Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Jeremias 44-48


           
(JEREMIAS 44:16) . . .“No que se refere à palavra que nos falaste em nome de Jeová, não te escutamos;
Certa vez, quando se sentia desanimado, Jeremias disse: “Não farei menção dele e não vou mais falar em seu nome.” (Jer. 20:9) Mas ele se sentiu tão incitado pela palavra de Deus, que não conseguiu parar de proclamá-la. Suas profecias cumpriram-se com a destruição de Jerusalém, em 607 A.E.C., contudo, os sobreviventes judaicos, resolvidos a seguir seus próprios caminhos, disseram-lhe: “No que se refere à palavra que nos falaste em nome de Jeová, não te escutamos.” (Jer. 44:16) Com o tempo, estes que lutaram contra Deus tiveram de agüentar as consequências.

 (JEREMIAS 44:23) . . .Pelo fato de que fizestes fumaça sacrificial e que pecastes contra Jeová, e não obedecestes à voz de Jeová, e não andastes na sua lei, e nos seus estatutos, e nas suas advertências, é que vos sobreveio esta calamidade, como no dia de hoje.”
Jeová Deus não muda. (Mal. 3:6) Todos que não estão exclusivamente devotados à adoração verdadeira confrontam a calamidade. Por quê? Visto que não estão do lado de Jeová, são servos de Satanás, o Diabo, e seus demônios perversos. O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos em Corinto: “As coisas sacrificadas pelas nações, elas sacrificam a demônios, e não a Deus.” — 1 Cor. 10:20. Se tratar as coisas criadas como objetos de reverência, trata-se de uma possível  idolatria.

 (JEREMIAS 44:1, 26, 30)  “Eis que entrego Faraó Hofra, rei do Egito, na mão dos seus inimigos e na mão dos que procuram a sua alma.” 
Isto devia servir de sinal da iminência duma calamidade que sobreviria aos judeus que moravam no Egito. (Je 44:29) Segundo Heródoto (II, 161-169), Hofra (Apriés) empreendeu uma expedição desastrosa a Cirene, para ajudar os líbios contra os gregos, no sexto século AEC. As tropas de Hofra revoltaram-se contra ele e estabeleceram Ahmose II (Amásis) como rei rival. Mesmo assim, Hofra era tão arrogante, que “estava convencido de que nem mesmo um deus podia destroná-lo”. Todavia, foi preso e finalmente morto por estrangulamento.

(JEREMIAS 44:19) . . .“Também, quando fazíamos fumaça sacrificial à ‘rainha dos céus’ e [nos dispúnhamos a] derramar para ela ofertas de bebida, acaso foi sem perguntarmos aos nossos maridos que fizemos para ela bolos de oferenda, a fim de fazer uma imagem dela e derramar para ela ofertas de bebida?”
Embora estivessem envolvidas primariamente as mulheres, pelo visto a família toda participava de algum modo na adoração da “rainha dos céus”. As mulheres coziam bolos sacrificiais, os filhos ajuntavam a lenha e os pais acendiam as fogueiras. (Je 7:18) Que a adoração desta deusa exercia forte influência sobre os judeus é refletido em que aqueles que haviam fugido para o Egito após o assassinato do governador Gedalias atribuíram sua calamidade à negligência em oferecerem fumaça sacrificial e ofertas de bebida à “rainha dos céus”. O profeta Jeremias, porém, mostrou vigorosamente quão errado era esse conceito. — Je 44:15-30.


(JEREMIAS 45:5) 5 Mas, no que se refere a ti, estás procurando grandes coisas para ti. Não continues a procurar.”’. . .
Parece que Baruque queria melhorar de vida em sentido material. Jeová notou isso e bondosamente o alertou a não buscar “grandes coisas” para si. Baruque mostrou ser humilde e sábio, pois deu ouvidos a Jeová e sobreviveu à destruição de Jerusalém. (Jer. 45:2-5) Por outro lado, os contemporâneos de Baruque que chegaram a adquirir “grandes coisas” em sentido material, colocando a Jeová em segundo plano, logo perderam tudo para os caldeus (babilônios). Muitos perderam também a vida. (2 Crô. 36:15-18) O caso de Baruque nos ensina que uma boa relação com Deus é muito mais importante do que riquezas e destaque neste mundo.
                
(JEREMIAS 46:11) . . .Sobe a Gileade e obtém bálsamo, ó virgem filha do Egito. Foi em vão que multiplicaste os meios de cura. Não há restabelecimento para ti.
O termo “bálsamo” aplica-se a qualquer das muitas plantas, arbustos e árvores que produzem uma substância aromática, e, comumente, oleosa e resinosa. O “bálsamo [hebr.: tsorí] em Gileade” parece ter sido de qualidade ímpar e ter possuído propriedades medicinais especiais. (Je 8:22; 46:11) Este bálsamo é primeiro mencionado como estando entre os artigos levados pela caravana de ismaelitas que vinha de Gileade, ao L do Jordão, e à qual José foi subseqüentemente vendido. (Gên 37:25-28) Jacó mais tarde incluiu-o entre os “produtos mais excelentes do país”, quando enviou uma dádiva ao Egito por meio de seus filhos que voltavam. (Gên 43:11) De acordo com Ezequiel 27:17, os ricos mercadores de Tiro o importavam do reino de Judá. A palavra portuguesa “embalsamar” parece originalmente ter derivado do hebraico ba·sám. Ester foi massageada com óleo de bálsamo aromático durante o último período de seis meses anterior à sua apresentação ao Rei Assuero. — Est 2:12.

(JEREMIAS 46:22) . . .“‘Sua voz é como a duma serpente que avança; pois homens irão com energia vital e realmente entrarão até ela com machados, como os que ajuntam lenha.
Isso talvez se refira a um recuo sibilante como o de uma serpente, ou ao rebaixamento do país por causa de um desastre. Essa analogia mostra também a futilidade de os faraós egípcios usarem nos seus adornos para a cabeça um símbolo da cobra sagrada como suposta proteção por parte da deusa-serpente Uatchit.

(JEREMIAS 47:2) . . .“Eis que sobem águas desde o norte e tornam-se uma torrente inundante. E inundarão o país e o que o enche, a cidade e os que nela habitam. E os homens certamente clamarão, e quem morar no país terá de uivar.
As “águas desde o norte”, mencionadas aqui, evidentemente indicam os exércitos babilônicos. O Rei Nabucodonosor, de Babilônia, de fato, obteve controle sobre esta região (2Rs 24:1, 7), e o rei de Gaza é mencionado em inscrições babilônicas. (Ancient Near Eastern Texts, p. 308) Conseqüentemente, as palavras “antes de Faraó passar a golpear Gaza” (Je 47:1) parecem simplesmente identificar o tempo em que a declaração de Jeová a respeito dos filisteus foi feita a Jeremias. Elas não estariam necessariamente relacionadas de forma direta com a vindoura expressão de julgamento “desde o norte”, considerada depois disso.

2 Comentaram (Comente também):

  1. Ola irmão,
    Quero parabeniza-lo pelo fantastico artigo. Continue a compartilhar conosco esse bálsamo para o espírito que é o seu blog.
    Que JEOVÁ o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. oi boa noite segundo o watchtower library 2012
    a leirura da biblia pra esta semana é Jeremias 49-50

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.