14  O que é a “baixada da decisão”? É um lugar simbólico para a execução do julgamento de Deus. Nos dias do rei judeu Jeosafá, cujo nome significa “Jeová É Juiz”, Deus salvou Judá das nações vizinhas por confundir suas forças militares. É por isso que o lugar é também chamado de “baixada de Jeosafá”. (Joel 3:2, 12) Em nossos dias, essa baixada representa o local simbólico onde as nações serão esmagadas como uvas num lagar. — Revelação 19:15.
Lições para nós:
1:13, 14. É essencial para a salvação a pessoa arrepender-se sinceramente e reconhecer a Jeová como o verdadeiro Deus.
2:12, 13. O verdadeiro arrependimento precisa ser sincero. Envolve ‘rasgar os corações’, ou seja, arrepender-se no íntimo, e não apenas ‘rasgar as vestes’, ou só dar aparência de arrependimento.
2:28-32. Apenas “aquele que invocar o nome de Jeová será salvo” no “grande e atemorizante dia de Jeová”. Somos muito gratos por Jeová derramar seu espírito sobre todo tipo de carne e permitir que jovens e idosos, homens e mulheres participem na obra de profetizar, ou seja, declarem “as coisas magníficas de Deus”! (Atos 2:11) Ao se aproximar o dia de Jeová, não devemos ser ricos em “atos santos de conduta e em ações de devoção piedosa”? — 2 Pedro 3:10-12.
3:4-8, 19. Joel profetizou que as nações vizinhas de Judá prestariam contas por maltratarem o povo escolhido de Deus. Em cumprimento fiel dessas palavras proféticas, a cidade continental de Tiro foi reduzida a ruínas por Nabucodonosor, rei de Babilônia. Mais tarde, quando a cidade-ilha caiu diante de Alexandre, o Grande, milhares de soldados e pessoas de destaque morreram, e 30 mil habitantes foram vendidos como escravos. Os filisteus receberam o mesmo tratamento por parte de Alexandre e seus sucessores. Por volta do quarto século AEC, Edom já estava desolada. (Malaquias 1:3) O cumprimento dessas profecias fortalece nossa fé em Jeová como o Cumpridor de suas promessas. Elas também mostram como Jeová vai lidar com as nações que hoje perseguem seus adoradores.
3:16-21. “Hão de tremer céu e terra”, e as nações sofrerão o julgamento desfavorável de Jeová. “Mas Jeová será refúgio para o seu povo”, dando-lhe vida em condições paradísicas. Não devemos estar firmemente decididos a permanecer achegados a Jeová à medida que se aproxima seu dia de executar o julgamento contra este mundo mau?

Nosso Comentário
A profecia de Revelação aponta para “o grande dia” do furor divino. Joel também profetiza a respeito desse tempo, mostrando que, quando o grande “dia de Jeová” vier sobre as nações, os que O invocarem para proteção e libertação ‘salvar-se-ão’. “Jeová será refúgio para o seu povo.” Mas complementando essa invocação temos que produzir frutos aceitaveis a Jeová, como assistência as reuniões, zelo no ministério de campo e estudo pessoal.

1 Comentaram (Comente também):

  1. ola gostaria que indica-se a fonte de materia no final das pesquisa da preparação das reuniaos, para maior esclarecimento ou informa aquem deseja, grata

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.