Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

09:14

Sífilis — um mortífero retorno



Apesar da eficácia da penicilina, a sífilis ainda campeia na África. Nos Estados Unidos, está fazendo seu mais forte retorno em 40 anos. Segundo o The New York Times, a sífilis está agora “ludibriando uma geração de médicos que raramente, se é que alguma vez, viram um caso [de sífilis]”. Por que esse ressurgimento?

Crack. O vício do crack propeliu o que um médico chama de “maratonas de cocaína e sexo”. Ao passo que os homens não raro roubam para sustentar o seu vício, as mulheres mais provavelmente vendem sexo em troca de drogas. “Nos postos de distribuição de crack”, diz o Dr. Willard Cates Jr., do Centro de Controle de Doenças, dos EUA, “há sexo e múltiplos parceiros. Qualquer infecção que predomine nesses ambientes é a que será transmitida”.

Falta de proteção. “Apesar da campanha de ‘sexo seguro’”, diz a revista Discover, “os adolescentes ainda são indiferentes ao uso de preservativos para se protegerem de doenças”. Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que apenas 12,6% dos que têm parceiros sexuais de risco usavam preservativos sempre.

Recursos limitados. Diz o The New York Times: “Cortes no orçamento sufocaram clínicas públicas em que a maioria dos casos de sífilis e de outras doenças sexualmente transmissíveis são diagnosticados.” Ademais, os métodos de avaliação nem sempre são exatos. Num hospital diversas mães deram à luz bebês infectados, no entanto, os exames de sangue prévios das mães não acusaram nenhuma evidência de sífilis.

Um fim à vista?

A batalha do homem contra as doenças tem sido longa e frustrante. Demasiadas vezes o sucesso contra alguns males se contrapõe a um fracasso contra outros. Está o homem condenado a uma guerra perpétua que jamais poderá vencer? Haverá algum dia um mundo sem doenças?


As devastações da sífilis

A SÍFILIS é causada pelo Treponema pallidum, um espiroqueta em forma de saca-rolhas, e é contraída em geral através dos órgãos sexuais. Daí o espiroqueta entra na corrente sanguínea e espalha-se pelo corpo.

Algumas semanas depois da infecção, aparece uma ferida chamada de cancro. Usualmente ela se forma nos órgãos sexuais mas pode em vez disso aparecer nos lábios, nas amígdalas ou nos dedos. O cancro por fim sara sem deixar cicatriz. Mas os germes continuam a espalhar-se pelo corpo até surgirem sintomas secundários: erupções cutâneas, dor de garganta, dor nas juntas, perda de cabelo, lesões, e inflamação dos olhos.

Se não for tratada, a sífilis se instala numa fase incubada que pode durar a vida inteira. Se a mulher engravida nesse estágio, a criança pode nascer cega, deformada ou morta.

Décadas mais tarde, alguns passam para o estágio posterior da sífilis, em que o espiroqueta talvez se instale no coração, no cérebro, na medula espinal ou em outras partes do corpo. Se o espiroqueta se alojar no cérebro, pode resultar em convulsões, paralisia geral e até mesmo insanidade. Por fim, a doença pode ser fatal.

[Crédito]

Biophoto Associates/Science Source/Photo Researchers

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.