Para enviar uma Mensagem click na foto depois do Login. Será excluído, dependendo do seu perfil.

As Novidades do Site Oficial

Destaque da Bíblia: Malaquias 1-4.


Leitura da Bíblia: Malaquias 1-4.
O TEMPLO reconstruído em Jerusalém já estava pronto havia mais de 70 anos. Com o passar do tempo, porém, a espiritualidade dos judeus chegou a um nível muito baixo. Até os sacerdotes tinham se tornado corruptos. Quem os alertaria de sua real condição e tentaria reavivá-los espiritualmente? Jeová confiou essa tarefa ao profeta Malaquias.
Escrito por Malaquias em linguagem forte, o último livro das Escrituras Hebraicas contém profecias inspiradas por Deus. Prestar atenção à palavra profética de Malaquias pode ser de ajuda a fim de nos preparar para “o grande e atemorizante dia de Jeová”, quando o atual perverso sistema mundial chegará ao fim. — Malaquias 4:5.
Malaquias 2:2  Em que sentido Jeová ‘amaldiçoou as bênçãos’ dos sacerdotes rebeldes? Deus fez isso no sentido de que as bênçãos invocadas por tais sacerdotes se transformariam em maldição.
Malaquias 2:3  O que significava “espalhar esterco” na face dos sacerdotes? De acordo com a Lei, o esterco do animal sacrificado devia ser levado para fora do acampamento e queimado. (Levítico 16:27) Espalhar esterco na face dos sacerdotes significava que Jeová rejeitava os sacrifícios e que aqueles que os ofereciam eram desprezíveis para ele.
Malaquias 2:13  O altar de Jeová estava coberto das lágrimas de quem? Eram as lágrimas de esposas que iam ao santuário do templo expressar a Jeová sua angústia. Por que motivo? Seus maridos judeus haviam obtido um divórcio ilegítimo e as abandonado provavelmente para se casarem com mulheres estrangeiras mais jovens.
Malaquias 3:1-3  Quando “o verdadeiro Senhor” e “o mensageiro do pacto” vieram ao templo, e quem foi enviado na frente deles? Por meio de um representante, Jeová veio ao seu templo e o purificou em 10 de nisã de 33 EC. Foi na ocasião em que Jesus entrou no templo e expulsou os que comercializavam ali. (Marcos 11:15) Isso foi três anos e meio depois de Jesus ter sido ungido Rei-Designado. Da mesma forma, parece que três anos e meio depois de ter sido empossado como Rei no céu, Jesus acompanhou Jeová ao templo espiritual e viu que o povo de Deus precisava de uma purificação. No primeiro século, João Batista fora enviado na frente a fim de preparar os judeus para a vinda de Jesus Cristo. Nos tempos modernos, um mensageiro foi enviado com antecedência a fim de preparar o caminho para a vinda de Jeová a seu templo espiritual. Já nos anos 1880, um grupo de estudantes da Bíblia começou a se empenhar numa obra de educação bíblica para restaurar muitas verdades básicas da Bíblia em benefício de pessoas sinceras.
Malaquias 3:10  Será que trazer “todas as décimas partes”, ou o dízimo, significa dar tudo o que temos a Jeová? A Lei mosaica foi abolida à base da morte de Jesus, de modo que o dízimo monetário não é um requisito. Mas o dízimo tem um significado simbólico. (Efésios 2:15) Não quer dizer dar tudo o que temos. Ao passo que se dava a décima parte de ano em ano, nós damos tudo o que temos a Jeová apenas uma vez — quando nos dedicamos a ele e simbolizamos nossa dedicação pelo batismo em água. Daquele momento em diante, tudo o que temos é de Jeová. Ainda assim, ele permite que escolhamos uma parte do que temos — um dízimo simbólico — para usar no seu serviço. Tudo isso de acordo com as nossas circunstâncias e com o que nosso coração nos motiva a fazer. As ofertas que damos a Jeová incluem o tempo, a energia e os recursos usados na obra de pregação do Reino e de fazer discípulos. Inclui também assistir às reuniões cristãs, visitar irmãos doentes e idosos e apoiar financeiramente a adoração verdadeira.
Malaquias 4:3  Em que sentido os adoradores de Jeová vão “pisotear os iníquos”? O povo de Deus na Terra não vai literalmente “pisotear os iníquos”, isto é, participar na execução do julgamento divino contra eles. Em vez disso, essa expressão parece indicar que, de modo simbólico, os servos terrestres de Jeová participarão de todo o coração na celebração de vitória que se seguirá ao fim do mundo de Satanás. — Salmo 145:20; Revelação (Apocalipse) 20:1-3.
Malaquias 4:4  Por que devemos ‘nos lembrar da lei de Moisés’? Embora os cristãos não precisem cumprir a Lei, ela serve como “sombra das boas coisas vindouras”. (Hebreus 10:1) Assim, prestar atenção à Lei mosaica pode nos ajudar a ver como as coisas escritas nela se cumpriram. (Lucas 24:44, 45) Além disso, a Lei contém “representações típicas das coisas nos céus”. Estudá-la é essencial para podermos entender a conduta e os ensinamentos cristãos. — Hebreus 9:23.
Malaquias 4:5, 6  A quem “Elias, o profeta” representa? Foi predito que “Elias” faria um trabalho de restauração: preparar o coração das pessoas. No primeiro século EC, Jesus Cristo identificou João Batista como “Elias”. (Mateus 11:12-14; Marcos 9:11-13) Seu correspondente moderno é enviado “antes de chegar o grande e atemorizante dia de Jeová”. Elias hoje não é outro senão o “escravo fiel e discreto”. (Mateus 24:45) Essa classe de cristãos ungidos tem feito um diligente trabalho de restauração espiritual.
Lições para nós:
Malaquias 1:10. Jeová não se agradava das ofertas dos sacerdotes gananciosos, que cobravam uma taxa mesmo para serviços simples, como fechar portas e acender o fogo do altar. Como é importante que nossos atos de adoração, incluindo o que fazemos no ministério cristão, sejam motivados pelo amor abnegado a Deus e ao próximo, nunca para obter vantagem financeira! — Mateus 22:37-39; 2 Coríntios 11:7.
Malaquias 1:14; 2:17. Jeová não tolera a hipocrisia.
Malaquias 2:7-9. Os que têm o privilégio de instruir na congregação devem se certificar de que seu ensino se harmonize com a Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas, e com as publicações bíblicas do “mordomo fiel”. — Lucas 12:42; Tiago 3:11.
Malaquias 2:10, 11. Jeová espera que seus adoradores levem a sério o conselho de se casar “somente no Senhor”. — 1 Coríntios 7:39.
Malaquias 2:15, 16. Os verdadeiros adoradores devem honrar o pacto de casamento que fizeram com a esposa de sua juventude.
Malaquias 3:10. Não dar a Jeová o nosso melhor nos priva de suas bênçãos.
Malaquias 3:14, 15. Por causa do mau exemplo dos sacerdotes, os judeus passaram a encarar o serviço a Deus como de pouco valor. Os que estão em posição de responsabilidade na congregação cristã devem ser exemplares. — 1 Pedro 5:1-3.
Malaquias 3:16. Jeová mantém um registro daqueles que o temem e são fiéis. Ele se lembra deles e vai preservá-los ao acabar com o perverso mundo de Satanás. Sendo assim, que nunca deixemos enfraquecer nossa determinação de manter a integridade a Deus. — Jó 27:5.
Malaquias 4:1. No dia de prestação de contas a Jeová, tanto o “galho” como a “raiz” terão o mesmo fim — os filhos pequenos receberão o mesmo julgamento de seus pais. Como é grande a responsabilidade dos pais sobre seus filhos menores! Os pais cristãos devem se esforçar muito para buscar a aprovação de Deus e manter uma boa posição perante ele. — 1 Coríntios 7:14.

*** w07 15/12 p. 26 Destaques do livro de Malaquias ***
Faça uma visita ao Único Site Oficial das  Testemunhas de Jeová :

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...