Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

08:57

Um cão amigável — será seguro para familia?

OS CÃES já ultrapassaram em muito os humanos na taxa de aumento. De apenas a década de 1930 até a década de 1960, seus números se multiplicaram nos EUA quatro vezes, ao passo que a população humana nem sequer chegou a dobrar.
A cidade de Nova Iorque possui meio milhão de cães; todavia, acha-se bem atrás dos 700.000 cães de Londres e do milhão da Cidade do México. Ao passo que poucos são bravios — cerca de 25.000 mordidas de cães foram registradas na cidade de Nova Iorque em 1969 — a grande maioria são amigáveis. Significa isso que todos os cães amigáveis são seguros?
Pela maneira em que alguns os tratam, poder-se-ia pensar que acham que sim. Não hesitam em acariciar praticamente todo cão amigável que vêem, ou até mesmo permitir que lambam-lhes as mãos ou rosto. Será sábia esta prática?
Nem Todos os Cães São Seguros
Os cães às vezes entram em contato com sumagre venenoso, enchendo os pêlos com os óleos irritantes da planta. Já afagou um cão assim, e, mais tarde, ficou envenenado pelo sumagre? Casos desta doença tem sido rebuscados até um cão amigável. Também, alguns que sofrem de alergia verificaram que um cão lhes provocará desconforto. Quando se remove o cão, obtêm alívio.
Os cães também contraem tinhas, e talvez espalhem os fungos que provocam esta doença de pele aos humanos por meio de contato. Conforme observa The Complete Dog Book (O Livro Completo de Cães), publicação oficial do Kenel Club Estadunidense: “As crianças que se associam com cães enfermos freqüentemente ficam infetadas.” Assim, os cães, muito embora talvez sejam amigáveis, podem ser transmissores desta moléstia altamente contagiosa, embora não seja tão séria.
A raiva, por outro lado, é a mais temida das doenças. É usualmente transmitida aos humanos pela mordida dum cão, embora a mordida de outros animais também possa infetar a pessoa. Nos primeiros estágios, o cão raivoso talvez pareça mais amigável do que usual. Mas, o cão pode ficar facilmente raivoso e, se for erguido do solo talvez morda e transmita uma doença quase que certamente fatal.
Daí, há cães que talvez sejam amigáveis, mas que possuam piolhos que não o são. Os piolhos atacarão também os humanos, e podem transmitir doenças. Assim, o Dr. Deane P. Furman, perito em parasitologia, insta com respeito às pulgas: “Toda dona de casa deve livrar-se destas pragas tão rapidamente quanto possível.”
É claro que nem todos os cães são seguros. Considerando as infecções bacteriais e fungosas a que estão sujeitos, The New Dog Encyclopedia (A Nova Enciclopédia Canina; 1970), disse: “Muitas destas doenças são de importância para a saúde pública, visto que atingem outros animais e o homem. É preciso ser especialmente cuidadoso com os animais infetados que cercam as crianças, os idosos, ou as pessoas que, devido a outras moléstias, estão em condição de menor resistência.”
Dejeções Caninas — Fonte de Moléstias?
Conforme aumenta o número de cães, igualmente aumentam suas dejeções. Um cão grande eliminará uns quinhentos e cinqüenta gramas de fezes por dia, mas a média para todos os cães é de uns trezentos e cinqüenta gramas. Isto equivale a mais de 60.000 toneladas de dejetos sólidos apenas dos cães da cidade de Nova Iorque, e isso não inclui milhões de litros de urina! Podem tais resíduos orgânicos provocar moléstias?
Podem, sim! Por exemplo, podem espalhar a leptospirose, que nos humanos é usualmente chamada de doença de Weil ou febre de rato. Calcula-se que 50 por cento de todos os cães do mundo tenham ficado afligidos de leptospirose uma vez ou outra. Os humanos podem ficar infetados pelo contato com excreções caninas, especialmente a urina. Comentando esta doença, Preventive Medicine and Public Health (Medicina Preventiva e a Saúde Pública), editada por Philip E. Sartwell, observa:
“A leptospirose é mundial na distribuição. À medida que a consciência clínica aumenta e os métodos de diagnóstico de laboratório são mais comumente empregados, torna-se evidente que a leptospirose humana é muito mais comum do que antes se pensava. Devido à diversidade das manifestações clínicas nas formas mais brandas da doença sem icterícia, ela escapará de ser detectada a menos que se obtenha a ajuda dum laboratório. As descobertas clínicas talvez se limitem ao aparecimento abrupto de febre acompanhada de calafrios, dores de cabeça, vômitos e dores nas extremidades, nas juntas e nos músculos. A recuperação ocorre dentro de uma semana a dez dias.
Em alguns lugares, os cães ficaram infetados com tênias do gênero Echinococcus. Os ovos destas tênias são expelidos nas fezes dos cães. Pessoas que afagam cães contaminados, ou são lambidas por eles, podem contrair nas mãos estes ovos microscópicos, e, se forem ingeridos, podem provocar a doença hidátide, ou hidatidose. Vacas e porcos são assolados por esta doença no Uruguai, e cerca de 500 casos humanos de hidatidose são diagnosticados ali a cada ano, e cerca de cinqüenta pessoas morrem.
A doença hidátide se estende por toda a parte meridional da América do Sul, pelo sul da Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia, África, Oriente Médio, onde mais ou menos com freqüência ocorre no homem. Há uma surpreendentemente alta prevalecência da moléstia na população esquimó e índia do Canadá, mas é raramente baixa na América do Norte.
Os cães contraem estas tênias por comerem os órgãos internos de gado ou porcos infetados, que tenham as diminutas cabeças dos pequenos vermes. Estas cabeças ficam presas às paredes dos intestinos dos cães e atingem a idade adulta, alcançando não mais de seis milímetros de comprimento. O cão pode ser hospedeiro de muitos milhares destes vermes adultos, e elimina um milhão de seus ovos por semana!
Se tais ovos forem ingeridos pelo hospedeiro intermediário — tais como os humanos, gado vacum ou suíno — incubam-se nos intestinos, penetram pelas paredes intestinais e viajam a vários órgãos e tecidos, especialmente o fígado. Ali o cisto hidátide se forma, em que o embrião se desenvolve na cabeça da tênia. Embora um verme adulto não se forme num hospedeiro intermediário, a formação de cistos pode deixar doente ou até mesmo matar o hospedeiro, quer homem quer animal.
Assim, os cães que possuem estas tênias são uma fonte de infecção potencial para outras criaturas. Podem constituir verdadeiro perigo para a saúde. Mas, serão também perigosos os cães que possuem outros tipos mais comuns de vermes?
Embora em geral não se achava que fossem, é interessante observar o que Scientific American, de setembro de 1966, disse: “Os cães e os gatos talvez constituam ‘considerável perigo para a saúde pública’, concluíram três pesquisadores na Inglaterra, depois de estudarem a infecção de humanos com vermes intestinais que são comuns aos bichinhos domésticos de estimação. Os ovos dos vermes, Toxocara canis e T. cati, podem ser transmitidos aos humanos. . . .
“Os estudos na Inglaterra e nos EUA indicam que um de cada cinco cães e gatos domésticos abriga o verme intestinal em pauta, e a proporção é aparentemente muito maior nos Trópicos. Os pesquisadores concluem que a toxocaríase atinge considerável número de pessoas, que pode, provavelmente, espalhar a poliomielite e provocar a epilepsia e que bem que poderá estar ligada a várias outras doenças, especialmente nos Trópicos.”
Não deveria ser surpresa de que as dejeções intestinais dos cães pudessem transmitir organismos causadores de doenças, e que estes pudessem infetar os humanos. Pois não são os próprios humanos, com freqüência, transmissores de moléstias? Sim, e, por essa razão, adequada rede de esgotos é considerada vital a fim de eliminar seus resíduos potencialmente perigosos.
O Que Fazer
Visto que os cães podem transmitir doenças aos humanos, será que isso significa que seremos sábios se evitarmos todo o contato com eles? Não, assim como não seria sábio evitar todo o contato com os humanos, porque também podem transmitir doenças. O ponto é, devemos ficar cônscios de que os cães podem constituir uma fonte de infecção. E, muito embora os cães sejam amigáveis, isso necessariamente não os torna seguros. Não é sem boa razão que a Bíblia se refere aos cães como sendo animais impuros. — Pro. 26:11.
Assim, a coisa correta a fazer é ter cuidado razoável quando perto de um cão. Seria sábio não afagar simplesmente qualquer cão que apareça por acaso, nem permitir que o lamba, mesmo se for amigável. O cão talvez esteja doente com uma moléstia transmissível. Ou talvez tenha fussado ou lambido a traseira de um cão contaminado. Talvez tenha acabado de rolar na sujeira que contenha organismos portadores de moléstias. E, mesmo se conhecer bem o cão, não é um hábito limpo permitir que lamba seu rosto, coma do seu prato ou elimine resíduos em lugares em que é provável que as pessoas toquem.
Especialmente se os cães em sua comunidade forem conhecidos como disseminadores de infecção ou doenças, devesse exercer cautela. Se, por exemplo, casos de hidatidose ocorrerem onde mora, não dê órgãos internos crus de animais mortos aos cães, nem permita que os cães tenham acesso a eles. No Uruguai, onde esta doença é comum, é contra a lei fazer isto. Não deixe de obedecer a tais leis.
Também, proteja sua reserva de água potável de possível contaminação por cães ou seus resíduos orgânicos. Exerça similar cautela com relação aos suprimentos de comida. Por exemplo, não permita que os cães brinquem ou passeiem pela sua horta. E, certifique-se de que todos os alimentos sejam bem cozidos, assim matando quaisquer ovos de tênias com os quais talvez estejam contaminados.
Visou-se que gozássemos a companhia dos animais que foram providos pelo nosso amoroso Criador. Mas, ao mesmo tempo, é importante usar bom juízo. Pois, lembre-se: Um cão amigável não é, necessariamente, um cão seguro.

1 Comentaram (Comente também):

  1. Hola compi de blog ^^
    Andaba echándole un vistazo a los blogs y creo
    que te puede interesar el mío si te gusta leer literatura personal,
    informarte sobre la actualidad (belleza, salud, videojuegos)
    y debatir sobre los acontecimientos de la vida.

    http://insolitadimension.blogspot.com/

    Únete si lo deseas. Gracias ^^

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.