Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

16:11

Estudo do Livro Testemunho Cabal Cap.5:17-22

Homens qualificados para cuidar de uma "incumbência necessária" (Atos 6:1-6)

17 A recém-formada congregação enfrentava agora um perigo sutil que surgiu dentro da congregação. Do que se tratava? Muitos dos discípulos que estavam sendo batizados não eram de Jerusalém e queriam aprender mais antes de voltar para casa. Essas pessoas precisavam de comida e outros suprimentos, de modo que os discípulos voluntariamente doaram dinheiro para atender a essas necessidades. (Atos 2:44-46; 4:34-37) Com isso, surgiu uma situação delicada. "Na distribuição diária" de alimentos, as viúvas que falavam grego "estavam sendo passadas por alto". (Atos 6:1) Mas isso não acontecia com as que falavam hebraico. Parece, então, que o problema envolvia discriminação. Poucas questões têm tanto potencial para causar divisão.

18 Os apóstolos, atuando como corpo governante da crescente congregação, reconheceram que não seria sábio eles 'deixarem a palavra de Deus para distribuir comida'. (Atos 6:2) Para resolver esse assunto, eles orientaram os discípulos a procurar sete homens "cheios de espírito e de sabedoria" a quem eles pudessem designar para cuidar dessa "incumbência necessária". (Atos 6:3) Era preciso usar homens qualificados porque aquela tarefa envolvia não apenas distribuir alimentos, mas também lidar com dinheiro, fazer compras e manter registros exatos. Todos os homens escolhidos tinham nome grego, o que talvez tenha ajudado as viúvas prejudicadas a ter mais confiança neles. Depois de considerarem as recomendações com oração, os apóstolos designaram os sete homens para cuidar dessa "incumbência necessária".

19 Será que cuidar da distribuição de alimentos significava que aqueles sete homens designados estavam agora isentos da responsabilidade de pregar as boas novas? Definitivamente não! Um desses homens escolhidos foi Estêvão, que se mostraria uma testemunha corajosa e determinada. (Atos 6:8-10) Filipe também foi um dos sete e é chamado de "o evangelizador". (Atos 21:8) Fica evidente então que os sete homens continuaram a ser zelosos pregadores do Reino.

Pergunta: Que questão surgiu que poderia causar divisão, e o que os apóstolos fizeram para resolver esse problema?

20 O povo de Jeová hoje segue o procedimento adotado pelos apóstolos. Homens recomendados para cuidar de responsabilidades congregacionais têm de manifestar sabedoria divina e dar evidências de que o espírito santo age sobre eles. Sob a orientação do Corpo Governante, homens que preenchem os requisitos bíblicos são designados para servir como anciãos ou servos ministeriais nas congregações. (1 Tim. 3:1-9, 12, 13) Pode-se dizer que os que preenchem as qualificações foram designados pelo espírito santo. Esses homens diligentes cuidam de muitas 'incumbências necessárias'. Por exemplo, anciãos podem providenciar ajuda prática para fiéis irmãos idosos com reais necessidades. (Tia. 1:27) Alguns anciãos se empenham em construir Salões do Reino, organizar congressos ou visitar médicos e hospitais para tratar de assuntos relacionados à questão do sangue. Servos ministeriais cuidam de muitas tarefas que não envolvem diretamente pastoreio ou ensino. Todos esses homens qualificados precisam equilibrar suas responsabilidades congregacionais e organizacionais com a designação dada por Deus de pregar as boas novas do Reino. - 1 Cor. 9:16.

Pergunta:20. Como o povo de Deus hoje segue o procedimento apostólico?

"A palavra de Deus crescia" (Atos 6:7)

21 Com o apoio de Jeová, a recém-formada congregação sobreviveu à perseguição externa e evitou um problema interno que poderia causar divisões. A bênção de Jeová era evidente, pois lemos: "A palavra de Deus crescia e o número dos discípulos multiplicava-se grandemente em Jerusalém; e uma grande multidão de sacerdotes começou a ser obediente à fé." (Atos 6:7) Esse é apenas um de vários relatórios do progresso da obra encontrados no livro de Atos. (Atos 9:31; 12:24; 16:5; 19:20; 28:31) Nos nossos dias, ouvir relatórios sobre o progresso da obra de pregação do Reino em outras partes do mundo nos dá muito encorajamento.

22 Lá no primeiro século EC, os enfurecidos líderes religiosos não tinham a menor intenção de desistir da luta contra os discípulos. Uma onda de perseguição estava prestes a começar. Logo, Estêvão seria o alvo de violenta oposição, conforme veremos no próximo capítulo.

Pergunta 21, 22: O que mostra que Jeová abençoava a recém-formada congregação?

Powered by Zoundry Raven

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.