Filipenses
1:23 e nota — Que “duas coisas” pressionavam Paulo, e que “livramento” ele ansiava? Pelas circunstâncias em que se encontrava, Paulo estava sob pressão causada pelas duas possibilidades que se lhe apresentavam: vida ou morte. (Fil. 1:21) Embora não declarasse o que escolheria, ele revelou o que desejava — “o livramento e o estar com Cristo”. (Fil. 3:20, 21; 1 Tes. 4:16) Esse “livramento” durante a presença de Cristo resultaria em Paulo receber a recompensa que Jeová lhe havia preparado. — Mat. 24:3.
2:12, 13 — De que modo Deus faz com que ‘tanto queiramos como atuemos’? O espírito santo de Jeová pode agir em nosso coração e mente para aumentar o desejo de darmos o melhor no seu serviço. Assim, enquanto ‘persistimos em produzir a nossa própria salvação’, não ficamos sem ajuda.
Lições para nós:
1:3-5. Mesmo sendo materialmente pobres, os filipenses nos deram um bom exemplo de generosidade. — 2 Cor. 8:1-6.
3:13. As “coisas atrás” podem ser coisas tais como uma carreira lucrativa, a segurança de pertencer a uma família rica ou até mesmo pecados sérios do passado dos quais nos arrependemos e ‘fomos lavados’. (1 Cor. 6:11) Devemos esquecer essas coisas, isto é, deixar de nos preocupar com elas e ‘nos esticar para alcançar as coisas na frente’.
Colossenses
2:8 — O que são “as coisas elementares do mundo” contra as quais Paulo alertou? São os componentes do mundo de Satanás — coisas fundamentais, ou princípios, que o compõem, direcionam ou motivam. (1 João 2:16) Entre esses estão a filosofia, o materialismo e as religiões falsas do mundo.
4:16 — Por que a carta aos laodicenses não faz parte da Bíblia? Talvez porque essa carta não contivesse informações necessárias para os nossos dias. Ou pode ser que ela repetisse pontos de outras cartas canônicas.
Lições para nós:
2:18, 23. “Humildade fingida” — uma ostentação de humildade para impressionar outros talvez por renunciar coisas materiais ou por tratar o corpo com severidade — é um indicativo de a pessoa estar ‘enfunada devido à carnalidade da mente’.
VISITE NOSSO SITE OFICIAL: WWW.JW.ORG
0 Comentaram (Comente também):
Postar um comentário
Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.