Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

08:40

Deus se importa com sua roupa e aparência?


group.jpg


"Assim como o índice revela o conteúdo do livro, . . . o hábito e os trajes, no homem e na mulher, refletem o espírito de quem os veste." - Philip Massinger, dramaturgo inglês.


NO TERCEIRO século EC, o escritor eclesiástico Tito Clemente elaborou uma longa lista de normas determinando o que vestir e como se arrumar. Foi proibido o uso de enfeites e de tecidos finos ou coloridos. As mulheres não deviam tingir o cabelo nem "passar no rosto artifícios sedutores de astúcia ardilosa", isto é, "usar maquiagem". Os homens eram instruídos a rapar a cabeça porque "o cabelo tosado . . . mostra que o homem é sério", mas deviam deixar a barba crescer porque "ela confere dignidade e impõe respeito".


Séculos mais tarde, o líder protestante João Calvino promulgou leis especificando a cor e o tipo de roupa que seus seguidores podiam usar. Jóias e rendas não eram vistas com bons olhos, e uma mulher podia ser presa por usar um penteado "de altura imoral".


Tais conceitos radicais, defendidos por líderes religiosos no decorrer dos anos, fizeram com que muitos indivíduos sinceros perguntassem: Será que Deus se importa com a minha roupa e aparência? Desaprova ele certas modas ou o uso de maquiagem? O que a Bíblia ensina?


Um assunto pessoal


É interessante notarmos o que Jesus disse aos seus discípulos, conforme registrado em João 8:31, 32: "Se permanecerdes na minha palavra, . . . conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." De fato, as verdades ensinadas por Jesus visavam libertar as pessoas dos fardos opressivos criados pela tradição e pelos ensinos falsos. O objetivo era revigorar os 'que labutavam e estavam sobrecarregados'. (Mateus 11:28) Nem Jesus nem seu Pai, Jeová Deus, desejam controlar a vida das pessoas a ponto de elas não poderem tomar a iniciativa em usar sua própria faculdade de raciocínio em questões pessoais. Jeová quer que elas se tornem pessoas maduras, "que pelo uso têm as suas faculdades perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado". - Hebreus 5:14.


Assim, a Bíblia não contém leis detalhadas sobre roupa, modo de se arrumar e o uso de cosméticos. A única exceção a isso são algumas especificações sobre trajes impostas pela Lei mosaica aos judeus, com o objetivo de ajudá-los a manter-se separados das nações vizinhas e de sua influência imoral. (Números 15:38-41; Deuteronômio 22:5) No sistema cristão, a roupa e a aparência são basicamente uma questão de preferência pessoal.


Mas isso não quer dizer que para Deus não faz diferença o que vestimos, ou que tudo seja aceitável. Pelo contrário, a Bíblia contém orientações razoáveis que refletem o ponto de vista de Deus sobre a roupa e a aparência.


"Com modéstia e bom juízo"


O apóstolo Paulo escreveu que as mulheres cristãs deviam 'adornar-se em vestido bem arrumado, com modéstia e bom juízo, não com estilos de trançados dos cabelos, e com ouro, ou pérolas, ou vestimenta muito cara'. Similarmente, Pedro aconselha contra "o trançado externo dos cabelos e o uso de ornamentos de ouro". - 1 Timóteo 2:9; 1 Pedro 3:3.


Será que Pedro e Paulo estão dizendo que os cristãos, homens e mulheres, devem evitar cuidar da aparência? De forma alguma! De fato, a Bíblia menciona homens e mulheres fiéis que usaram jóias ou óleos cosméticos e perfumes. Antes de sua audiência com o Rei Assuero, Ester submeteu-se a um prolongado tratamento de beleza, com óleos perfumados e massagens. E José vestia-se de linho fino e usava um colar de ouro. - Gênesis 41:42; Êxodo 32:2, 3; Ester 2:7, 12, 15.


A frase "bom juízo", usada por Paulo, ajuda-nos a entender a admoestação. A palavra grega original denota moderação ou controle. Implica ter um conceito sóbrio de si mesmo, sem chamar indevida atenção. Outras versões da Bíblia traduzem essa palavra como "discrição", "bom senso", "sobriedade". Essa qualidade é um requisito importante para os anciãos cristãos. - 1 Timóteo 3:2.


Assim, ao nos dizer que a roupa e a maneira de nos arrumar deve ser modesta e bem arrumada, as Escrituras nos incentivam a evitar quaisquer estilos extremistas que ofenderiam a outros e refletiriam mal sobre nós e sobre a congregação cristã. Em vez de chamar atenção para a sua aparência por meio de adorno físico, os que professam reverenciar a Deus devem demonstrar bom juízo e dar mais importância à "pessoa secreta do coração, na vestimenta incorruptível dum espírito quieto e brando". Isso, conclui Pedro, de grande valor aos olhos de Deus". - 1 Pedro 3:4.


Os cristãos são um "espetáculo teatral para o mundo". Precisam cuidar da impressão que causam, especialmente em vista da ordem de pregar as boas novas. (1 Coríntios 4:9; Mateus 24:14) Assim, não devem deixar que nada, incluindo sua aparência, desvie a atenção de outros de ouvir essa mensagem vital. - 2 Coríntios 4:2.


Embora os estilos variem bastante de um lugar para outro, a Bíblia dá orientações claras, razoáveis, que permitem que a pessoa faça uma escolha sábia de roupa. Contanto que se sigam esses princípios, Deus, no seu amor, permite que cada um se vista e se arrume de acordo com sua preferência.



[Nota(s) de rodapé]


Fez-se um esforço para validar essas interdições por distorcer as Escrituras. Embora a Bíblia não diga nada disso, o influente teólogo Tertuliano ensinava que visto que uma mulher foi a causa "do primeiro pecado, e a ignomínia . . . da perdição humana", as mulheres deviam andar "como Eva, pesarosas e arrependidas". De fato, ele insistia que uma mulher naturalmente bonita devia até mesmo esconder sua beleza. - Note Romanos 5:12-14; 1 Timóteo 2:13, 14.


Você é escrava da moda? Continue lendo essa matéria interessante no site Oficial


5 Comentaram (Comente também):

  1. Eu sou estudante e fico muito confusa e as vezes chateada , quando vou ao salão com uma roupa um pouco mais feminina e fresca , meu sogro,namorado e instrutora,dizem pra eu me acautelar nas reunião.Agora quando vou bem mais de forma social, minha mãe e minha sogra dizem que estou parecendo velha.Por favor me ajudem pois já não mais o que fazer ,porém acho muito feio algumas irmãs que exageram no salto e maquiagem como também algumas que não tem muito cuidado com a Higiene, o que eu devo fazer ????obrigada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vestimenta deve ser com modestia e bom juizo dentro desse conceito devemos nos preocupar em usar uma vestimenta que nao traga vituperio e faça outros tropeçar ex saia muita curta deve ser um palmo abaixo do joelho roupa muito apertada para expor detalhes do corpo ou muito decotada homens com calça muito apertada etc, no mercado tem muito coisa boa e barata. com certeza com ajuda se Jeova e uma boa pesquisa de nossas publicacoes voce conseguira algo bem apropiado.

      Excluir
    2. Tenho filhas, enteadas etc... sou homem e gosto de ver as mulheres bonitas e bem arrumadas, acredito que Jeová também gosta, portanto, uma roupa social, tipo aquela que você usaria numa entrevista de emprego, uma saia assim no joelho, uma maquiagem discreta, um salto discreto é muito bonito. Nas reuniões às vezes aparecem mulheres com salto exagerados, meninas mesmo, excesso de jóias, até mesmo lente mudando cor dos olhos, isso acho que não é bom. Creio que a mulher deve sempre ser atraente, mas honrando a Jeová, ao marido e à sua familia. Não se esqueça que a moda hoje, denigre as mulheres, dando uma falsa ideia de liberdade, mas o que vemos são mulheres algumas vestidas até mesmo como prostitutas, e outras ao contrário, vestidas como que se odiassem a sua própria beleza. Não lique muito para as opiniões dos outros. Seja você mesma, seja elegante acima de tudo. Acredito que a chave é essa, ser elegante. Louvar a Jeová com sua beleza e elegância.

      Excluir
  2. deborinha se for pesquisar em sites e blogs que falam sobre vestuário modesto, poderá ser de grande ajuda: http://www.feminaonline.blogspot.pt/;
    https://www.facebook.com/femina.moda.elegancia?fref=ts;
    https://www.facebook.com/clothedmuch?fref=ts;
    https://www.facebook.com/ModestyForMe?fref=ts;
    https://www.facebook.com/freshmodesty;
    http://www.bemodesty.com/

    só para tirares umas ideias

    ResponderExcluir
  3. Quando Paulo falou ele disse não e depois em seguida e citava o que não era para ser feito, da mesma forma não matarás, não adulterar,não mentir entre outros não devemos procurar brechas na conciencia para pudermos simplesmente sastifazes nossos desejos disfarçados de auto controle e consciência tranquila

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.