Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Isaías 1-5

Leitura da Bíblia: Isaías 1-5

(Isaías 1:2) “2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o próprio Jeová falou: “Criei e eduquei filhos, mas eles mesmos se revoltaram contra mim.”
Esses filhos rebeldes eram o povo de Judá e o pai pesaroso era o Deus Jeová. Que trágico! Jeová havia sustentado os judeus e os elevado a uma posição enaltecida entre as nações. “Fui vestir-te com uma veste bordada, e calçar-te com pele de foca, e envolver-te em linho fino, e cobrir-te com tecido suntuoso”, lembrou-lhes mais tarde por meio do profeta Ezequiel. (Ezequiel 16:10) No entanto, no geral, o povo de Judá não valorizava o que Jeová fazia por eles. Em vez disso, eles se rebelavam.

(Isaías 1:12) “Quando estais entrando para ver a minha face, quem é que requereu isso da vossa mão, pisar meus pátios?”   Não era a própria lei de Jeová que exigia que o povo ‘entrasse para ver a Sua face’, isto é, que comparecesse ao Seu templo em Jerusalém? (Êxodo 34:23, 24) Sim, mas eles compareciam por mero formalismo, apenas simulando praticar a adoração pura, sem motivações sinceras. Para Jeová, as numerosas visitas deles aos Seus pátios eram um mero “pisar”, que só servia para desgastar o piso.

(Isaías 2:3)  “Muitos povos certamente irão e dirão: ‘Vinde, e subamos ao monte de Jeová, à casa do Deus de Jacó; e ele nos instruirá sobre os seus caminhos e nós andaremos nas suas veredas.’ Pois de Sião sairá a lei e de Jerusalém a palavra de Jeová.”   Jeová não deixa seu povo vaguear como ovelhas perdidas. Através da Bíblia e de publicações relacionadas, ele lhes transmite a sua “lei” e a sua “palavra”, de modo que aprendam os Seus caminhos. Esse conhecimento os equipa a ‘andar nas Suas veredas’. Com corações cheios de apreço e em harmonia com a direção divina, eles falam uns aos outros sobre os caminhos de Jeová. Eles se reúnem em grandes congressos e em grupos menores — em Salões do Reino e em casas — para ouvir e aprender sobre os caminhos de Deus. (Deuteronômio 31:12, 13) Assim, imitam o padrão dos primeiros cristãos, que se reuniam para incentivar e estimular uns aos outros a ser generosos em ‘amor e em obras excelentes’. — Hebreus 10:24, 25.

(Isaías 5:18-20) “Ai dos que puxam o erro com cordas de inveracidade, e o pecado como que com cordas de carroça; os que dizem: ‘Acelere-se o seu trabalho; que venha depressa, a fim de que o vejamos; e chegue-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos!’ Ai dos que dizem que o bom é mau e que o mau é bom, os que põem a escuridão por luz e a luz por escuridão, os que colocam o amargo pelo doce e o doce pelo amargo!” — Isaías 5:18-20.
 Que descrição vívida dos praticantes de pecado! Eles estão atrelados ao pecado assim como animais de tração estão atrelados a carroças. Esses pecadores não temem nenhum dia vindouro de julgamento. Eles dizem, zombando: “Que venha depressa [o trabalho de Deus]!” Em vez de se submeterem à Lei de Deus, eles torcem as coisas, dizendo que “o bom é mau e que o mau é bom”. — Note Jeremias 6:15; 2 Pedro 3:3-7.
  Os cristãos hoje têm de evitar essa atitude a todo custo. Por exemplo, eles não abraçam o conceito do mundo de que a fornicação e o homossexualismo sejam aceitáveis. (Efésios 4:18, 19) Pode acontecer que um cristão dê “um passo em falso” que poderia levá-lo a cometer um pecado sério, é verdade. (Gálatas 6:1) Os anciãos na congregação estão prontos para ajudar os que caíram e precisam de ajuda. (Tiago 5:14, 15) Com a ajuda de orações e de conselhos bíblicos, a recuperação espiritual é possível. Caso contrário, há o perigo de tornar-se “escravo do pecado”. (João 8:34) Em vez de zombar de Deus e perder de vista o vindouro dia de julgamento, os cristãos esforçam-se em permanecer “sem mancha nem mácula” perante Jeová. — 2 Pedro 3:14; Gálatas 6:7, 8.


*** w06 1/12 pp. 9-10 Destaques do livro de Isaías — I ***
Lições para nós:
1:8, 9 — Como foi que a filha de Sião “ficou sobrando como uma barraca no vinhedo, como um rancho de vigia no pepinal”? Isso significa que, durante a invasão assíria, Jerusalém parecia extremamente vulnerável, como uma simples barraca num vinhedo ou um mero rancho num pepinal, que pode facilmente vir a baixo. Mas Jeová veio em sua ajuda e assim não permitiu que ela se tornasse como Sodoma e Gomorra.
1:18 — O que significam as palavras: “Vinde, pois, e resolvamos as questões entre nós”? Não é um convite para discutir um assunto e chegar a um acordo mútuo por meio de uma troca de concessões. O versículo refere-se a estabelecer um fórum no qual o justo Juiz, Jeová, dá a Israel a oportunidade de fazer mudanças e de se purificar.

1:3. Quem se recusa a viver à altura do que o Criador exige de nós sabe menos do que um touro ou um jumento. Por outro lado, cultivar gratidão por tudo o que Jeová faz por nós impedirá que nos comportemos sem entendimento e que o abandonemos.
1:11-13. Cerimônias religiosas hipócritas e orações formais são cansativas para Jeová. Nossas ações e orações devem vir de uma motivação pura de coração.
1:25-27; 2:2; 4:2, 3. A escravidão e a desolação de Judá terminariam com a volta do restante arrependido para Jerusalém e com a restauração da adoração verdadeira. Jeová é misericordioso com transgressores arrependidos.
2:2-4. Nossa participação zelosa na obra de pregar o Reino e de fazer discípulos ajuda pessoas de muitas nações a aprender os caminhos da paz e a se empenhar por ela.
4:4. Jeová lavará, ou eliminará, a impureza moral e a culpa de sangue.
5:11-13. Desconsiderar os limites e a moderação na escolha de diversão é o mesmo que se recusar a agir de acordo com o conhecimento. — Romanos 13:13.
5:21-23. Anciãos cristãos, ou superintendentes, devem evitar ser “sábios aos seus próprios olhos”. Eles também precisam ser moderados em “beber vinho” e não mostrar favoritismo.

1 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.