Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

17:09

Proteja seu filho contra acidentes



HANNA, de uns três anos de idade, estava com os pais, que limpavam a casa de um vizinho que falecera. De repente, Hanna saiu de um quarto com um vidro de comprimidos na mão. Ela havia ingerido alguns deles. Birgitta ficou apavorada quando verificou o conteúdo do vidro. Era o remédio que o vizinho tomava para o coração.

Hanna foi levada rapidamente para o hospital, onde ficou a noite toda na unidade de terapia intensiva. A dose de remédios que ela ingeriu poderia ter prejudicado a saúde dela permanentemente, mas não houve efeitos posteriores. Por quê? Porque ela havia comido cereal cozido pouco antes de ingerir os comprimidos. Parte do remédio foi absorvida pelo cereal, expelido quando ela vomitou.

O caso de Hanna não é o único. Todo dia, milhares de crianças no mundo sofrem acidentes que exigem uma consulta médica ou hospitalização. Todo ano, 1 em cada 8 crianças na Suécia recebe tratamento médico em decorrência de um acidente. Assim, se você é pai ou mãe, há grandes possibilidades de que algo similar aconteça com seu filho.

Não é incomum as crianças se machucarem em ambientes domésticos, como a casa e as proximidades. O tipo de ferimentos que sofrem muda de acordo com a idade. Um bebê pode facilmente cair da cama ou se engasgar com um pedaço de comida ou com um objeto pequeno que fique preso na garganta. Crianças pequenas muitas vezes caem quando sobem nas coisas e se queimam ou se envenenam quando tocam ou levam objetos à boca. Crianças em idade escolar muitas vezes se machucam em acidentes de trânsito ou brincando ao ar livre.

Muitos desses acidentes são evitáveis. Planejando um pouco e conhecendo o grau de desenvolvimento do seu filho, você poderá evitar ferimentos e até acidentes fatais. Isso foi comprovado por um programa de segurança para crianças, em vigor na Suécia desde 1954. Antes daquele ano, mais de 450 crianças morriam anualmente em acidentes. Hoje, o número de mortes caiu para cerca de 70.

Dentro de casa

“Não se pode ensinar uma criança de um, dois ou três anos a evitar perigos e esperar que ela se lembre disso”, diz a psicóloga infantil Kerstin Bäckström. Assim, a responsabilidade de ajudar as crianças a evitar acidentes cabe aos pais, ou a outros adultos com quem a criança fica de vez em quando.

Para começar, dê uma olhada em sua casa. Use a lista de conferência no quadro acompanhante. Talvez alguns dispositivos de segurança não estejam disponíveis em todos os países ou sejam muito caros. Mas com um pouco de engenhosidade e imaginação, talvez se encontrem soluções que funcionem nas suas circunstâncias.

Por exemplo, se as gavetas da cozinha têm puxadores em forma de anel, pode-se travá-las com um pedaço de madeira atravessado nos puxadores. Talvez algo parecido sirva para travar a porta do forno. Sacos de plástico são menos perigosos se você der um nó neles antes de guardá-los.

Se você achar outros métodos simples de evitar acidentes dentro de casa e em volta dela, poderá passar essa informação a amigos e conhecidos com filhos pequenos.

Ao ar livre

Inspecione os lugares onde seu filho brinca. A maioria dos ferimentos em crianças com mais de quatro anos ocorre quando brincam ao ar livre. Elas se ferem, por exemplo, ao cair no chão ou da bicicleta. Entre as crianças de três a sete anos, a maior parte dos acidentes fatais ao ar livre ocorre no trânsito e por afogamento.

Ao verificar o playground, veja se os brinquedos estão em condições para que a criança não se machuque ao usá-los. Será que, embaixo dos balanços, das barras para escalar e de brinquedos similares, há uma camada de material macio, como areia fofa, para que a criança não se machuque se cair?

Há lagos ou riachos perto da sua casa? Poucos centímetros de água são suficientes para uma criança de um ou dois anos se afogar. “Quando uma criança pequena cai com o rosto numa poça d’água, ela perde o senso de direção”, diz a psicóloga infantil Bäckström. “A criança simplesmente não consegue se levantar.”

Portanto, a regra fundamental é: nunca deixe uma criança de um a três anos brincar sozinha ao ar livre sem um adulto por perto. Se houver rios ou lagos nas vizinhanças, espere até a criança ficar bem mais velha para deixá-la brincar ao ar livre sem supervisão.

No trânsito

O mesmo princípio se aplica se houver tráfego intenso perto da sua casa. “Uma criança em idade pré-escolar só consegue entender mensagens claras e se concentrar em uma coisa de cada vez”, diz Bäckström. “Mas o trânsito é cheio de conceitos abstratos e mensagens ambíguas.” Não deixe seu filho atravessar a rua sozinho antes de atingir a idade escolar. Especialistas dizem que só a partir dos 12 anos a criança é suficientemente madura para andar sozinha de bicicleta no meio do tráfego intenso.

Ensine a criança a usar capacete ao andar de bicicleta, a cavalo, de patins ou ao deslizar de tobogã. Ferimentos na cabeça são difíceis de tratar e podem causar danos permanentes ou até a morte. Numa clínica infantil, 60% das vítimas de acidentes de bicicleta sofreram ferimentos na cabeça e no rosto, mas as que usavam capacete não tiveram ferimentos graves.

Certifique-se também de que seu filho esteja seguro ao viajar de carro. Em muitos países, as leis exigem que crianças pequenas sejam colocadas em cadeirinhas especiais. Isso reduz muito a incidência de ferimentos e mortes de crianças envolvidas em acidentes de trânsito. Se essas cadeirinhas estiverem disponíveis no seu país, seu uso poderia valer como um bom seguro de vida. Mas cuidado para comprar o modelo certo. Lembre-se de que bebês e crianças a partir dos três anos precisam de modelos diferentes.

Os filhos são dádivas preciosas de Jeová e queremos cuidar deles da melhor maneira. (Salmo 127:3, 4) Como bons pais, Karl-Erik e Birgitta sempre se preocuparam em proteger seus filhos, tanto antes como depois do que aconteceu com Hanna. “Mas é claro que ficamos mais cautelosos depois daquele incidente”, admite Karl-Erik. “Agora temos netos e sempre guardamos os remédios trancados”, conclui Birgitta.


Segurança em casa

• Remédios: mantenha-os longe do alcance de crianças, num armário trancado. Isso inclui remédios vendidos sem receita médica e remédios naturais. Peça também aos hóspedes que guardem bem seus remédios.

• Produtos químicos de uso doméstico: guarde-os fora do alcance de crianças em um armário trancado. Mantenha-os nos recipientes originais claramente identificados. Fique de olho nos produtos enquanto os utiliza e sempre coloque-os num lugar seguro mesmo que vá sair do aposento por apenas alguns minutos. Nunca deixe resíduos de detergente na máquina de lavar louça.

• Fogão: sempre vire os cabos das panelas para o lado de dentro. Se disponível, coloque anteparos na frente e nas laterais. Instale no fogão um dispositivo para evitar que ele tombe caso a criança suba na porta aberta do forno. A porta do forno também deve ter uma trava. A criança se queimaria se tocasse na porta do forno? Então, coloque uma proteção ou grade para que ela não possa tocar na porta quente.

• Utensílios domésticos perigosos: facas, tesouras e objetos perigosos devem ser mantidos em armários ou gavetas com fechadura ou trinco, ou guardados fora do alcance de crianças. Quando estiver usando esses utensílios e os largar por um momento, não os deixe na beirada da mesa ou do balcão; coloque-os fora do alcance de crianças. Fósforos e sacos plásticos também são perigosos para crianças pequenas.

• Escadas: instale grades, de pelo menos 70 centímetros de altura, em ambas as extremidades das escadas.

• Janelas e portas de sacada: coloque trincos que as crianças não consigam abrir, correntes altas ou outro dispositivo de segurança que impeça que a criança as abra ou passe por elas quando estiverem abertas para arejar o ambiente.

• Estantes de livros: se a criança gosta de subir ou se dependurar nas coisas, fixe na parede as estantes e outros móveis altos, para que não caiam.

• Tomadas e fios elétricos: as tomadas que não estão em uso devem ser isoladas. Fios de abajures de mesa e de objetos semelhantes devem estar presos à parede ou ao móvel, para que o abajur não caia na cabeça da criança caso ela o puxe. Ou então, guarde esses abajures. Nunca deixe o ferro elétrico na tábua de passar nem deixe o fio pendurado.

• Água quente: se pode ajustar a temperatura da água quente, baixe-a para cerca de 50°C, para que a criança não se queime se abrir a torneira.

• Brinquedos: livre-se de brinquedos com pontas ou cantos afiados. Jogue fora os que forem pequenos ou que puderem ser desmontados em peças pequenas, porque a criança pode se engasgar se colocá-los na boca. Os olhos e o focinho dos ursinhos de pelúcia devem estar bem presos. Ensine os filhos mais velhos a guardar os brinquedos pequenos quando o bebê estiver no chão.

• Doces e salgadinhos: não deixe doces e salgadinhos, como amendoim ou doces duros, ao alcance de crianças. Elas poderão se engasgar.

Fonte: The Office of the Children’s Ombudsman


Em caso de acidente

• Envenenamento: se a criança engoliu um líquido tóxico, lave bem sua boca e dê-lhe um ou dois copos de água ou leite. Depois, ligue para um médico ou um centro de informações toxicológicas para obter orientações. Se uma substância corrosiva caiu nos olhos dela, lave imediatamente com bastante água por pelo menos 10 minutos.

• Queimaduras: em queimaduras pequenas coloque água fria (não gelada) por pelo menos 20 minutos. Se a queimadura for maior do que a palma da mão da criança ou for no rosto, numa junta, no abdômen inferior ou na região genital, leve a criança para a emergência. Queimaduras mais profundas devem sempre ser tratadas por um médico.

• Engasgamento: se algo ficou preso na traquéia da criança, é vital tirar o objeto rapidamente. Um método eficiente é a manobra de Heimlich. Se você não o conhece, contate seu médico para obter mais informações sobre esse método ou faça um curso de atendimento a crianças acidentadas ou de primeiros-socorros para aprendê-lo.

[Crédito]

Fonte: Cruz Vermelha da Suécia

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.