Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques da Bíblia: Obadias 1–Jonas 4

 Leitura da Bíblia: Obadias 1Jonas 4
O profeta Obadias escreveu o livro mais curto das Escrituras Hebraicas — apenas 21 versículos. Tudo o que sabemos a seu respeito é que ele profetizou contra Edom. Os edomitas descendiam do irmão de Jacó, sendo, portanto, ‘irmãos’ dos israelitas. (Deuteronômio 23:7) Mas Edom havia tratado o povo de Deus de modo nada fraternal. Em 607 AEC, mais ou menos quando Obadias escreveu seu livro, eles bloquearam as estradas e entregaram judeus fugitivos aos inimigos babilônios. Jeová predisse a ruína total de Edom, e isso se cumpriu. Como no caso de Naum, sabemos pouco a respeito de Obadias, mas como é animador saber que Deus pode usar como mensageiros pessoas aparentemente insignificantes! — 1 Coríntios 1:26-29.

Obadias  3, 4. Por morar numa região acidentada, de montanhas altas e ravinas profundas que ofereciam excelentes vantagens estratégicas, os edomitas talvez presunçosamente se sentissem a salvo e seguros. Mas não há como escapar dos julgamentos de Jeová.
Obadias  8, 9, 15. A sabedoria e o poder dos homens não darão proteção durante “o dia de Jeová”. — Jeremias 49:7, 22.
Obadias  12-14. O que aconteceu com os edomitas serve de alerta para os que se alegram com as dificuldades dos servos de Deus. Jeová leva a sério os maus-tratos infligidos a seu povo.
Obadias  17-20. Essa profecia de restauração relacionada aos filhos de Jacó começou a se cumprir quando um restante retornou de Babilônia a Jerusalém em 537 AEC. A palavra de Jeová sempre se cumpre. Podemos confiar plenamente nas suas promessas.
 Jonas 3:6, 7Meditando no relato bíblico sobre Jonas, vê a necessidade de reformular seu conceito sobre as pessoas a quem prega regularmente as boas novas? Elas talvez pareçam autoconfiantes e apáticas, assim como os israelitas, ou podem se opor à mensagem de Deus. Todavia, como são encaradas por Jeová Deus? Mesmo algumas pessoas de destaque neste sistema de coisas podem algum dia recorrer a Jeová, assim como o rei de Nínive se arrependeu em resultado da pregação de Jonas
Jonas 3:3  Será que o tamanho de Nínive realmente equivalia a “três dias de caminhada”?Sim. Nos tempos antigos, provavelmente se entendia que Nínive incluía outros povoados que iam de Corsabade, no norte, a Nimrud, no sul. Todos os povoados identificados com Nínive formam um quadrângulo de 100 quilômetros de circunferência.
Jonas 3:4  Será que Jonas teve de aprender o idioma assírio para pregar aos ninivitas?Jonas talvez já soubesse o idioma assírio ou pode ter recebido milagrosamente a habilidade para falar essa língua. Outra possibilidade é que ele proferiu sua mensagem concisa em hebraico e alguém a traduziu. Se esse foi o caso, suas palavras despertaram ainda mais curiosidade pela mensagem.
Lições para nós:
Jonas 1:1-3. Programar de propósito outras atividades para evitar participar plenamente na obra de pregar o Reino e fazer discípulos indica uma motivação errada. Quem faz isso foge, por assim dizer, de uma designação dada por Deus.
Jonas 1:1, 2; 3:10. A misericórdia de Jeová não se limita a uma nação ou raça, ou a um grupo especial de pessoas. “Jeová é bom para com todos, e suas misericórdias estão sobre todos os seus trabalhos.” — Salmo 145:9.
Jonas 1:17; 2:10. Os três dias e as três noites que Jonas ficou dentro de um grande peixe apontavam profeticamente para a morte e a ressurreição de Jesus. — Mateus 12:39, 40; 16:21.
Jonas 1:17; 2:10; 4:6. Jeová salvou Jonas do mar tempestuoso. Ele também “providenciou que subisse sobre Jonas um cabaceiro para vir a ser para sombra sobre a sua cabeça, a fim de tirá-lo do seu estado calamitoso”. Os atuais adoradores de Jeová podem confiar nele e na sua benevolência para protegê-los e salvá-los. — Salmo 13:5; 40:11.
Jonas 2:1, 2, 9, 10. Jeová ouve as orações de seus servos e presta atenção às suas súplicas. — Salmo 120:1; 130:1, 2.
Jonas 3:8, 10. Com respeito à calamidade de que tinha falado, o verdadeiro Deus a “deplorou”, ou mudou de idéia, e “não a causou”. Por quê? Porque os ninivitas “tinham recuado de seu mau caminho”. De maneira similar hoje, o julgamento desfavorável de Deus pode ser evitado se o pecador manifestar arrependimento verdadeiro.
Jonas 4:1-4. Nenhum humano pode fazer com que Deus coloque um limite à sua misericórdia. Devemos tomar cuidado para não criticar a maneira misericordiosa de Jeová agir.
Jonas 4:11. Com paciência, Jeová faz com que a mensagem do Reino seja pregada em toda a Terra porque, assim como no caso dos 120 mil ninivitas, ele tem pena dos “que absolutamente não sabem a diferença entre a sua direita e a sua esquerda”. Não acha que devemos ter pena das pessoas em nosso território e participar com zelo na obra de pregar o Reino e fazer discípulos? — 2 Pedro 3:9.

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.