Será excluído, dependendo do seu perfil.Para enviar uma Mensagem click na foto depois do Login

As Novidades do Site Oficial

09:48

Destaques da semana

Destaques da semana do livro bíblico de Esdras.

Como se determina a data da restauração da adoração verdadeira em Jerusalém? [si p. 285 § 5] O ano de ascensão de Ciro começou após ele ter derrotado Babilônia, em 539 AEC. Durante o primeiro ano de seu reinado (que foi de nisã de 538 AEC até nisã de 537 AEC), Ciro decretou a libertação dos judeus. (Esd. 1:1-3) “Ao chegar o sétimo mês”, os judeus estavam de volta nas suas cidades. (Esd. 3:1) Isso está em harmonia com o fato de que teria levado muito tempo para os judeus se organizarem e viajarem. Assim, o outono (hemisfério norte) de 537 AEC é reconhecido como a data da restauração da adoração verdadeira de Jeová em Jerusalém.

Eram infiéis todos os israelitas que permaneceram em Babilônia, e que lição prática podemos aprender disso? (Esd. 1:3-6) [17, Leitura semanal da Bíblia; veja w86 15/1 p. 8 §§ 4, 7.] Alguns judeus não voltaram ao seu país porque eram materialistas e não tinham apreço; outros não voltaram devido às circunstâncias, como idade avançada ou doença. Atualmente, nem todos têm condições de empreender o ministério de tempo integral, mas como os israelitas, podem apoiar e encorajar os que podem ter uma atividade maior em promover a adoração verdadeira.

3:12 — Por que “os idosos que tinham visto a casa anterior” de Jeová choraram? Esses homens se lembravam de como era magnífico o templo construído por Salomão. O início da reconstrução do novo templo, que estava bem diante deles, era “como nada aos [seus] olhos” em comparação com o anterior. (Ageu 2:2, 3) Será que seus esforços trariam de volta a glória do templo anterior? Devem ter ficado desanimados e por isso choraram.

3:8-10; 4:23, 24; 6:15, 16 — Quantos anos levou a reconstrução do templo? Começou-se a construir o alicerce do templo em 536 AEC — “no segundo ano da sua chegada”. O trabalho de construção parou nos dias do Rei Artaxerxes, em 522 AEC. A proscrição continuou até 520 AEC, o segundo ano do Rei Dario. O templo foi concluído no sexto ano do seu reinado, ou 515 AEC. (Veja o quadro “Reis persas de 537 a 467 AEC”.) Assim, a construção do templo levou cerca de 20 anos.

4:1-3. O fiel restante rejeitou uma oferta que significaria formar aliança religiosa com falsos adoradores. (Êxodo 20:5; 34:12) Da mesma forma, as Testemunhas de Jeová hoje não participam de nenhum movimento ecumênico.

5:1-7; 6:1-12. Jeová pode manobrar as coisas para o êxito de seu povo.

José Antonio Pinto
jose_antoniopinto@hotmail.com

8 Comentaram (Comente também):

  1. A libertação, porque comemorar?
    Eu estava prestando serviço a uma senhora, quando ela me falou do aniversário de sua neta que estava ao seu lado, Como testemunha de jeová, logo comentei que não comemoramos aniversário. Ela logo protestou dizendo: Como? vocês não tem identidade?
    Eu disse a ela que Deus mandou seu povo comemorar uma data mais importante. Lhe contei que o povo de Israel tinha sido escravizado pelos egypcios por mais de 400 anos e que Jeová os Libertou, com muitos sinais que realizou diante de Faraó Dando a conhecer seu nome, quando abriu o mar vermelho para a libertação do povo de Israel, onde os egypcios foram tragados por tentarem ir ao encalço do povo de Jeová. Perguntei a ela o que os Israelitas deviam comemorar? O dia em que foram escravizados no Egypto ? Ou o dia de sua libertação? Ela disse o dia de sua libertação. Respondi a ela que os israelitas que ali então existiam embora tenham nascido no Egypto não lhes caberia comemorar terem nascido debaixo da escravidão e o jugo do Egypto mas sim sua libertação .
    Expliquei a ela que o Faraó simbolizava o próprio Diabo , que assim como o diabo sujeitou a Adão e Eva a escravidão do pecado e da morte assim também o Faraó com seu poder sujeitava a escravidão o povo do Egypto sob o seu jugo. Deus disse a Moisés que suscitaria um verdadeiro libertador semelhante a ele Os Israelitas foram libertos no Dia em que comemoraram a primeira Páscoa ou seja em 14 de Nisã segundo o seu calendário.
    Sabemos que os Judeus celebravam a pascoa pois se lermos os relatos sobre a morte de Cristo podemos verificar que ele morreu por ocasião em que os Judeus celebravam a Pascoa.
    Sabemos que Cristo morreu na pascoa e que ele mesmo disse que ele seria e é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Portanto Cristo é a continuação dos propósitos de jeová.
    Portanto nós assim como os judeus não comemoramos o dia que nascemos como descendentes de Adão que nos escravizou ao pecado e a morte. Mas comemoramos sim o dia que Cristo mandou nos comemorarmos, o dia que Cristo nos libertou do pecado e da morte dando sua vida por nós como resgate propiciatório. Embora existimos como descendentes de Adão como os Israelitas existiam estando sob o jugo de Faraó. Não comemoramos esse dia . Mas comemoramos o dia que Cristo por intermédio do resgate nos deu a oportunidade de vida nos libertando do jugo do pecado e da morte.
    ” Portanto se sujeitar a justiça de Jeová pela humanidade é se colocar diante da única provisão feita para o homem, sim a única que pode realmente libertar a humanidade do pecado, da doença e da morte, sim fazer isso é já se colocar no passo mais adiante para a verdadeira libertação provida por Jeová

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa linha de raciocionio..Parabéns..
    e muito obrigada por nos ajudar a entender de maneira bem claro..
    Jeová os abençoe mais e mais ;;;

    ResponderExcluir
  3. um estudante da bíblia expressou o desejo de ser publicador não batizado, só que ele possui uma moto e não é habilitado, ele pode ser designado? ajudem-me para que eu possa dar-lhe uma resposta. obrigado amo muito vocês meus queridos irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta encontra-se em Romanos 13:1,7.
      Se conduz e não está habilitado, está a infringir a lei de césar e como tal não cumpre os requisitos para ser publicador não batizado.

      Excluir
  4. EU GOSTARIA DE SABER SE VCS PODEM ME AJUDAR NÓ LIVRO DE lUCAS 12:3-31

    ResponderExcluir
  5. vcs podem me ajudar a tirar o destaque do livro de atos 22:11 e atos 24:15.por favor me ajude nesses doislivros.

    ResponderExcluir
  6. vcs podem me ajudar a tirar o destaque de atos 22:11 e atos 24:15.por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  7. Podem me ajudar com a designação número tres da semana que vem.. sobre Abraão? Obg

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.

Baixe A Sentinela edição de (estudo)

Tire suas dúvidas sobre as Testemunhas de Jeová

Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da biblia, boa preparação das publicações, cânticos, expêriencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um forum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Quero estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová
Minha foto

Sou um Ex-evangélico que por anos procurei através de pesquisas a verdade ou a instituição que a ensinasse, depois de muito trabalho encontrei na Organização terrestre de Jeová o local de refugio,embora ela mesma afirma ter se equivocado em muitos assuntos corrigidos, mas em comparação com as outras organizações religiosas em que os pecados se acumularam até os céus, essa faz a vontade do Todo Poderoso Jeová.

Por isso amados não deixem sua fé e confiança acabar por pessoas que usam argumentos contra a Organização terrestre de Jeová, pois o seu ódio os incapacita de raciocinarem de forma pura.

Esta Página não se destina a promoção de MINHAS ideias, mas a promoção da verdade bíblica que só uma organização na terra hoje ensina, apesar de Haver reajustes em assuntos e princípios.

Não concordo quando dizem que temos que promover (diferente de expor) nossas próprias ideias nos assuntos doutrinários, pois Jeová é um Deus de ordem, não como as religiões de babilônia onde cada um ensina o que quer e como quer.

Também não preciso retaliar cada acusação levantada contra as testemunhas de Jeová, visto que Jeová fará isso a seu tempo e modo.Para eles deixo uma mensagem Bíblica:  "Coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivente."-Hebreus 10:31

Por Cristiano Leal

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...