Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque de Ezequiel 15-17


Leitura da Bíblia: Ezequiel 15-17

(EZEQUIEL 16:3) E terás de dizer: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová a Jerusalém: “Tua origem e teu nascimento é da terra do cananeu. Teu pai era amorreu e tua mãe hitita.
Jeová, falando através do profeta Ezequiel, usou o termo “hitita” em sentido figurado. Jerusalém, capital da nação, em que Jeová havia colocado seu nome, era, quando Israel entrou na terra, uma cidade ocupada pelos jebuseus. Mas, visto que as tribos mais destacadas eram os amorreus e os hititas, estas foram aparentemente usadas para representar as nações de Canaã, inclusive os jebuseus.

(EZEQUIEL 16:4) E quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste não te foi cortado o cordão umbilical e não foste lavada em água para purificação, e não foste esfregada com sal, e de modo algum foste enfaixada.
Antigamente, o bebê, por ocasião do nascimento, era primeiro lavado com água e então esfregado com sal. (Ez 16:4) Fazia-se isso para tornar a pele seca, rija e firme. O bebê era envolto firmemente em cueiros ou faixas. (Jó 38:9; Lu 2:12) A mãe amamentava-o por dois anos e meio ou três anos, ou mais tempo. Em circunstâncias excepcionais, como no caso de a mãe falecer ou não poder suprir leite, usavam-se amas.

(EZEQUIEL 16:14) “‘E um nome começou a sair para ti entre as nações por causa da tua lindeza, pois era perfeita devido ao meu esplendor que eu tinha posto sobre ti’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.”
A cidade de Jerusalém, com seu morro de Sião, era chamada de “perfeição da lindeza”. (La 2:15; Sal 50:2) Isto não significa que cada pormenor do aspecto físico da cidade era soberbamente lindo, mas, antes, relaciona-se com seu uso por Deus, sendo que a beleza da cidade resultava do esplendor que ele lhe havia conferido por torná-la a capital dos Seus reis ungidos e o lugar do Seu templo. Jeová também chama de lindos os pés dos que anunciam as boas novas, mostrando a importância de se fazer esse trabalho, Qual é a aparência dos seus “pés”? (ISAÍAS 52:7; EFÉSIOS 6:15)

 (EZEQUIEL 16:15) Mas, começaste a confiar na tua lindeza, e a tornar-te prostituta por causa do teu nome, e [começaste] a derramar os teus atos de prostituição sobre todo transeunte; veio a ser dele.
Jeová Deus falou da nação de Israel, que estava numa relação pactuada com ele, como “uma esposa”. (Is 54:5, 6) Quando a nação se tornou infiel a ele, não fazendo caso dele e se voltando para outras nações, tais como o Egito e a Assíria em busca de ajuda, e entrando em alianças com elas, Israel era como uma esposa infiel, adúltera, prostituta, que promiscuamente se entrega à fornicação. (Ez 16:15, 25-29) Do mesmo modo, se cristãos, em relação dedicada a Deus, ou professando tal relação, forem infiéis por se empenharem em adoração falsa ou por serem amigos do mundo, eles são chamados de adúlteras. — Tg 4:4.

(EZEQUIEL 17:1-24) Quem eram as duas grandes águias, como foram arrancados os noveleiros do cedro e quem era o “tenro” transplantado por Jeová? As duas águias representavam os governantes de Babilônia e do Egito. A primeira águia foi ao topo do cedro, isto é, ao governante que pertencia à linhagem real de Davi. Essa águia arrancou o topo dos noveleiros, ou brotos, por trocar o Rei Joaquim, de Judá, por Zedequias. Apesar de ter feito um juramento de lealdade, Zedequias buscou a ajuda da outra águia, o governante do Egito, mas sem sucesso. Ele teria de ser levado cativo e morrer em Babilônia. Jeová também arrancou “um tenro”, o Rei Messiânico. Esse foi transplantado sobre “um monte alto e elevado”, no monte Sião celestial, onde se tornará “um cedro majestoso”, uma fonte de verdadeiras bênçãos para a Terra. — Revelação (Apocalipse) 14:1.

(EZEQUIEL 17:5) Além disso, tomou da semente da terra e a pôs num campo de sementeira. Qual salgueiro junto a vastas águas, qual salgueiro a colocou.
“Semente da terra”, evidentemente referindo-se a Zedequias, é figuradamente plantada pelo rei de Babilônia como “salgueiro junto a vastas águas”. Os salgueiros são encontrados ao longo das margens de rios e de riachos, e em outros lugares úmidos, onde as mudinhas brotam rapidamente e se desenvolvem depressa. Eles nunca atingem a altura dos choupos, mas crescem como arbustos ou pequenas árvores, e frequentemente formam moitas ao longo dos cursos de água. Sua beleza consiste nas longas folhas delgadas, graciosamente pendentes de galhos e ramos finos.

3 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.