Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

São as Testemunhas de Jeová uma seita?

JESUS CRISTO foi acusado de ser beberrão, glutão, violador do sábado, testemunha falsa, blasfemador de Deus, e mensageiro de Satanás. Foi também acusado de ser subversivo. — Mateus 9:34; 11:19; 12:24; 26:65; João 8:13; 9:16; 19:12.

Após a morte e a ressurreição de Jesus, seus discípulos foram também alvo de graves acusações. Certo grupo de cristãos do primeiro século foi arrastado perante os governantes da cidade por pessoas que clamavam: ‘Estes homens têm subvertido a terra habitada.’ (Atos 17:6) Noutra ocasião, o apóstolo Paulo e seu companheiro Silas foram levados perante autoridades e acusados de causar grande distúrbio na cidade de Filipos. — Atos 16:20.

Paulo foi mais tarde acusado de ser ‘uma peste e de atiçar sedições entre todos os judeus, por toda a terra habitada’, e de tentar “profanar o templo”. (Atos 24:5, 6) Os principais homens dos judeus em Roma descreveram com precisão a situação dos seguidores de Jesus ao reconhecerem: “Deveras, quanto a esta seita, é sabido por nós que em toda a parte se fala contra ela.” — Atos 28:22.

Evidentemente, esse novo grupo estabelecido por Jesus Cristo era considerado por alguns como um grupo religioso de conceitos e práticas radicais que se chocavam com o que era aceito naqueles dias como comportamento social normal. Sem dúvida, muitos hoje considerariam os cristãos uma seita destrutiva. Os acusadores eram com frequência membros destacados e respeitados da comunidade, e isso parece ter acrescentado peso às alegações. Muitos criam nas acusações levantadas contra Jesus e seus discípulos. Todavia, como provavelmente já é do seu conhecimento, todas essas acusações eram falsas! O fato de as pessoas dizerem tais coisas não as tornavam verazes.

Que dizer de hoje? Seria exato referir-se às Testemunhas de Jeová como grupo religioso de conceitos e práticas radicais, que se chocam com o que é aceito como comportamento social normal? São as Testemunhas de Jeová uma seita?

O que mostra a evidência

Uma autoridade governamental da cidade de S. Petersburgo, na Rússia, explicou: “As Testemunhas de Jeová nos foram apresentadas como uma espécie de seita secreta que se ocultava e chacinava crianças, e [cujos membros] se matavam.” Contudo, o povo da Rússia recentemente passou a conhecer melhor a verdadeira natureza das Testemunhas. Após trabalhar junto com as Testemunhas de Jeová na realização dum congresso internacional, a mesma autoridade comentou: “Vejo agora pessoas normais, sorridentes, até melhores do que muitas que conheço. Elas são pacíficas e calmas, e amam muito umas às outras.” Ele acrescentou: “Realmente não entendo por que as pessoas contam tais mentiras sobre elas.”

As Testemunhas de Jeová não realizam reuniões ritualísticas, nem é sua adoração revestida de mistério. Julia Mitchell Corbett, uma escritora que não é Testemunha de Jeová, comenta: “Quando elas se reúnem, em geral mais de uma vez por semana, em Salões do Reino (seus locais de reunião não são chamados de igrejas), a maior parte do tempo é gasto em estudo e em palestras sobre a Bíblia.” Seus locais de reunião são claramente identificados por um letreiro. As reuniões são abertas, e o público em geral é convidado a comparecer. Visitantes são mais do que bem-vindos.

As “Testemunhas granjearam a reputação de serem honestas, corteses e diligentes”, acrescenta Corbett em seu livro Religion in America (Religião na América). Muitos que não são Testemunhas admitem prontamente que não há nada de esdrúxulo ou bizarro sobre as Testemunhas de Jeová. Sua conduta não se choca com o que é aceito como comportamento social normal. The New Encyclopædia Britannica [Nova Enciclopédia Britânica] declara com exatidão que as Testemunhas “insistem num elevado código moral de conduta pessoal”.

O diretor de notícias e projetos especiais duma estação de televisão nos Estados Unidos escreveu às Testemunhas de Jeová em resposta a uma reportagem tendenciosa sobre as Testemunhas, que foi ao ar no noticioso de TV 60 Minutos. Ele disse: “Se mais pessoas vivessem como os da sua fé, esta nação não estaria nas condições em que se encontra. Sou um jornalista que sabe que sua organização se baseia no amor e em forte fé no Criador. Quero que saibam que nem todos os jornalistas são assim tendenciosos.”

Uma religião bem conhecida

É lícito dizer que as Testemunhas de Jeová são um grupo religioso pequeno e extremista? De certa forma, as Testemunhas de Jeová são poucas em comparação com algumas religiões. Mas, lembre-se do que Jesus disse: “Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” — Mateus 7:13, 14.

De qualquer forma, as Testemunhas estão longe de ser uma pequena seita extremista. Em meados do primeiro semestre de 1993, mais de 11 milhões de pessoas compareceram à Comemoração da morte de Cristo promovida pelas Testemunhas. Todavia, mais importante do que seu número são o caráter moral e o comportamento exemplar delas, que lhes têm granjeado elogios no mundo inteiro. Sem dúvida, isso tem sido um fator importante nos países que lhes concederam reconhecimento oficial como religião de boa fé.

Foi notável uma recente decisão judicial feita pela Corte Européia dos Direitos Humanos. Esta declarava que as Testemunhas devem desfrutar liberdade de pensamento, consciência e religião, e que elas têm o direito de falar sobre sua fé e de ensiná-la a outros. Isso dificilmente se daria se as Testemunhas de Jeová fossem conhecidas por usar técnicas enganosas e antiéticas para recrutar membros, ou se usassem métodos manipuladores para controlar a mente de seus seguidores.

Um grande número de pessoas em todo o mundo conhece bem as Testemunhas de Jeová. Aos milhões de não-Testemunhas que estudam a Bíblia com as Testemunhas, ou que alguma vez estudaram com elas, perguntamos: Houve quaisquer tentativas de fazer-lhes uma lavagem cerebral? Empregaram as Testemunhas em você técnicas de controle da mente? Sem dúvida, sua resposta franca seria: “Não”. Obviamente, se tais métodos tivessem sido usados, haveria um número esmagador de vítimas refutando qualquer argumento em favor das Testemunhas de Jeová.

“Envolvidas em obras humanitárias”

Os membros de seitas com freqüência se isolam da família, dos amigos e até da sociedade em geral. Dá-se isso com as Testemunhas de Jeová? “Não pertenço às Testemunhas de Jeová”, escreveu um jornalista da República Tcheca. Todavia, ele acrescentou: “É óbvio que elas [as Testemunhas de Jeová] têm uma enorme força moral. . . . Elas respeitam as autoridades governamentais, mas crêem que somente o Reino de Deus será capaz de resolver todos os problemas humanos. Mas veja bem — elas não são fanáticas. São pessoas envolvidas em obras humanitárias.”

E elas não vivem em comunidades exclusivas, isolando-se dos parentes e de outros. As Testemunhas de Jeová reconhecem que têm a responsabilidade bíblica de amar a família e de cuidar dela. Vivem e trabalham com pessoas de todas as raças e credos. Quando ocorrem catástrofes, providenciam prontamente socorros e outras ajudas humanitárias.

O que é mais importante, elas estão empenhadas num programa educativo sem igual. Quantas religiões têm um sistema organizado de visita pessoal a cada pessoa da comunidade? As Testemunhas de Jeová fazem isso em mais de 200 países e em mais de 200 idiomas! É evidente que as Testemunhas de Jeová estão “envolvidas em obras humanitárias”.

Estrita aderência à Bíblia

Admitidamente os ensinos das Testemunhas de Jeová são diferentes dos das outras religiões. As Testemunhas de Jeová crêem que Jeová é o Deus todo-poderoso, que Jesus é seu Filho, e não parte duma deidade trina. Sua fé está ancorada na crença de que somente o Reino de Deus poderá trazer alívio aos sofrimentos da humanidade. Advertem as pessoas sobre a iminente destruição do atual sistema de coisas corrupto. Pregam a promessa de Deus de um paraíso terrestre para a humanidade obediente. Não veneram a cruz. Não celebram o Natal. Crêem que a alma é mortal e que não existe inferno de fogo. Não consomem sangue, nem aceitam transfusões de sangue. Não se envolvem na política e não participam em guerras. Já se perguntou por que os ensinos das Testemunhas de Jeová são tão diferentes?

O jornal Daily Hampshire Gazette, de Massachusetts, EUA, explica que “a estrita interpretação da Bíblia [pelas Testemunhas de Jeová] proíbe muitas atividades que outros presumem ser apropriadas . . . , tudo no empenho de seguir o exemplo dos cristãos do primeiro século e a palavra da Bíblia”. The Encyclopedia of Religion [Enciclopédia de Religião] concorda que “tudo o que elas crêem baseia-se na Bíblia. Elas ‘provam com textos’ (isto é, fornecem uma citação bíblica em apoio) quase todas as declarações de fé, aceitando sem duvidar a autoridade da Bíblia, que suplanta inteiramente a tradição.” O livro Religion in America declara: “Esse grupo jamais hesitou em enfocar o estudo da Bíblia, e seus ensinos são apoiados por um elaborado sistema de referências bíblicas.”

Quem é seu líder?

É precisamente devido a essa estreita aderência aos ensinos bíblicos que não se encontra entre as Testemunhas de Jeová a veneração e a idolatria de líderes humanos, tão características das seitas hoje em dia. Elas rejeitam a idéia duma distinção entre uma classe clerical e outra leiga. The Encyclopedia of Religion declara apropriadamente sobre as Testemunhas de Jeová: “Uma classe clerical e títulos de destaque são proibidos.”

Elas seguem a Jesus Cristo como seu Líder e Chefe da congregação cristã. Foi Jesus que disse: “Não sejais chamados Rabi, pois um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos. Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial. Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” — Mateus 23:8-12.

É óbvio que as Testemunhas de Jeová estão longe de ser uma seita, assim como Jesus estava longe de ser glutão e beberrão. É verdade que nem todos os que foram influenciados por falsos relatos sobre Jesus e seus discípulos caíram na armadilha de difamá-lo. Alguns talvez estivessem simplesmente mal-informados. Caso tenha dúvidas sobre as Testemunhas de Jeová e sobre suas crenças, por que não tenta conhecê-las melhor? As portas dos seus Salões do Reino estão bem abertas a todos os que procuram a verdade.

Você também poderá beneficiar-se da cuidadosa busca de conhecimento exato da Bíblia feita por elas, e aprender como adorar a Deus em harmonia com as palavras de Jesus: “Vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem.” — João 4:23.

*** w94 15/2 pp. 5-7 São as Testemunhas de Jeová uma seita? ***

Visite Nosso Novo Site Oficial www.jw.org/pt

 

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.