Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

09:48

Destaques da semana

Destaques da semana do livro bíblico de Esdras.

Como se determina a data da restauração da adoração verdadeira em Jerusalém? [si p. 285 § 5] O ano de ascensão de Ciro começou após ele ter derrotado Babilônia, em 539 AEC. Durante o primeiro ano de seu reinado (que foi de nisã de 538 AEC até nisã de 537 AEC), Ciro decretou a libertação dos judeus. (Esd. 1:1-3) “Ao chegar o sétimo mês”, os judeus estavam de volta nas suas cidades. (Esd. 3:1) Isso está em harmonia com o fato de que teria levado muito tempo para os judeus se organizarem e viajarem. Assim, o outono (hemisfério norte) de 537 AEC é reconhecido como a data da restauração da adoração verdadeira de Jeová em Jerusalém.

Eram infiéis todos os israelitas que permaneceram em Babilônia, e que lição prática podemos aprender disso? (Esd. 1:3-6) [17, Leitura semanal da Bíblia; veja w86 15/1 p. 8 §§ 4, 7.] Alguns judeus não voltaram ao seu país porque eram materialistas e não tinham apreço; outros não voltaram devido às circunstâncias, como idade avançada ou doença. Atualmente, nem todos têm condições de empreender o ministério de tempo integral, mas como os israelitas, podem apoiar e encorajar os que podem ter uma atividade maior em promover a adoração verdadeira.

3:12 — Por que “os idosos que tinham visto a casa anterior” de Jeová choraram? Esses homens se lembravam de como era magnífico o templo construído por Salomão. O início da reconstrução do novo templo, que estava bem diante deles, era “como nada aos [seus] olhos” em comparação com o anterior. (Ageu 2:2, 3) Será que seus esforços trariam de volta a glória do templo anterior? Devem ter ficado desanimados e por isso choraram.

3:8-10; 4:23, 24; 6:15, 16 — Quantos anos levou a reconstrução do templo? Começou-se a construir o alicerce do templo em 536 AEC — “no segundo ano da sua chegada”. O trabalho de construção parou nos dias do Rei Artaxerxes, em 522 AEC. A proscrição continuou até 520 AEC, o segundo ano do Rei Dario. O templo foi concluído no sexto ano do seu reinado, ou 515 AEC. (Veja o quadro “Reis persas de 537 a 467 AEC”.) Assim, a construção do templo levou cerca de 20 anos.

4:1-3. O fiel restante rejeitou uma oferta que significaria formar aliança religiosa com falsos adoradores. (Êxodo 20:5; 34:12) Da mesma forma, as Testemunhas de Jeová hoje não participam de nenhum movimento ecumênico.

5:1-7; 6:1-12. Jeová pode manobrar as coisas para o êxito de seu povo.

José Antonio Pinto
jose_antoniopinto@hotmail.com

9 Comentaram (Comente também):

  1. A libertação, porque comemorar?
    Eu estava prestando serviço a uma senhora, quando ela me falou do aniversário de sua neta que estava ao seu lado, Como testemunha de jeová, logo comentei que não comemoramos aniversário. Ela logo protestou dizendo: Como? vocês não tem identidade?
    Eu disse a ela que Deus mandou seu povo comemorar uma data mais importante. Lhe contei que o povo de Israel tinha sido escravizado pelos egypcios por mais de 400 anos e que Jeová os Libertou, com muitos sinais que realizou diante de Faraó Dando a conhecer seu nome, quando abriu o mar vermelho para a libertação do povo de Israel, onde os egypcios foram tragados por tentarem ir ao encalço do povo de Jeová. Perguntei a ela o que os Israelitas deviam comemorar? O dia em que foram escravizados no Egypto ? Ou o dia de sua libertação? Ela disse o dia de sua libertação. Respondi a ela que os israelitas que ali então existiam embora tenham nascido no Egypto não lhes caberia comemorar terem nascido debaixo da escravidão e o jugo do Egypto mas sim sua libertação .
    Expliquei a ela que o Faraó simbolizava o próprio Diabo , que assim como o diabo sujeitou a Adão e Eva a escravidão do pecado e da morte assim também o Faraó com seu poder sujeitava a escravidão o povo do Egypto sob o seu jugo. Deus disse a Moisés que suscitaria um verdadeiro libertador semelhante a ele Os Israelitas foram libertos no Dia em que comemoraram a primeira Páscoa ou seja em 14 de Nisã segundo o seu calendário.
    Sabemos que os Judeus celebravam a pascoa pois se lermos os relatos sobre a morte de Cristo podemos verificar que ele morreu por ocasião em que os Judeus celebravam a Pascoa.
    Sabemos que Cristo morreu na pascoa e que ele mesmo disse que ele seria e é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Portanto Cristo é a continuação dos propósitos de jeová.
    Portanto nós assim como os judeus não comemoramos o dia que nascemos como descendentes de Adão que nos escravizou ao pecado e a morte. Mas comemoramos sim o dia que Cristo mandou nos comemorarmos, o dia que Cristo nos libertou do pecado e da morte dando sua vida por nós como resgate propiciatório. Embora existimos como descendentes de Adão como os Israelitas existiam estando sob o jugo de Faraó. Não comemoramos esse dia . Mas comemoramos o dia que Cristo por intermédio do resgate nos deu a oportunidade de vida nos libertando do jugo do pecado e da morte.
    ” Portanto se sujeitar a justiça de Jeová pela humanidade é se colocar diante da única provisão feita para o homem, sim a única que pode realmente libertar a humanidade do pecado, da doença e da morte, sim fazer isso é já se colocar no passo mais adiante para a verdadeira libertação provida por Jeová

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa linha de raciocionio..Parabéns..
    e muito obrigada por nos ajudar a entender de maneira bem claro..
    Jeová os abençoe mais e mais ;;;

    ResponderExcluir
  3. um estudante da bíblia expressou o desejo de ser publicador não batizado, só que ele possui uma moto e não é habilitado, ele pode ser designado? ajudem-me para que eu possa dar-lhe uma resposta. obrigado amo muito vocês meus queridos irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta encontra-se em Romanos 13:1,7.
      Se conduz e não está habilitado, está a infringir a lei de césar e como tal não cumpre os requisitos para ser publicador não batizado.

      Excluir
  4. EU GOSTARIA DE SABER SE VCS PODEM ME AJUDAR NÓ LIVRO DE lUCAS 12:3-31

    ResponderExcluir
  5. vcs podem me ajudar a tirar o destaque do livro de atos 22:11 e atos 24:15.por favor me ajude nesses doislivros.

    ResponderExcluir
  6. vcs podem me ajudar a tirar o destaque de atos 22:11 e atos 24:15.por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  7. Podem me ajudar com a designação número tres da semana que vem.. sobre Abraão? Obg

    ResponderExcluir
  8. gostaria que o destaque da Bíblia fosse atualisado

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.