Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Testemunho Cabal 3:4-11(semana 2/5)

esse

“Todos eles estavam juntos no mesmo lugar” (Atos 2:1-4)
4 A congregação cristã teve início com cerca de 120 discípulos que “estavam juntos no mesmo lugar”, uma sala de sobrado, e que foram ungidos com espírito santo. (Atos 2:1) No fim do dia, o número de membros batizados daquela congregação já havia chegado à casa dos milhares. Mas esse era só o começo do crescimento de uma organização que continua a se expandir hoje. De fato, um grupo de homens e mulheres tementes a Deus, a atual congregação cristã, é o meio pelo qual as “boas novas do reino” são “pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações” antes do fim deste sistema. — Mat. 24:14.
5 A congregação cristã também seria fonte de encorajamento espiritual para seus membros ungidos e, mais tarde, para as “outras ovelhas”. (João 10:16) Paulo demonstrou seu apreço pelo apoio que os membros da congregação dão uns aos outros quando escreveu aos cristãos em Roma: “Anseio ver-vos, para vos conferir algum dom espiritual, a fim de que sejais firmados; ou, antes, para que haja um intercâmbio de encorajamento entre vós, cada um por intermédio da fé que o outro tem, tanto a vossa como a minha.” — Rom. 1:11, 12.
6 Hoje, a congregação cristã tem os mesmos objetivos que tinha no primeiro século. Jesus deu a seus discípulos uma obra desafiadora e ao mesmo tempo emocionante. Ele lhes disse: “Fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” — Mat. 28:19, 20.
7 A congregação cristã das Testemunhas de Jeová é o meio pelo qual essa obra é realizada hoje. Sem dúvida é um desafio pregar a pessoas de diferentes idiomas. Apesar disso, as Testemunhas de Jeová produzem publicações bíblicas em mais de 400 idiomas. Caso você esteja assistindo regularmente às reuniões cristãs e participando na obra de pregar o Reino e fazer discípulos, tem motivos para se alegrar. Você está entre os relativamente poucos na Terra que têm o privilégio de dar testemunho cabal a respeito do nome de Jeová!
8 Para ajudar você a perseverar com alegria durante estes tempos críticos, Jeová Deus providenciou uma associação mundial de irmãos. Paulo escreveu aos cristãos hebreus: “Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e a obras excelentes, não deixando de nos ajuntar, como é costume de alguns, mas encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes chegar o dia.” (Heb. 10:24, 25) A congregação cristã é uma provisão de Jeová para que você possa encorajar outros e também ser encorajado. Permaneça achegado a seus irmãos espirituais. Nunca deixe de estar presente às reuniões cristãs!
“Cada um os ouvia falar no seu próprio idioma” (Atos 2:5-13)
9 Imagine como aquele diversificado grupo de judeus e prosélitos deve ter ficado emocionado no Pentecostes de 33 EC. É provável que a maioria dos presentes tivesse um idioma em comum, talvez o grego ou o hebraico. Mas agora “cada um os ouvia [ou seja, os discípulos] falar no seu próprio idioma”. (Atos 2:6) Ouvir as boas novas em sua língua materna com certeza tocou o coração daqueles ouvintes. Naturalmente, os cristãos de hoje não possuem o dom milagroso de falar em línguas estrangeiras. No entanto, muitos se têm colocado à disposição para divulgar a mensagem do Reino a pessoas de todas as nacionalidades. Como? Alguns aprendem um novo idioma para poder apoiar uma congregação de língua estrangeira em sua região ou até para se mudar para outro país. Com freqüência, eles observam que os ouvintes ficam admirados pelos seus esforços.
10 Veja o caso de Christine, que fez um curso de guzerate com outras sete Testemunhas de Jeová. Ao encontrar com uma colega de trabalho cuja língua materna é o guzerate, Christine a cumprimentou nesse idioma. A mulher ficou impressionada e quis saber por que ela estava se esforçando para aprender guzerate. Christine pôde então dar um excelente testemunho. A mulher disse-lhe: “Nenhuma outra religião incentivaria seus membros a aprender uma língua tão difícil. Vocês devem ter algo muito importante para dizer.”
11 É claro que nem todos nós podemos aprender uma nova língua, mas podemos estar preparados para pregar a mensagem do Reino a pessoas que falam outros idiomas. Como? Uma maneira é usar o folheto Boas Novas para Pessoas de Todas as Nações. Esse folheto contém uma mensagem breve em vários idiomas. Observe um caso em que essa publicação foi bem usada. Uma família de Testemunhas de Jeová visitou três parques nacionais pouco depois do lançamento do folheto. Nesses locais, encontraram pessoas das Filipinas, da Holanda, da Índia e do Paquistão. O marido disse: “Apesar de todas elas falarem um pouco de inglês, ficaram muito impressionadas quando lhes mostramos a mensagem em sua própria língua, mesmo estando a milhares de quilômetros de casa. Elas puderam notar claramente a natureza internacional de nossa obra e a união que há entre nós.”

 

4. De que modo a atual congregação cristã é uma extensão da congregação formada em 33 EC?
5. Qual seria a bênção de se associar com a congregação cristã, tanto no primeiro século como hoje?
6, 7. Como a congregação cristã hoje está cumprindo a comissão dada por Jesus de pregar a todas as nações?
8. De que maneira os membros da congregação são abençoados individualmente?
9, 10. Como alguns se têm colocado à disposição para pregar aos que falam outro idioma?
11. Como podemos fazer bom uso do folheto Boas Novas para Pessoas de Todas as Nações?

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...