Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Pode algo de bom resultar das provações?

images
Há um velho ditado que diz: “Depois da tempestade vem a bonança.” Este é um modo simples de dizer que, não importa quão ruim a situação chegue a ser, você sempre pode achar um motivo para ter esperança. O objetivo de tudo o que está escrito na Palavra de Deus é que ‘tenhamos esperança’. (Romanos 15:4) Não importa a gravidade da situação em que você se encontra, as promessas e os princípios apresentados na Bíblia podem dar-lhe renovada alegria e esperança.
As Escrituras mostram que ‘a tribulação é momentânea e leve’ em comparação com as bênçãos eternas oferecidas àqueles que amam a Deus. (2 Coríntios 4:16-18) A Bíblia indica também que as qualidades piedosas desenvolvidas durante as provações são de valor muito superior à fama ou à riqueza material. (1 João 2:15-17) Assim, mesmo o sofrimento pode servir a uma finalidade boa. (Hebreus 5:8) Na realidade, a aplicação do que aprende durante provações pode dar-lhe bênçãos inesperadas.
Uma provação difícil pode torná-lo mais brando. Você talvez admita que, no passado, tinha uma personalidade que irritava os outros e até estorvava seu progresso espiritual. Talvez fosse seu excesso de confiança. Depois de ter sido afligido por alguma calamidade, talvez de repente se tenha dado conta de quão frágil você é e de quanto precisa de outros. Se a sua provação lhe ensinou essa lição e se você fez as necessárias mudanças, ela o beneficiou.
Que dizer se, no passado, os outros achavam difícil lidar com você porque tinha dificuldade em controlar o seu gênio? Isto pode até ter-lhe causado algum problema de saúde. (Provérbios 14:29, 30) Agora, porém, a situação talvez seja bem melhor, porque está confiando no espírito de Deus para ajudá-lo a exercer autodomínio. — Gálatas 5:22, 23.
Assim como outros, antes você talvez não tivesse a compaixão necessária para ser misericordioso com os que erravam. Mas, depois de você mesmo ter caído numa situação em que sentiu muita necessidade de misericórdia, é provável que agora esteja mais inclinado a ser misericordioso para com outros. A solidariedade, a preocupação e a misericórdia animadoras que se teve com você o fizeram dar-se conta de que deve mostrar qualidades similares para com transgressores arrependidos. Se a sua dor o induziu a corrigir essas fraquezas de personalidade, então esse foi um dos benefícios que derivou do que passou. Aprendeu que “a misericórdia exulta triunfantemente sobre o julgamento”. — Tiago 2:13; Mateus 5:7.
E se uma disciplina aplicada pela congregação cristã lhe custou prezados privilégios e o respeito de outros? Não se desespere! A ação disciplinar ajuda a manter a congregação limpa, mas os seus objetivos incluem o restabelecimento espiritual do transgressor. Deve-se admitir que “nenhuma disciplina parece no momento ser motivo de alegria, mas sim de pesar; no entanto, depois dá fruto pacífico, a saber, a justiça, aos que têm sido treinados por ela”. (Hebreus 12:11) Embora a disciplina possa ser um golpe devastador, não deixa o arrependido humilde sem esperança. O Rei Davi, do antigo Israel, foi severamente disciplinado por transgressão, mas ele se arrependeu e por fim recebeu um elogio especial como homem de notável fé. — 2 Samuel 12:7-12; Salmo 32:5; Hebreus 11:32-34.
Uma provação pode ter um profundo efeito sobre o modo de você encarar as coisas. No passado, sua atenção talvez se fixasse em objetivos materialistas e realizações que lhe deram reconhecimento e posição social neste mundo. Pode ser que uma provação associada com um revés financeiro ou com perdas materiais o tenha feito enfocar coisas mais importantes. (Note Filipenses 1:10.) Agora se dá conta de que valores e objetivos espirituais no serviço sagrado são as únicas coisas que dão verdadeira alegria e duradoura satisfação.

2 Comentaram (Comente também):

  1. Hoje encaro todas as provações que passei e algumas que passo como um refinamento de comportamento permitido por Jeová pois ele deseja que sejamos puros e fiel em todas nossas atitudes e pensamentos quando o amamos de verdade reconhecemos nas adversidades o ponto a ser corrigido a ser melhorado não pensamos como as pessoas sem fé e esperança que Deus nos abandonou por uma boa causa ele permitiu que seu único e amado filho sofresse e morresse por nós será que somos superiores a esse filho tão amado por ele? claro que não se mantivermos o conceito equilibrado sobre nós mesmos veremos que tudo tem uma razão de ser vamos procurar as respostas na sua palavra a bíblia que diz "Paz Abundante pertence aos que amam a tua lei e para eles não há pedra de tropeço. SALMOS119,165 Se essa paz esta te faltando busque ajuda com as testemunhas de Jeová procurando respostas através do estudo bíblico gratuito de sua própria bíblia em sua casa horário escolhido por você por que todo esse esforço? A resposta esta na sua bíblia leia por favor (1 TIMÓTEO,4,16 E MATEUS24,14)Cada um de nós somos livres para fazer qualquer escolha só não somos livres dos resultados dessas escolhas principalmente se elas forem apartadas de NOSSO CRIADOR ELE SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS (SALMOS119,105)UM ABRAÇO A TODOS OS QUE LEREM ESSE COMENTARIO ELI BIRIGUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei o comentário! realment nosso CRIADOR JEOVÀ sabe o q é melhor p/ nós e só quer nosso bem! como é bom louvar seu nome,nos ocupar em seu serviço ,e,confiar na sua mão protetora,e,na sua ajuda,qdo enfrentamos problemas!!!!!! 1 cor. 10;13 é um dos meus textos preferidos q me fortaleceram nos momentos difíceis! um abraço!

      Excluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.