Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

O segredo da verdadeira congregação cristã

Numa pequena cidade do interior, havia uma congregação cristã. Era uma congregação pequenina, com dois anciãos e por volta de 50 publicadores. No entanto, mesmo sendo uma das menores congregações de sua região, era uma congregação zelosa, que produzia habilmente sobre o seu território. Muitos estudavam, havia muitas revisitas e aparentemente, um próspero aumento no número de irmãos.

Mas certo dia, um determinado estudante que já era publicador não batizado dirigiu-se a um dos anciãos, um irmão idoso e experiente que já por muitos anos vinha dedicando-se àquela pequena congregação. Ele disse:

– Sabe irmão, eu estou lhe procurando para dizer que, a partir de hoje, estou deixando de ser um publicador e um estudante. Vou voltar para a minha vida anterior e não quero mais ser perturbado por nenhuma Testemunha de Jeová. Avise aí na congregação que não quero nem mesmo receber visitas na minha casa.

O ancião, um homem experiente, calmamente ouviu a vontade do estudante. Ao que após lhe disse:

– Está bem, sua vontade será respeitada. Agora na próxima reunião de serviço já vamos incluir seu anúncio, de que você não deseja mais ter contato com as Testemunhas de Jeová.

(O estudante olhava satisfeito).

O ancião prosseguiu:

– Porém, isto deixará os irmãos um tanto surpresos, não acha? Então para que ninguém lhe procure mais tarde para lhe perguntar o por quê disso, eu preciso que você me diga o motivo para que eu possa incluir no anúncio. O que lhe levou a isto?

– Bem, é que eu tenho visto que as coisas não funcionam direito dentro da congregação! Respondeu o estudante. Essa não pode ser a congregação verdadeira porque o pessoal é muito imperfeito. Veja a irmã Rosário, por exemplo. Tem uma língua tão comprida que se ela souber de algo, então em minutos toda a congregação saberá. O irmão Paulino é outro que não pode ser verdadeiro cristão. Ele está sempre assim deprimido, quando nos cumprimenta é um olá tão baixinho que quase não dá para ouvir. Ele chega no salão senta lá no canto e simplesmente no final vai embora. Me diz isso é atitude de um cristão! Sem contar o irmão Josué, seu co-ancião. É exigente demais, duro demais, todo mundo tem que andar na linha com ele, parece mais um general! Desse jeito não dá mesmo para continuar a participar desta congregação!

– Não são poucas queixas! Redargüiu o ancião. Você terá que fazer uma nota a fim de que eu me lembre de dizer isto tudo no anúncio.

– Está bem, estamos combinados! Disse o publicador.

Após o diálogo o ancião convidou o estudante para lhe acompanhar no caminho para casa. Ele disse que já estava ficando tarde e ele era uma pessoa idosa, precisava de um acompanhante. O estudante prontamente aceitou o convite. Durante o caminho, o ancião tirou algo da pasta. Era o cartão de publicador da irmã Rosário.

– Dê uma olhada nisso! Falou para o estudante. No cartão a média de horas era 120 horas mensais! É verdade a irmã Rosário fala bastante! Continuou o ancião, mas acho inclusive que isto é um dom da parte de Jeová para ela. Porque esta facilidade em se expressar tem permitido que ela já venha servindo como pioneira por 10 anos, sendo que dos 50 publicadores da congregação, 23 ela foi quem ensinou a verdade! É muito zeloso em espalhar a verdade bíblica.

(O estudante analisou espantado o cartão da irmã).

Continuando o caminho... Chegaram à casa do irmão Paulino.

– Venha! Convidou o ancião ao estudante. Vamos ver se pela janela vemos como está o irmão Paulino.

Se esgueirando pelo jardim ambos chegaram até a janela da sala. Lá dentro a seguinte cena: O irmão Paulino tinha em suas mãos a Bíblia com referência lendo-a ao lado da lareira, e ao seu lado uma mesinha com um volume Estudo Perspicaz das Escrituras. Do outro lado da sala sua esposa fumando lhe dizia: "- Vai terminar enlouquecendo de tanto ler a Bíblia!" Mas mesmo assim o irmão permanecia constante na sua leitura.

– É, podemos ver o motivo da tristeza do irmão Paulino, disse o ancião ao estudante. Mas veja como é zeloso! Não perde uma reunião, sempre está no serviço de campo e é muito zeloso no estudo pessoal. É um exemplo para a congregação!

O estudante já bastante confuso com o que vira, nada respondeu. Caminharam ainda mais um pouco antes de chegarem ao seu destino passaram na frente da casa do irmão Josué.

– É tarde, já devem estar dormindo! Disse o estudante.

– É verdade! Respondeu o ancião. Mas vejamos como está tudo.

Caminhando pelo jardim da casa chegaram à janela da sala. Lá dentro sentado a uma mesa estava o irmão Josué mergulhado em meio a papéis. Neste momento sua esposa entra na sala e diz: - Querido já é tarde! Você trabalhou o dia inteiro e ficou a noite inteira resolvendo estas coisas da congregação. Não acha que já é tarde? Venha descansar!- Ainda não. Respondeu ele. Ainda tenho muitas coisas para resolver. Vá deitar-se você. Eu não posso deixar de cuidar das coisas da congregação. A esposa virou-se e saiu da sala.

Sem dizer uma palavra o ancião e o estudante seguiram o caminho até a casa do irmão idoso. Após agradecer a companhia daquele estudante, ele disse: - Não esqueça da nota para o anúncio da reunião de serviço. Após isso, virou-se e entrou em casa, enquanto o jovem publicador seguiu seu caminho se perdendo na escuridão.

Passou os dias e chegou a tão esperada reunião. Timidamente o jovem publicador entrou no salão. Logo ao seu encontro veio aquele idoso ancião.

– Então, trouxe a nota? Perguntou o ancião ao jovem publicador.

Sem responder nada ele lhe estendeu um bilhete. Virando-se foi em direção ao irmão Paulino e sentou-se a seu lado. O ancião após observar a sua atitude abriu o bilhete que dizia:

"Descobri o segredo da Verdadeira Congregação Cristã: O Amor, não a Perfeição!"

Compartilhe com seu amigos

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.