Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques do livro de Gênesis 1-5

Leitura da Bíblia: Gênesis 1-5

Quando e Onde Foi Escrito. O livro de Gênesis, evidentemente, fazia parte do único escrito original (a Tora), e foi possivelmente terminado por Moisés no ermo de Sinai, no ano 1513 AEC. Depois de Gênesis 1:1, 2 (concernente à criação dos céus e da terra), o livro, evidentemente, abrange milhares de anos envolvidos na preparação da terra para ser habitada pelos humanos (veja CRIAÇÃODIA), e depois abrange o período desde a criação do homem até o ano 1657 AEC, em que José faleceu. — Veja CRONOLOGIA (Desde a Criação Humana Até o Presente).
Escritor. Hoje em dia, em geral, rejeita-se a objeção antigamente levantada por alguns cépticos, de que a escrita não era conhecida nos dias de Moisés. No seu livro New Discoveries in Babylonia About Genesis (Novas Descobertas em Babilônia Sobre Gênesis; 1949, p. 35), P. J. Wiseman salienta que a pesquisa arqueológica fornece ampla prova de que “a arte da escrita começou nos tempos mais primitivos da história conhecida do homem”. Virtualmente todos os peritos modernos reconhecem a existência da escrita muito antes do tempo de Moisés (no segundo milênio AEC). Expressões tais como a encontrada em Êxodo 17:14:“Escreve isto como recordação no livro”, corroboram que a escrita era comum nos dias de Moisés. Adão deve ter tido a capacidade de inventar uma forma de escrita, visto que Deus dera a ele, o homem perfeito, uma linguagem, com a habilidade de manejá-la perfeitamente, mesmo a ponto de compor poesia. — Gên 2:19, 23.


1:16  Como Deus podia produzir luz no primeiro dia, se os luzeiros só foram feitos no quarto dia? A palavra hebraica traduzida “fazer”, no Gê 1 versículo 16, não é a mesma que a palavra para “criar”, usada em Gênesis, capítulo 1, versículos 1, 21 e 27. “Os céus”, que incluíam os luzeiros, foram criados muito antes de o “primeiro dia” sequer começar. Mas a luz desses luzeiros não atingia a superfície da Terra. No primeiro dia “veio a haver luz” porque a luz difusa passou a atravessar as camadas de nuvens e tornou-se visível na Terra. Com isso, à medida que girava, a Terra passou a ter dia e noite. (Gênesis 1:1-3, 5) As fontes dessa luz ainda eram invisíveis da Terra. No entanto, durante o quarto período criativo, aconteceu uma mudança notável. O Sol, a Lua e as estrelas passaram então a ‘iluminar a terra’. (Gênesis 1:17) “Deus passou a faz[ê-los]” no sentido de que passaram a ser vistos da Terra.
3:8  Jeová Deus falava diretamente a Adão? A Bíblia revela que, quando Deus falava a humanos, muitas vezes fazia isso por meio de um anjo. (Gênesis 16:7-11; 18:1-3, 22-26; 19:1; Juízes 2:1-4; 6:11-16, 22; 13:15-22) O principal porta-voz de Deus era seu Filho unigênito, chamado de “a Palavra”. (João 1:1) É bem provável que Deus tenha falado com Adão e Eva por meio dessa “Palavra”. — Gênesis 1:26-28; 2:16; 3:8-13.
3:17  Em que sentido o solo foi amaldiçoado, e por quanto tempo? A maldição lançada sobre o solo significava que seu cultivo passaria a ser muito difícil. Os efeitos do solo amaldiçoado, com espinhos e abrolhos, foram sentidos de maneira tão intensa pelos descendentes de Adão, que o pai de Noé, Lameque, falou da “dor das nossas mãos, que resulta do solo que Jeová amaldiçoou”. (Gênesis 5:29) Depois do Dilúvio, Jeová abençoou Noé e seus filhos, e declarou Seu propósito de que eles enchessem a Terra. (Gênesis 9:1) Pelo visto, a maldição de Deus sobre o solo foi revogada. — Gênesis 13:10.
4:15  Como Jeová ‘estabeleceu um sinal para Caim’? A Bíblia não diz que Caim tenha recebido um sinal ou uma marca no corpo. O sinal provavelmente era um decreto solene, conhecido e obedecido por outros, que visava impedir que ele fosse morto por vingança.
4:17  Onde Caim conseguiu sua esposa? Adão “se tornou pai de filhos e de filhas”. (Gênesis 5:4) Assim, Caim tomou uma de suas irmãs ou talvez uma sobrinha como esposa. Mais tarde, a Lei de Deus para os israelitas proibiu o casamento entre irmãos biológicos. — Levítico 18:9.
5:24  De que modo Deus ‘tomou Enoque’? Pelo visto, Enoque corria perigo de vida, mas Deus não permitiu que sofresse às mãos de seus inimigos. “Enoque foi transferido para não ver a morte”, escreveu o apóstolo Paulo. (Hebreus 11:5) Isso não significa que Deus o tenha levado para o céu, onde continuou a viver. Jesus foi o primeiro a ir para o céu. (João 3:13; Hebreus 6:19, 20) O fato de Enoque ser “transferido para não ver a morte” pode significar que Deus o pôs num transe profético e então encerrou sua vida enquanto ele estava nessa condição. Em tais circunstâncias, Enoque não sofreu nada, nem ‘viu a morte’, às mãos de seus inimigos.
Lições para nós:
1:26. Por serem feitos à imagem de Deus, os humanos têm a capacidade de refletir atributos divinos. Nós certamente devemos procurar cultivar qualidades como amor, misericórdia, benignidade, bondade e paciência, refletindo Aquele que nos fez.
2:22-24. O casamento foi instituído por Deus. O vínculo matrimonial é permanente e sagrado, e o marido atua como cabeça da família.
3:1-5, 16-23. A felicidade depende de reconhecermos a soberania de Jeová em nossa própria vida.
3:18, 19; 5:5; 6:7; 7:23. A palavra de Jeová sempre se cumpre.
4:3-7. Jeová se agradou da oferta de Abel porque ele era justo e tinha fé. (Hebreus 11:4) Por outro lado, conforme indicado por suas ações, Caim não tinha fé. Suas ações eram iníquas, marcadas por inveja, ódio e assassinato. (1 João 3:12) Além disso, ele provavelmente deu muito pouca importância à sua oferta e limitou-se a apresentá-la de maneira mecânica. Não é verdade que nossos sacrifícios de louvor a Jeová devem ser feitos de todo o coração com atitude e conduta corretas?

1 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.