Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Salmos 11-18

http://www.watchtower.org/t/biblia/ps/chapter_011.htm ( Boa leitura)


O LIVRO de Salmos era o cancioneiro inspirado dos verdadeiros adoradores de Jeová dos tempos antigos, uma coleção de 150 cânticos sagrados, ou salmos, musicados e arranjados para a adoração pública de Jeová Deus no seu templo em Jerusalém. Esses salmos são cânticos de louvor a Jeová, e, não só isso, contêm também orações de pedido de misericórdia e de ajuda, bem como expressões de fé e confiança. São repletos de agradecimentos, exultações e exclamações de grande, sim, superlativa, alegria. Alguns são recapitulações de fatos históricos, e meditações sobre a benevolência de Jeová e suas grandes obras. Contêm numerosas profecias, muitas das quais tiveram notável cumprimento. Encerram muita instrução proveitosa e edificante, escrita em linguagem elevada e figurada, fazendo vibrar o coração do leitor. Os salmos constituem uma suntuosa refeição espiritual, belamente preparada e servida a nós convidativamente.


O livro de Salmos é rico em profecias, dirigindo a atenção a Jesus Cristo, o "filho de Davi", bem como ao papel que desempenharia na qualidade de Ungido de Jeová e Rei. (Mat. 1:1) Na ocasião do nascimento da congregação cristã, no dia de Pentecostes, em 33 EC, o espírito santo começou a esclarecer os apóstolos quanto ao cumprimento dessas profecias. Naquele mesmo dia, Pedro citou repetidamente os Salmos para desenvolver o tema do famoso discurso que proferiu. Dizia respeito a uma pessoa: "Jesus, o nazareno". A última parte de sua argumentação se baseia quase inteiramente em citações dos Salmos, provando que Cristo Jesus é o Davi Maior e que Jeová não deixaria a sua alma no Hades, mas o ressuscitaria dentre os mortos. Não, "Davi não ascendeu aos céus", mas, conforme ele predisse no Salmo 110:1, o seu Senhor ascendeu. Quem é o Senhor de Davi? O discurso de Pedro atinge o seu ponto culminante ao responder ele de modo poderoso: "Este Jesus, a quem pregastes numa estaca"! - Atos 2:14-36; Sal. 16:8-11; 132:11.


Aplicação no Texto


Estão falando a inveracidade um com o outro, Com lábio macio* estão falando até mesmo com um coração dúplice.(Salmos 2:12)


*Sendo parte da boca e tendo muito que ver com a formação das palavras, "lábio" (hebr.: sa·fáh; gr.: kheí·los) é usado figuradamente no sentido de fala ou linguagem (Pr 14:3; 1Co 14:21), e é, ocasionalmente, empregado em paralelismos com "língua" (Sal 34:13; Pr 12:19) e com "boca". (Sal 66:14; Pr 18:7) Antes da confusão de línguas em Babel, "toda a terra continuava a ter um só idioma [literalmente: "lábio"] e um só grupo de palavras". (Gên 11:1, 6-9; faz-se o mesmo emprego no Sal 81:5; Is 19:18.) Por meio do profeta Sofonias, Deus prometeu dar aos povos "a transformação para uma língua [lábio] pura"; deste modo, falariam unidamente em louvor de Jeová e de seus justos propósitos por meio de Cristo Jesus. - Sof 3:9; compare isso com Pr 12:19.


A profecia de Oséias incentivava Israel a oferecer a Jeová os "novilhos" de seus lábios, que simbolizavam os sacrifícios de louvor sincero. (Os 14:2) O apóstolo Paulo alude a esta profecia ao exortar os concrentes a oferecerem a Deus "um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de lábios que fazem declaração pública do seu nome". - He 13:15.


Figurativamente, um "lábio macio" indica linguagem enganosa. (Sal 12:2, 3) Tais lábios, bem como os lábios duros ou mentirosos, podem ser prejudiciais - ferindo em profundidade como uma espada, ou envenenando como uma víbora. (Sal 59:7; 140:3; Ro 3:13) A pessoa que "abre bem os seus lábios" é aquela que fala de modo impensado ou insensato. (Pr 13:3) Isso pode conduzi-la à ruína, pois para Deus todos são responsáveis por suas palavras. - De 23:23; Núm 30:6-8; Pr 12:13; compare isso com Jó 2:10; Mt 12:36, 37.


E tu me darás o teu escudo de salvação, E a tua própria direita me amparará, E a tua própria humildade me engrandecerá* (Salmos 18:35)


*A humildade pode ajudar muito a pessoa a enfrentar o desafio da adversidade. Caso sobrevenha uma calamidade, a humildade habilitará a pessoa a resistir e a perseverar, bem como a continuar no serviço que presta a Deus. O Rei Davi sofreu muitas adversidades. Foi caçado como proscrito pelo Rei Saul. Mas, nunca se queixou de Deus, nem se enalteceu acima do ungido de Jeová. (1Sa 26:9, 11, 23) Quando pecou contra Jeová no caso que teve com Bate-Seba e foi mui severamente repreendido por Natã, profeta de Deus, ele se humilhou diante de Deus. (2Sa 12:9-23) Depois, quando certo benjamita chamado Simei começou a invocar publicamente o mal sobre Davi, e quando Abisai, oficial de Davi, quis matar o homem por tanto desrespeitar o rei, Davi demonstrou humildade. Replicou a Abisai: "Eis que meu próprio filho que saiu das minhas próprias entranhas está procurando a minha alma; e quanto mais agora um benjaminita! . . . Talvez Jeová veja com o seu olho e Jeová realmente me restitua a bondade em vez de sua invocação do mal neste dia." (2Sa 16:5-13) Mais tarde, Davi recenseou o povo, contrário à vontade de Jeová. O relato conta: "E o coração de Davi começou a bater nele depois de ter contado o povo. Por conseguinte, Davi disse a Jeová: 'Pequei muitíssimo naquilo que fiz. . . . Agi muito nesciamente.'" (2Sa 24:1, 10) Embora sofresse punição, Davi não foi destituído de ser rei; sua humildade contribuiu muito para ele ser restabelecido no favor de Jeová.


Nosso Comentário


No Salmos 11:5 diz que Jeová odeia quem ama a violência, nós como imitadores dele, faremos bem em fazer um exame a que tipo de entretenimento estamos usando nosso tempo, devemos lembrar que Jeová não odeia só a violência, mas também a mentira, a imoralidade, o espiritismo, façamos o máximo para agradar Jeová nestes assuntos!!!

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.