Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

10:01

João 1:1 e Orígenes

João 1:1 e Orígenes



Observe o testemunho de um dos “Pais da Igreja” primitiva,
Orígenes, a respeito de João 1:1
Orígenes: nascido de pais cristãos em 185 DC, em Alexandria, no Egito. Orígenes foi o mais prolífico de todos os escritores cristãos primitivos. Treinado por Clemente de Alexandria foi eleito Ancião aos 18 anos quando Clemente teve que fugir por sua vida. Ele era um amigo de Hipólito e distingue-se pelo primeiro comentário completo da Bíblia. Em 253 EC, aos 70 anos, ele foi capturado, torturado e morreu uma semana depois por causa de sua fé. Ele não era um trinitário.
Trinitaristas argumentam que o dogma da trindade foi revelado gradualmente com o passar dos séculos. Mas tal argumento se choca com as declarações de Orígenes. Claro que Orígenes falou na trindade como pode ser visto num de seus escritos. Contudo não tinha a visão de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo fossem coiguais e coeternos como a posterior teologia trinitária.

Expondo sobre as nuances da língua grega, em João 1:1, Orígenes escreveu:
“A seguir observamos o uso que João faz do artigo nessas sentenças. Ele não escreve sem cuidado a este respeito, nem está desfamiliarizado com as sutilezas da língua grega.  Ele usa o artigo, quando o nome “Deus” (em grego THEÓS ) refere-se ao incriado dentre todas as coisas, e o omite quando o Logos é chamado de “Deus”. . . O Deus que está acima de tudo é Deus com o artigo. Todos além do Único Deus é deus através da participação em Sua divindade, e não deve ser chamado simplesmente de “O Deus”, mas “deus”. O verdadeiro Deus, então, é “ O Deus”, (Ó THEÓS ) e aqueles que são formados após, são deuses, imagens Dele,o protótipo, por assim dizer.”
Orígenes também escreveu:
ORAÇÃO 10:1
“Se entendermos o que a oração é realmente, nós sabemos que nunca podemos orar para nada gerado – nem mesmo a Cristo – mas somente a Deus o Pai de todos, a quem até o nosso próprio Salvador orou, como já dissemos, e nos ensina a orar. Porque, quando lhe é perguntado, “Ensina-nos a orar ‘, ele não ensina como orar para si mesmo, mas ao Pai, e a dizer:” Pai nosso que estais no céus “, e assim por diante. Porque, se o Filho, como é mostrado em outra parte, é distinto do Pai em sua natureza e pessoa., então devemos orar ou para o Filho, e não ao Pai, ou a ambos, ou somente ao Pai. Todos concordarão que orar ao Filho e não ao Pai seria muito estranho, e mantido contra a evidência mais clara, e se a ambos, teríamos obviamente, que orar e fazer nossos pedidos no plural,dizendo, “que vós concedais ‘,’que vós favoreçais ‘ “que vós forneçais ‘,’ que vós salveis”, e tudo de maneira semelhante, desta forma .. Mas isso é claramente incongruente, nem ninguém pode apontar onde alguém tem feito isso nas Escrituras. Resta, então, orar a Deus, o Pai de todos, mas não aparte do Sumo Sacerdote, que foi nomeado com um juramento pelo Pai … ”

* Todas as citações são de Orígenes Cristã Antiga Writers – As obras do Pais na tradução, Series, Volume 19, “Orígenes” Traduzido por John J. O’Meara; Newman Press, 1954.

Mais a frente ele prossegue no discurso “ORAÇÃO”…
“… E como, se alguém orar corretamente, não orará para aquele que ora ele mesmo, mas sim ao Pai a quem nosso Senhor Jesus, nos ensinou a invocar em nossas orações. Ele não disse simplesmente. Peça me, ou peça ao Pai: mas antes, se pedirdes qualquer coisa ao Pai, Ele vo-la dará em meu nome. ”
ORAÇÃO
“… Porque o Pai pode ser corretamente considerado também como o Senhor de seu Filho, Senhor também daqueles que por meio dele se tornam filhos .” OBS: As partes em negrito são meus destaques para ênfase.
EXORTAÇÃO ao martírio 29 Parte V
(Quanto à oração de Jesus para que este cálice passe de mim) “… Mas essa não era a vontade do Pai,. A qual, em comparação com a vontade do Filho, e com o julgamento do Salvador, dispõe e ordena todas as coisas com sabedoria superior. ”
Claramente o “logos”de Orígenes não é igual ao Pai na sabedoria ou na autoridade nem entra o Espírito Santo em suas discussões em nível com o Logos, e muito menos com o Pai. O “Logos” de Orígenes não é “Deus” no sentido de que o Pai é “Deus”.
Na obra “A Doutrina de subordinação de Orígenes de J. Nigel Rowe, Um Estudo da cristologia de Orígenes”, página 7, observamos:
“Deve ser salientado que, embora na visão de Orígenes, o Filho é o único ser que partilha a divindade do Pai em sua plenitude, há outros seres – anjos e homens – que possuem tal divindade em parte. A Divindade é, portanto, organizada em uma hierarquia quádrupla, em que a maior dos tipos inferiores é superada pela Palavra de Deus e a Palavra de Deus, por sua vez é superada pelo Deus do Universo. De fato, alguns seres (ou seja, os anjos) são explicitamente mencionados como sendo honrados por Deus com o título de “Deus” na medida em que participam de sua divindade. Em um lugar Orígenes recorda que ” São João insere o artigo definido antes da palavra θεος quando esse termo refere-se à causa αγενητος de todas as coisas, mas omite quando a palavra é aplicada ao λογος “.
J. Nigel Rowe’s Origen’s Doctrine of Subordination, A Study in Oriqen’s Christology

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.