Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques de Jó 21-27

(Leitura de Jó 21-27)

http://www.watchtower.org/t/biblia/job/chapter_021.htm 

Jó replica com um argumento fulminante: Se Deus sempre castiga assim os iníquos, por que é que os iníquos continuam vivendo, envelhecem, e se tornam superiores em riquezas? Passam seus dias desfrutando a vida. Quantas vezes lhes sobrevém a calamidade? Mostra que o rico e o pobre morrem da mesma forma. De fato, o iníquo com freqüência morre “despreocupado e tranqüilo”, ao passo que o justo talvez morra “com alma amargurada”. — 21:23, 25.
24 O debate: terceira fase (22:1-25:6). Elifaz volta a atacar ferozmente, zombando da afirmação de Jó de ser inculpe diante do Todo-poderoso. Levanta calúnia mentirosa contra Jó, declarando que este é mau, explorou os pobres, negou pão ao faminto e maltratou viúvas e órfãos de pai. Elifaz diz que a vida particular de Jó não é tão pura como afirma e que isso explica a situação calamitosa de Jó. Mas, “se retornares ao Todo-poderoso”, entoa Elifaz, “ele te ouvirá”. — 22:23, 27.
25 Jó, em resposta, refuta a ultrajante acusação de Elifaz dizendo que deseja uma audiência perante Deus, o qual está ciente do seu proceder justo. Há aqueles que oprimem os órfãos de pai, as viúvas e os pobres, e que cometem homicídio, roubo e adultério. Talvez pareçam prosperar por algum tempo, mas receberão sua recompensa. Serão reduzidos a nada. “Por conseguinte, quem me fará de mentiroso?”, desafia Jó. — 24:25.
26 Bildade redargúi brevemente a isto, sustentando seu argumento de que nenhum homem pode ser puro perante Deus. Zofar deixa de participar nesta terceira fase. Não tem nada a dizer.
27 O argumento concludente de Jó (26:1- 31:40). Numa dissertação final, Jó silencia completamente seus companheiros. (32:12, 15, 16) Com grande sarcasmo, diz: “Oh! de quanta ajuda foste àquele que não tem poder! . . . Quanto aconselhaste aquele que não tem sabedoria!” (26:2, 3) Nada, porém, nem mesmo o Seol, pode encobrir algo da vista de Deus. Jó descreve a sabedoria de Deus no espaço sideral, na terra, nas nuvens, no mar e no vento — os quais o homem tem visto. Estes são apenas as beiradas dos caminhos do Todo-poderoso. Mal chegam a ser um sussurro da grandeza do Todo-poderoso.
28 Convencido de sua inocência, declara: “Até eu expirar não removerei de mim a minha integridade!” (27:5) Não, Jó não fez nada para merecer o que lhe sobreveio. Contrário às acusações deles, Deus recompensará a integridade, cuidando de que as coisas armazenadas pelos iníquos na sua prosperidade sejam herdadas pelos justos.

Jó dá um corajoso testemunho
  No seu último discurso, Jó deu um testemunho ainda maior do que nos anteriores. Calou totalmente seus falsos consoladores. Com sarcasmo mordaz ele disse: ‘Oh! de quanta ajuda fostes àquele que não tem poder!’ (Jó 26:2) Jó exaltou a Jeová, cujo poder suspende nosso globo terrestre no espaço, sobre o nada, e sustenta nuvens cheias de água acima da terra. (Jó 26:7-9) No entanto, Jó disse que essas maravilhas ‘são as beiradas dos caminhos de Jeová’. — Jó 26:14.

Nosso Comentário 

Tendo certeza da sua inocência, Jó declarou: “Até eu expirar não removerei de mim a minha integridade!” (Jó 27:5) Contrário às acusações falsas lançadas contra ele, não fizera nada para merecer aquilo que lhe sobreviera. Jó sabia que Jeová não ouve as orações de apóstatas, mas recompensa os mantenedores da integridade. Isto deve lembrar-nos que em breve a tormenta do Armagedom arrancará os iníquos do seu lugar de poder e que eles não escaparão da severa mão de Deus. Até então, o povo de Jeová andará na sua integridade. — Jó 27:11-23.

1 Comentaram (Comente também):

  1. jó22:1a5- Elifaz ataca Jó mais uma vez zombando de sua afirmação de ser inculpe diante de Jeová.levanta calúnias contra Jó e ainda diz que a vida de Jó não era tão pura quanto ele afirmava e por isso ele estava passando por aquela situação calamitosa. Sabemos que ñ deve ter sido fácil para Jó suportar tudo aquilo mais ele agiu da maneira correta e manteve a integridade.Hoje também passo por situações q provam a minha fé mais preciso fazer nossa a minha parte e manter a integridade a Jeová.

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.