Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

08:34

Então, você acha que tem úlcera?



VOCÊ acaba de sair do consultório médico — com mais perguntas do que respostas. ‘Ele acha que tenho úlcera! Incrível! Como é que cheguei a ter isso? O que é mais importante, o que posso fazer quanto a isso?’

O problema da doença da úlcera péptica não é pequeno. Só nos Estados Unidos, estima-se que oito milhões de pessoas anualmente são tratadas por úlcera, a um custo de aproximadamente quatro bilhões de dólares (mais de um bilhão de cruzeiros). Além disso, nos últimos anos, os descobrimentos médicos sobre as úlceras fizeram com que fossem questionados os tratamentos tradicionais. O que acha? É bom o leite para úlceras? É nocivo o álcool? Que dizer de alimentos condimentados? Qual é o remédio mais receitado nos Estados Unidos hoje? As respostas poderão surpreendê-lo.

Que É Uma Úlcera?

Uma úlcera é uma anomalia local, uma concavidade na superfície de um órgão ou de um tecido, e é produzida por um tecido necrosado, inflamado, que se desprende. A doença da úlcera péptica pode ser classificada em duas categorias básicas: as úlceras gástricas (úlceras que ocorrem no estômago) e as úlceras duodenais (úlceras que ocorrem na primeira parte do intestino imediatamente abaixo do estômago). Para simplificar, uma úlcera representa uma ferida, ou erupção, no revestimento da parede do estômago ou do duodeno. Esse ferimento é causado pela ação de fortes substâncias químicas produzidas pelo estômago, a saber, o ácido clorídrico e a pepsina (daí o nome úlcera péptica). Se a úlcera for muito grave, pode estender-se por toda a parede do estômago, uma complicação muito grave que é chamada de perfuração. Pode ocorrer importante hemorragia, caso a erupção da úlcera envolver uma artéria grande na região. Na doença de longa data, uma úlcera do duodeno pode complicar-se mais ainda pela cicatrização extensiva e pelo conseqüente estreitamento, de modo que a saída inferior do estômago fica obstruída.

Quais as Causas da Úlcera?

Muitos pesquisadores gostam de dizer que a úlcera péptica é “multifatorial”, o que significa que há muitos fatores contribuintes da doença. Resta muito ainda para se aprender. Vem-se observando há décadas, por exemplo, que a incidência da úlcera aumenta de modo marcante na primavera e no outono — ninguém sabe por quê.

Todavia, há diversos fatores provados que contribuem para o aparecimento de uma úlcera. A hereditariedade, por exemplo, desempenha um papel importante. Um número de estudos feitos em certas famílias e em gêmeos indica que há cerca de três vezes mais probabilidade de úlcera do duodeno entre parentes próximos dos pacientes que têm úlcera duodenal. Provou-se também que o fumar cigarros provoca úlcera. Numerosos fatos indicam que os fumantes têm maior incidência tanto de úlcera gástrica como do duodeno. Além do mais, a cura das úlceras dos fumantes é mais lenta do que a dos não-fumantes, e aqueles têm mais complicações relacionadas com úlcera, tais como hemorragia ou perfuração, bem como mais elevado índice de mortes causadas por úlceras.

Que dizer do álcool? Não há evidência para indicar que o uso moderado de álcool esteja associado com maior incidência de úlceras. De fato, G. D. Friedman e seus colaboradores relataram que os pacientes que ingeriam quantidades mínimas de álcool tinham incidência mais baixa de úlcera do que os que eram abstêmios. É interessante notar como isso confirma o conselho de Paulo a Timóteo, em 1 Timóteo 5:23: “Usa de um pouco de vinho por causa do teu estômago.”

Isso nos leva ao assunto da alimentação que pode provocar ou curar úlceras. Por muitas décadas, a crença popular era que as úlceras eram causadas por uma dieta de alimentos muito temperados e condimentados, e que eram curadas por uma dieta leve. Mas, recentes estudos médicos tendem a contestar esses conceitos comumente divulgados. Não há evidência de que certos grupos étnicos (por exemplo, americanos-mexicanos) que costumam comer alimento altamente condimentado tenham mais úlceras do que os que evitam alimento muito condimentado. Certamente, o café, descafeinado ou comum, e bebidas à base de cola são potentes estimuladores do suco gástrico, mas seu papel em causar úlceras permanece indefinido.

No que diz respeito aos medicamentos, é amiúde difícil provar que certo medicamento realmente causou úlcera. A aspirina é um medicamento muitíssimo estudado, e se tem demonstrado claramente que está associada com maior incidência de úlcera gástrica.

Que dizer de fatores emocionais? Sustenta-se em geral que o stress e a tensão nervosa estão fortemente associados com o aparecimento da úlcera péptica. Provou-se recentemente ser verídico o pensamento bíblico de que “o coração alegre faz bem como alguém que cura, mas o espírito abatido resseca os ossos”. (Provérbios 17:22) As pesquisas médicas têm revelado que, no caso de muitos pacientes que têm úlceras, eventos estressantes ou precederam imediatamente o aparecimento clínico da úlcera péptica ou estes já existiam muitos anos antes.

De qualquer forma, seja por excesso de ansiedade, excesso de fumo, excesso de cafeína, seja por hereditariedade, o caminho final comum que conduz à formação de uma úlcera é o excesso de acidez.

Quais São os Sintomas?

O principal sintoma é a dor — dor em geral na parte superior do abdômen, muitas vezes descrita como queimação, que aparece algumas horas após as refeições, ou que desperta o paciente a uma ou às duas horas da madrugada. A dor é às vezes aliviada com refeições ou antiácidos, mas isto não é uma indicação bem definida. De fato, entre cem pacientes hospitalizados, portadores de úlceras duodenais, 40 por cento disseram que as refeições faziam aumentar a dor. Uma análise detida de pacientes com úlceras indica que o sintoma de maior precisão é a dor de estômago que desperta o paciente durante a noite.

Conforme já deve ter deduzido, é difícil fazer um diagnóstico de úlceras a partir de sintomas unicamente. O teste eliminatório fundamental para alguém saber se tem ou não tem úlcera é a radiografia do estômago, ou da região superior gastrointestinal, em que o paciente bebe uma substância semelhante a leite, radioopaca, para delinear o esôfago, o estômago e o duodeno. Uma técnica mais recente, que revelou ser mais precisa, porém um pouco mais desconfortável e mais dispendiosa, é a endoscopia. O paciente engole um pequeno tubo iluminado, através do qual o médico pode realmente ver a úlcera e coletar material dela.

Qual É o Tratamento Para as Úlceras?

Por via de regra, uma úlcera não é coisa grave que ponha em perigo a vida da pessoa. De fato, hoje em dia, um paciente não precisa de modo geral ser hospitalizado para tratar sua úlcera. Seja mencionado também que muitas úlceras saram por si sós (34 por cento, segundo um estudo realizado, sem tratamento médico). Mas o objetivo do tratamento com remédios é diminuir a dor, apressar a cura, diminuir as complicações e evitar o reaparecimento. Há dois tipos de tratamentos que revelaram ser eficazes em alcançar esses objetivos.

O primeiro desses é por meio de antiácidos, que simplesmente servem para neutralizar o excesso de ácido no estômago. Com efeito, apesar de todos os novos remédios, os antiácidos, quando empregados corretamente, ainda parecem ser o melhor tratamento para a maioria das úlceras. Embora existam muitos tipos de antiácidos, a maioria deles tem a mesma eficácia, quando tomada nas posologias certas — em geral duas colheres das de sopa do líquido uma hora após alimentar-se, três horas após alimentar-se e ao deitar-se. Embora alguns achem molestoso tomar o remédio assim, os antiácidos, como um todo, são inofensivos e eficazes.

Nos últimos anos, um grande novo avanço no tratamento médico das úlceras foi o desenvolvimento de um medicamento chamado cimetidine, conhecido pela marca registrada Tagamet. Esse remédio existe em forma de comprimidos e recomenda-se geralmente tomá-lo quatro vezes ao dia. A ação dele não é a de neutralizar o ácido que se forma no estômago, mas de bloquear a produção de ácido. É muito eficaz, tem grande aceitação por parte dos pacientes e tem bem poucos efeitos colaterais. Como no caso de qualquer outro remédio eficaz, há a tendência do uso exagerado dele, e isso hoje está preocupando alguns médicos. Qual acha que foi o remédio mais receitado (em termos de custo em dólares para os pacientes) nos Estados Unidos em 1981 — o Valium, o Librium ou algum outro tranqüilizante? Não. É de surpreender, mas foi o Tagamet. Assim, a preocupação é que esse remédio esteja sendo prescrito com muita facilidade para qualquer tipo de dor de estômago.

Entretanto, para o paciente que tem úlcera péptica, o Tagamet é muito eficaz em aliviar rapidamente a dor e em apressar a cura. Em síntese, é tão eficaz quanto os antiácidos e é muito mais fácil de se tomar, embora mais caro.

Que dizer da terapia de dieta para úlceras? Os dias das dietas de leite ou até mesmo das dietas leves bem podem estar passando. Alguns estudos até mesmo mostram que o leite pode, na realidade, ser nocivo para alguns pacientes que têm úlcera, porque, embora o leite alivie temporariamente os sintomas, ele deixa o estômago depressa e pode então causar que o estômago forme mais ácido. Assim, hoje em dia, a maioria dos médicos não prescreve nenhuma dieta estrita a seu paciente que tem úlcera. Manda-lhe fazer uma dieta bem variada e desfrutar seu alimento, acautelando-o somente para evitar alimentos com os quais parece não dar-se bem.

Alguns comentários sobre o papel da cirurgia em pacientes com úlcera péptica: A principal indicação de cirurgia em pacientes portadores de úlcera é o tratamento das complicações, tais como perfurações, sangramento ou obstrução. Embora qualquer decisão cirúrgica deva ser feita individualmente, em geral a cirurgia mais segura e a mais eficaz da úlcera é a vagotomia gástrica seletiva, que consiste em cortar apenas aqueles pequeníssimos nervos que dão para o estômago e que causam a secreção de substância ácida. Mas a cirurgia para a úlcera é de fato o último recurso, visto que a maioria das úlceras pode ser tratada com medicamentos.

Como Posso Evitar Ter Úlcera?

Certamente, qualquer tendência genética a úlceras que tenhamos herdado, devido à nossa imperfeição, está fora de nosso controle. Conservando em mente os princípios acima, porém, há algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir esse doloroso problema de saúde. Primeiro e acima de tudo, evite o hábito não salutar de fumar. Segundo, evite o uso indiscriminado de remédios sem receita médica, especialmente os que contêm aspirina. Terceiro, se notar que certos alimentos, tais como os com muitos condimentos, ou a cafeína, parecem fazer mal para o estômago, será prudente evitá-los.

Uma palavra de cautela: Embora o paciente que tiver leve distúrbio estomacal possa usar antiácidos com segurança, se a dor persistir e estiver perdendo peso, bem como houver mudanças no funcionamento dos intestinos, deve sem demora consultar um médico. Podem ser sintomas de outro problema mais grave do que o de uma simples úlcera.

Em suma, o que é talvez mais importante, o paciente que tem tendências a problemas de úlcera fará bem em prestar atenção à sábia admoestação bíblica, contida em Provérbios 14:30: “O coração calmo é a vida do organismo carnal.”


Uma Palavra de Cautela

Embora amiúde se usem antiácidos no caso de leve distúrbio estomacal, se a dor persistir e estiver perdendo peso, bem como houver mudanças no funcionamento de seus intestinos, deve sem demora consultar um médico. Podem ser sintomas de outro problema mais grave do que o das úlceras.



Medidas Preventivas Contra Úlceras

1. Acima de tudo, evite o hábito não salutar de fumar.

2. Evite o abuso de remédios sem receita, especialmente os que contêm aspirina.

3. Se notar que certos alimentos, tais como os com condimentos, ou a cafeína, parecem fazer mal para o estômago, será prudente evitá-los.

1 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.