Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Leitura Semanal da Bíblia (Neemias 12,13)

12 E foram estes os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras, 2 Amarias, Maluque, Hatus, 3 Secanias, Reum, Meremote, 4 Ido, Ginetoi, Abias, 5 Mijamim, Maadias, Bilga, 6 Semaías e Joiaribe, Jedaías, 7 Salu, Amoque, Hilquias, Jedaías. Estes foram os cabeças dos sacerdotes e de seus irmãos nos dias de Jesua.
8 E os levitas foram Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá, Matanias, sobre as ações de graça, ele e seus irmãos. 9 E Bacbuquias e Uni, seus irmãos, estavam defronte deles para montar guarda. 10 O próprio Jesua tornou-se pai de Joiaquim, e o próprio Joiaquim tornou-se pai de Eliasibe e Eliasibe de Joiada. 11 E o próprio Joiada tornou-se pai de Jonatã, e o próprio Jonatã tornou-se pai de Jadua.
12 E nos dias de Joiaquim veio a haver sacerdotes, os cabeças das casas paternas: para Seraías, Meraías; para Jeremias, Hananias; 13 para Esdras, Mesulão; para Amarias, Jeoanã; 14 para Maluqui, Jonatã; para Sebanias, José; 15 para Harim, Adna; para Meraiote, Helcai; 16 para Ido, Zacarias; para Ginetom, Mesulão; 17 para Abias, Zicri; para Miniamim, —; para Moadias, Piltai; 18 para Bilga, Samua; para Semaías, Jeonatã; 19 para Joiaribe, Matenai; para Jedaías, Uzi; 20 para Salai, Calai; para Amoque, Éber; 21 para Hilquias, Hasabias; para Jedaías, Netanel.
22 Os levitas nos dias de Eliasibe, Joiada e Joanã, e Jadua, estavam inscritos como cabeças de casas paternas, também os sacerdotes, até o reinado de Dario, o persa.
23 Os filhos de Levi, como cabeças de casas paternas, estavam inscritos no livro dos assuntos dos tempos, sim, até os dias de Joanã, filho de Eliasibe. 24 E os cabeças dos levitas foram Hasabias, Serebias e Jesua, filho de Cadmiel, e seus irmãos defronte deles para oferecer louvor [e] dar graças de acordo com o mandamento de Davi, o homem do [verdadeiro] Deus, grupo de guardas correspondendo a grupo de guardas. 25 Matanias e Bacbuquias, Obadias, Mesulão, Talmom, Acube, estavam montando guarda como porteiros, um grupo de guardas junto aos armazéns dos portões. 26 Estes [viveram] nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, filho de Jozadaque, e nos dias de Neemias, o governador, e de Esdras, o sacerdote, o copista.
27 E na inauguração da muralha de Jerusalém procuraram os levitas para trazê-los de todos os seus lugares a Jerusalém, para se realizar a inauguração e haver alegria, sim, com agradecimentos e com cântico, com címbalos, com instrumentos de cordas, e com harpas. 28 E os filhos dos cantores passaram a ajuntar-se até mesmo do Distrito, de todos os arredores de Jerusalém e dos povoados dos netofatitas, 29 e de Bete-Gilgal, e dos campos de Geba e de Asmavete, pois havia povoados que os cantores construíram para si ao redor de Jerusalém. 30 E os sacerdotes e os levitas passaram a purificar-se e a purificar o povo, e os portões, e a muralha.
31 Então fiz subir os príncipes de Judá à muralha. Outrossim, constituí dois grandes coros de agradecimento e cortejos, [e um seguia] pela direita sobre a muralha junto ao Portão dos Montes de Cinzas. 32 E Osaías e metade dos príncipes de Judá começaram a andar atrás deles, 33 também Azarias, Esdras e Mesulão, 34 Judá e Benjamim, e Semaías, e Jeremias; 35 também dos filhos dos sacerdotes com as trombetas, Zacarias, filho de Jonatã, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe, 36 e seus irmãos Semaías e Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel e Judá, Hanani, com os instrumentos de canto de Davi, o homem do [verdadeiro] Deus; e Esdras, o copista, adiante deles. 37 E junto ao Portão da Fonte e diretamente adiante deles subiram pela Escadaria da Cidade de Davi, pela subida da muralha acima da Casa de Davi e até o Portão das Águas no leste.
38 E o outro coro de agradecimento seguia adiante, e eu atrás dele, também metade do povo, sobre a muralha acima da Torre dos Fornos e adiante até a Muralha Larga, 39 e por cima do Portão de Efraim e adiante ao Portão da [Cidade] Antiga, e até o Portão do Peixe e a Torre de Hananel, e a Torre de Meá, e adiante ao Portão das Ovelhas; e pararam junto ao Portão da Guarda.
40 Por fim, os dois coros de agradecimento pararam junto à casa do [verdadeiro] Deus, também eu e a metade dos delegados governantes comigo, 41 e os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias, Hananias com as trombetas, 42 e Maaséias e Semaías, e Eleazar, e Uzi, e Jeoanã, e Malquijá, e Elão, e Ezer. E fizeram-se ouvir os cantores com Izraías, o superintendente.
43 E naquele dia passaram a oferecer grandes sacrifícios e a alegrar-se, porque o próprio Deus [verdadeiro] os fizera alegrar-se com grande gozo. E também as próprias mulheres e os filhos se alegraram, de modo que se podia ouvir longe a alegria de Jerusalém.
44 Além disso, naquele dia foram encarregados homens das salas para os depósitos, para as contribuições, para as primícias e para os décimos, a fim de que recolhessem nelas, [procedentes] dos campos das cidades, as porções [exigidas] por lei para os sacerdotes e para os levitas; pois a alegria de Judá se deu por causa dos sacerdotes e dos levitas que estavam de serviço. 45 E começaram a cuidar da obrigação para com seu Deus e da obrigação para com a purificação, também os cantores e os porteiros, de acordo com o mandamento de Davi [e] de Salomão, seu filho. 46 Porque nos dias de Davi e de Asafe, no tempo de outrora, havia cabeças dos cantores e o cântico de louvor e de agradecimento a Deus. 47 E todo o Israel, nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, dava as porções dos cantores e dos porteiros conforme a necessidade diária e [as] santificavam para os levitas; e os levitas [as] santificavam para os filhos de Arão.
13 Naquele dia houve uma leitura do livro de Moisés aos ouvidos do povo; e achava-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não deviam entrar na congregação do [verdadeiro] Deus, por tempo indefinido, 2 pois não tinham ido ao encontro dos filhos de Israel com pão e com água, mas tinham contratado contra eles Balaão, para invocar sobre eles o mal. No entanto, nosso Deus transformou a invocação do mal numa bênção. 3 Portanto, sucedeu que, assim que ouviram a lei, começaram a separar de Israel toda a mistura de gente.
4 Ora, antes disso, Eliasibe, o sacerdote encarregado dum refeitório da casa de nosso Deus, era parente de Tobias; 5 e passara a fazer para ele um amplo refeitório onde antes se pusera regularmente a oferta de cereais, o olíbano e os utensílios, bem como o décimo dos cereais, do vinho novo e do azeite, que de direito cabe aos levitas, e aos cantores, e aos porteiros, bem como a contribuição para os sacerdotes.
6 E durante todo este [tempo] aconteceu que eu não estava em Jerusalém, pois no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei de Babilônia, cheguei ao rei e algum tempo depois pedi licença ao rei. 7 Cheguei então a Jerusalém e passei a observar a maldade praticada por Eliasibe em prol de Tobias, fazendo-lhe uma sala no pátio da casa do [verdadeiro] Deus. 8 E isso me pareceu muito mal. Por isso lancei toda a mobília da casa de Tobias para fora do refeitório. 9 Depois eu disse [a palavra] e eles purificaram os refeitórios; e passei a pôr de volta ali os utensílios da casa do [verdadeiro] Deus, com a oferta de cereais e o olíbano.
10 E fiquei sabendo que as próprias porções dos levitas não [lhes] tinham sido dadas, de modo que os levitas e os cantores que faziam a obra foram correr cada um para o seu próprio campo. 11 E comecei a ralhar com os delegados governantes e a dizer: “Por que se negligenciou a casa do [verdadeiro] Deus?” Portanto, reuni-os e coloquei-os nos seus postos. 12 E todo o Judá, da sua parte, trouxe o décimo dos cereais, e do vinho novo, e do azeite aos depósitos. 13 Então incumbi dos depósitos a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o copista, e a Pedaías, dos levitas; e sob o controle deles estava Hanã, filho de Zacur, filho de Matanias, pois eram considerados fiéis; e cabia-lhes fazer a distribuição a seus irmãos.
14 Lembra-te deveras de mim, ó meu Deus, quanto a isso, e não extingas os meus atos de benevolência que realizei em conexão com a casa de meu Deus e a guarda dela.
15 Naqueles dias vi em Judá gente pisando lagares de vinho no sábado e trazendo para dentro montes de cereais, e carregando jumentos [com eles] e também com vinho, uvas e figos, e com toda sorte de carga, e trazendo-os a Jerusalém no dia de sábado; e passei a testificar [contra eles] no dia em que vendiam provisões. 16 E os próprios tírios moravam na [cidade], trazendo peixe e toda sorte de mercadoria, e vendendo no sábado aos filhos de Judá e em Jerusalém. 17 De modo que comecei a ralhar com os nobres de Judá e a dizer-lhes: “Que é esta coisa má que estais fazendo, profanando até mesmo o dia de sábado? 18 Não foi assim que fizeram os vossos antepassados, de modo que nosso Deus trouxe toda esta calamidade sobre nós e também sobre esta cidade? Contudo, acrescentais à ira ardente contra Israel, profanando o sábado.”
19 E aconteceu que, assim que os portões de Jerusalém tinham ficado sombrios antes do sábado, eu disse imediatamente [a palavra] e as portas começaram a ser fechadas. Eu disse mais que não as abrissem até depois do sábado; e coloquei alguns dos meus próprios ajudantes junto aos portões para que não entrasse nenhuma carga no dia de sábado. 20 Por conseguinte, os negociantes e os vendedores de toda sorte de mercadoria pernoitaram fora de Jerusalém, uma vez e uma segunda vez. 21 Então passei a testificar contra eles e a dizer-lhes: “Por que estais pernoitando diante da muralha? Se o fizerdes de novo, deitarei mão em vós.” Daquele tempo em diante não vieram [mais] no sábado.
22 E prossegui, dizendo aos levitas que se purificassem regularmente e que entrassem, montando guarda nos portões para santificar o dia de sábado. Lembra-te também disso a meu favor, ó meu Deus, e tem dó de mim segundo a abundância da tua benevolência.
23 Vi também naqueles dias os judeus que tinham dado morada a esposas asdoditas, amonitas [e] moabitas. 24 E quanto aos seus filhos, metade falava asdodita, e não havia nenhum deles que soubesse falar judaico, senão na língua dos diversos povos. 25 E comecei a ralhar com eles, e a invocar o mal sobre eles, e a golpear alguns homens deles, e a arrancar seu cabelo, e a fazê-los jurar por Deus: “Não deveis dar vossas filhas a seus filhos, e não deveis aceitar nenhumas das suas filhas para os vossos filhos ou para vós mesmos. 26 Não foi por causa destas que Salomão, rei de Israel, pecou? E entre as muitas nações mostrou-se não haver rei igual a ele; e veio a ser amado por seu Deus, de modo que Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Até mesmo a ele fizeram pecar as esposas estrangeiras. 27 E não é algo nunca ouvido, cometerdes toda esta grande maldade ao agirdes infielmente contra o nosso Deus, dando morada a esposas estrangeiras?”
28 E um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalá, o horonita. De modo que o enxotei de mim.
29 Lembra-te deveras deles, ó meu Deus, por causa do aviltamento do sacerdócio, e do pacto do sacerdócio e dos levitas.
30 E purifiquei-os de tudo o que era estrangeiro e passei a designar deveres aos sacerdotes e aos levitas, cada um na sua própria obra, 31 até mesmo para o suprimento de lenha nos tempos marcados e para os primeiros frutos maduros.
Lembra-te deveras de mim, ó meu Deus, para o bem.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.