Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

O Perfil do Crime


“O CRIME poderia ser contido da noite para o dia se todos se empenhassem nesse sentido”, disse um ex-chefe da Polícia Metropolitana, citado no jornal inglês Liverpool Daily Post. De fato, se todos obedecessem à lei, o crime desapareceria.
No entanto, na maioria dos lugares, o crime aumenta. Palavras proferidas milhares de anos atrás têm validade hoje: “A terra veio a estar arruinada à vista do verdadeiro Deus, e a terra ficou cheia de violência.” (Gênesis 6:11) — Veja o quadro na página ao lado.
O crime começa pequeno
Violar a lei em coisas pequenas pode levar à violação em coisas maiores. Para passar isso aos seus alunos, certa professora explicou: “Assaltantes de banco começam furtando lápis na escola.”
Mais tarde, o que acontece com freqüência nos locais de trabalho? As pessoas faltam ao serviço alegando doença e recebem os benefícios aos quais não têm direito. Essa desonestidade é mais comum do que talvez se imagine. Na Alemanha, por exemplo, 6% dos dias em que os trabalhadores dizem estar doentes caem nas quartas-feiras, 10% nas terças e 16% nas quintas. Mas daí sobem para 31% nas segundas e 37% nas sextas! Será que as pessoas realmente adoecem mais nas segundas e sextas, ou será apenas mais uma forma de roubo?
Quem são os criminosos?
Naturalmente, os crimes praticados por pessoas comuns em geral não têm a mesma repercussão que os praticados por autoridades. No início dos anos 70, os Estados Unidos foram sacudidos por um crime político tão grave que o nome relacionado com ele até passou a fazer parte da língua inglesa.
“Watergate”, segundo o Barnhart Dictionary of New English, significa “escândalo, especialmente quando envolve tentativa de encobrir informações comprometedoras ou atividades ilegais”. E acrescenta: “O caso Watergate deixou uma marca profunda na língua [inglesa] dos anos 70.” Daí explica que essa palavra deu origem a várias outras, e que o acréscimo de gate a uma palavra-chave é usado para denotar escândalo ou corrupção.
Desde então, muitos “watergates” têm demonstrado que o crime é comum, mesmo entre os que deviam ser exemplares no cumprimento da lei. No Japão, a corrupção política tornou-se tão generalizada que no início dos anos 90 foi preciso criar novas leis para combatê-la. Em 1992, o presidente do Brasil foi afastado do cargo sob acusações de corrupção.
Não é óbvio que as transgressões dos que têm autoridade, incluindo pais, professores e policiais, contribuem para a atividade criminosa das massas?
Boas intenções só não bastam
A maioria das pessoas concordaria que os governos gostariam de acabar com o crime. Mas, certa autoridade aposentada disse sobre seu país: “O governo tem feito muito pouco para tornar a máquina da justiça mais rápida e mais eficiente. Faltam juízes, de modo que os poucos que temos estão sobrecarregados. A força policial está desfalcada e mal-equipada. Muitos policiais não são pagos em dia, o que lhes torna muito tentador aceitar subornos.”
A revista italiana La Civiltà Cattolica lamenta “a impotência do Estado diante do crime organizado”, e observa: “Reconhece-se o empenho das forças de repressão e do judiciário na luta contra a criminalidade, mas é evidente que isso não abala em nada o crime organizado; ao contrário, a sua força e o seu poder aumentam.”
É óbvio que não bastam apenas as boas intenções dos governos no combate ao crime. Anita Gradin, representante européia para assuntos de imigração e judiciais, disse acertadamente: “Precisamos de métodos de trabalho melhores e mais eficazes para cooperação na luta contra o contrabando e tráfico de drogas, a entrada clandestina de seres humanos nos países e a imigração ilegal, o crime organizado, a fraude e a corrupção.”
Quanto se esforçam as autoridades?
Alguns questionam o grau de empenho das autoridades no combate ao crime. Um ex-inspetor-geral de polícia de certo país diz que todo mundo, pelo menos publicamente, “condena a corrupção e os crimes financeiros”. No entanto, diz ele, nem todos desejam realmente erradicar o crime e a corrupção. Cada vez mais pessoas — incluindo autoridades — aparentemente acham que o suborno, a fraude e o furto são meios aceitáveis de progredir na vida.
O fato de que muitos “que cometem crimes ficam impunes”, como se expressou certa autoridade alfandegária, é sem dúvida uma razão para o aumento no crime. Por exemplo, uma publicação russa fala da “facilidade com que os criminosos escapam impunes”. Isso, complementa a publicação, “parece inspirar os cidadãos comuns a cometer os crimes mais brutais”. É exatamente como declarou um escritor bíblico, uns 3.000 anos atrás: “Por não se ter executado prontamente a sentença contra um trabalho mau é que o coração dos filhos dos homens ficou neles plenamente determinado a fazer o mal.” — Eclesiastes 8:11.
Não é exagero dizer que os governos travam uma batalha perdida contra o crime. O jornal alemão Rheinischer Merkur comenta: “O medo público do aumento de crimes violentos é profundo, e nem a costumeira briga político-partidária, nem as estatísticas que sugerem que a situação não é tão grave como parece, conseguem amenizá-lo.”
Em vez de a questão do crime ser menos grave do que parece, o mais provável é o contrário. No entanto, há margem para otimismo. Aproxima-se um mundo sem crime, e você talvez ainda o alcance em vida. Preencha o formulário no começo deste site para entender o precisa fazer para sobreviver a destruição que se aproxima.

1 Comentaram (Comente também):

  1. Conheça nosso blog do Centenario

    http://www.100anos.assembleiabelem.br22.com/

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Algumas palavras populares que amaldiçoam a propria pessoa que fala, veja neste link abaixo em nosso blog:

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/

    Aproveite e Acesse nosso site, com mais conteudo para você

    http://www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.