Para enviar uma Mensagem click na foto depois do Login. Será excluído, dependendo do seu perfil.

As Novidades do Site Oficial

Como lidar com a tristeza



“Ultimamente ando mal-humorada e muito exigente comigo mesma”, diz Laura, de 16 anos. “Não sinto alegria de viver. Choro até cair no sono.” Assim como Laura, muitos jovens se sentem vencidos pelas pressões da vida. E você? Cobranças dos pais, amigos e professores; mudanças físicas e emocionais da puberdade; ou sentimentos de que é um fracasso por causa de pequenas falhas — essas coisas podem fazer você se sentir muito infeliz.
Alguns jovens até mesmo recorrem à automutilação para aliviar a angústia.* Se você é vítima desse problema, tente descobrir o motivo. Por exemplo, em geral a automutilação é uma maneira de lidar com algum tipo de estresse. Existe alguma situação — talvez ligada à família ou aos amigos — que o esteja estressando?
Uma das melhores maneiras de lidar com sentimentos angustiantes é falar com um dos pais ou com uma pessoa madura da congregação cristã que seja alguém “nascido para quando há aflição”. (Provérbios 17:17) Liliana, de 16 anos, abriu-se com algumas irmãs adultas da congregação. “Por serem mais velhas do que eu, elas dão conselhos sábios”, diz Liliana. “Elas se tornaram minhas amigas.”* Dana, de 15 anos, diz que passou a sentir certo alívio quando aumentou sua participação no ministério. Ela diz: “Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. Na verdade, foi a época mais feliz da minha vida!”
No entanto, o mais importante é não negligenciar as orações se estiver triste e deprimido. O salmista Davi, que passou por muitas dificuldades, escreveu: “Lança teu fardo sobre o próprio Jeová, e ele mesmo te susterá.” (Salmo 55:22) Jeová sabe do seu sofrimento. Mais do que isso, ‘ele tem cuidado de você’. (1 Pedro 5:7) Se o seu coração o condena, lembre-se de que ‘Deus é maior do que o seu coração e ele sabe todas as coisas’. (1 João 3:20) Ele compreende melhor do que você mesmo por que você está angustiado e pode aliviar sua carga emocional.
Se a tristeza persistir, pode ser que você tenha algum problema de saúde, como depressão.* Se esse for o caso, seria bom fazer um check-up. Ignorar a situação seria como aumentar o volume do rádio no carro para abafar um barulho no motor. É muito melhor se esforçar para corrigir o problema. Realmente, não há motivos para sentir vergonha da sua situação. Muitos jovens que sofrem de depressão e outros problemas relacionados estão recebendo ajuda médica.
Lembre-se de que as suas emoções são como fogo — quando controladas, são benéficas, mas quando estão fora de controle, são destrutivas. Faça o máximo para manter suas emoções sob controle. É verdade que algumas vezes você provavelmente vai dizer coisas das quais se arrependerá depois. Mas seja paciente. Com o tempo você aprenderá a controlar as suas emoções a fim de que suas emoções não controlem você.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...