Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

16:57

Como podemos explicar Lucas 22:44, a respeito de o suor de Jesus se tornar como sangue?






  
Jesus se achava sob forte tensão emocional no Jardim de Getsêmani, e foi durante a oração agonizante que aconteceu este evento incomum. Lucas 22:44 diz: “Ficando em agonia, continuava a orar mais seriamente; e seu suor tornou-se como gotas de sangue caindo ao chão.” Não diz que seu suor se tornou sangue literal, mas apenas que se tornou “como gotas de sangue”. A Sentinela de 15 de fevereiro de 1901, em inglês, declarou sob o título “Getsêmani — Vigiar e Orar”: “Lucas, que era médico, diz que ele [Cristo] estava ‘em agonia’ numa luta, num esforço, sendo que a linguagem usada em grego dá a entender uma luta de crescente força e severidade, de modo que ‘seu suor se tornou como que grandes gotas de sangue’; e tal suor sangrento não é desconhecido dos médicos atuais, embora seja raro. Assinala um sentimento de extrema tensão — um pesar próximo à morte.”
A ciência moderna lança mais luz sobre isso, sendo que ela, longe de contradizer o que a Bíblia diz sobre este assunto, mostra que seu suor se podia ter tornado “como gotas de sangue”. Por exemplo, o número de 30 de agosto de 1952 de Science News Letter noticiou: “Algumas pessoas realmente parecem ‘suar sangue’. A cor vermelha de seu suor procede dum pigmento produzido pelas suas glândulas saprocríneas. Estas glândulas da pele exsudam um fluido branco, leitoso, mas às vezes segregam um pigmento ou corante no fluido costumeiramente incolor. Quando a transpiração seca, o pigmento permanece e atrai a atenção. . . . O suor vermelho ou em qualquer outra cor é conhecido por cromidrose. Alguns casos são evidentemente causados pela assimilação de substâncias químicas ou farmacêuticas pelo organismo. Já por centenas de anos se sabe que os trabalhadores nas minas de cobre podem ter transpiração verde e que os pacientes podem ter suor vermelho depois de tomarem certos remédios. Nestes casos, porém, a transpiração no corpo inteiro é colorida e a origem externa da cor já é por muito tempo evidente. O tipo de cromidrose que não teve explicação até agora se limita a pequenas áreas do corpo. Ocorre usualmente nas axilas, mas pode ocorrer em qualquer parte da pele. Só é observado em adultos, muitas vezes como reação à emoção. O suor pode ser verde, azul, negro, amarelo, marrom ou da cor do sangue. Neste último caso, esta condição tem sido às vezes considerada pelos leigos como literalmente ‘suar sangue’.”
Que esta seja a explicação específica do que aconteceu no caso de Jesus, quer não, naturalmente, é impossível de se saber. Mostra, porém, que há evidência científica definida da possibilidade de o suor ser “como gotas de sangue”. E a notícia científica citada mostra que esta ocorrência incomum ocorre “muitas vezes como reação à emoção”. Por certo, quando Jesus orou de modo agonizante, em Getsêmani, existia suficiente perturbação emocional para se tornar o suor “como gotas de sangue”.

1 Comentaram (Comente também):

  1. Esta explicação demonstra que o verdadeiro conhecimento é exato, porque procura a objetividade através dum raciocínio lógico.

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.