Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Lamentações 3-5


Leitura da Bíblia: Lamentações 3-5


(LAMENTAÇÕES 3:8)  Também, quando clamo por socorro e clamo por ajuda, ele realmente dificulta a minha oração. . .
Para serem ouvidas, as orações têm de harmonizar-se com os propósitos de Deus! Assim, então, mesmo deixar de se compreender o propósito de Deus num assunto pode resultar numa oração sem resposta. — Deu. 3:23-27; 2 Sam. 12:16, 22; 2 Cor. 12:7-9. Também, para que nossas orações sejam respondidas, temos de ser obedientes a Deus. Lembra-nos o livro de Provérbios: “Quem desvia seu ouvido de ouvir a lei — até mesmo sua oração é algo detestável.” Quando o povo fora desobediente a Deus, escreveu o profeta Jeremias: “Quando clamo por socorro e clamo por ajuda, ele realmente dificulta a minha oração.” — Pro. 29:9; Lam. 3:8.

(LAMENTAÇÕES 3:12, 13)   Entesou o seu arco e põe-me por alvo para a sua flecha. ה []   Fez penetrar nos meus rins os filhos de sua aljava.
O profeta Jeremias escreveu então, como que representando a inteira nação de Israel, no tempo da destruição de Jerusalém pelos exércitos babilônios, em 607 A. E. C. Comparou Jeová a um arqueiro na guerra.
Flechas farpadas, atiradas em alguém em fuga e que penetram fundo nos rins, significam morte para quem procura fugir. Tal ferimento mortífero para o povo representado por Jeremias significava a morte do reino de Judá como nação independente, com um Rei davídico em Jerusalém. Não queremos que Jeová Deus se torne nosso inimigo!

(LAMENTAÇÕES 3:16) . . .E com cascalho ele faz que se quebrem os meus dentes. Fez-me acocorar-me nas cinzas. . .
Comentaristas bíblicos judeus sugerem que isto aconteceu quando os israelitas estavam em caminho para o exílio. Foram forçados a assar pão em buracos escavados no chão e, por conseguinte, o pão veio a conter saibro. Quem comesse tal pão podia quebrar parte de seus dentes.
(LAMENTAÇÕES 3:19, 20) . . .Lembra-te da minha tribulação e de que estou sem lar, do absinto e da planta venenosa. 20 Sem falta, a tua alma se lembrará e se curvará sobre mim.
Apenas aos humildes ele dá atenção favorável, tornando-os alvo de sua consideração especial. Sua Palavra nos diz: “Jeová é enaltecido, e ainda assim vê ao humilde; mas ao soberbo ele só conhece de longe.” (Sal. 138:6; Tia. 4:6) Há uma grande distância entre os orgulhosos e Jeová Deus, o qual habita nos céus mais altos. Não obstante, ele discerne as motivações deles e por isso se nega a reconhecê-los como seus servos. De fato, nem mesmo se conhecem de vista.

(LAMENTAÇÕES 3:26, 27) . . .É bom que se espere, mesmo silencioso, a salvação da parte de Jeová.   É bom que o varão vigoroso carregue o jugo durante a sua mocidade. . .
Em  tempo de aflição, deve-se continuar a olhar com esperança para Deus, em busca de alívio, e chegar-se ainda mais a ele. Deve-se ser paciente, esperando silencioso, ou sem queixa, até que o Todo-poderoso dê livramento ou salvação. Aprender assim na mocidade a suportar o jugo do sofrimento é bem proveitoso. Por quê? Porque torna mais fácil suportar tais experiências mais adiante na vida, sem perder a esperança. Sabendo-se que já se passou antes por grandes dificuldades, tem-se uma base para a esperança de que se pode fazer isso de novo.

(LAMENTAÇÕES 4:3)  — Contrasta-se aqui a crueldade de mães para com seus filhos com o cuidado maternal dos chacais. Embora estes possam ser considerados animais ferozes, mesmo eles ‘oferecem o úbere e amamentam as suas crias’. Devido à grande falta de alimentos na Jerusalém sitiada, mulheres judias famintas tornaram-se cruéis no sentido de não terem leite para dar a seus filhos, e realmente comerem seus próprios filhos para sobreviver. (Lamentações 2:20) Assim, as mulheres também se tornaram como avestruzes, que põem ovos e os abandonam.

(LAMENTAÇÕES 4:12)   Os reis da terra e todos os habitantes do solo produtivo não acreditaram Que o adversário e o inimigo iam entrar pelos portões de Jerusalém. . .
Para os judeus, esta era a derradeira punição, o maior choque que podiam sofrer. Haviam pensado que podiam empenhar-se na idolatria, ao mesmo tempo podendo contar com a permanência de seu templo e de sua cidade de Jerusalém. Amavam extremamente a sua cidade santa e o seu templo, e achavam complacentemente que Jerusalém existiria para sempre, e que nunca seriam totalmente tirados de sua terra, deixando-a desolada. Mas, aconteceu a mesmíssima coisa que achavam impossível!

(LAMENTAÇÕES 5:7)— Os judeus dos dias de Jeremias tiveram de carregar os erros de seus antepassados, mas, isto não significa que Jeová pune diretamente os filhos pelos pecados dos pais. Na verdade, as conseqüências funestas da transgressão são sentidas por gerações futuras. (Jeremias 31:29, 30) Portanto, faremos bem em ter presente que precisamos pessoalmente prestar contas a Deus. — Romanos 14:12.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.