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Destaque de Mateus 12-15

 Leitura da Bíblia: Mateus 12-15

Informações Exclusivas do Evangelho de Mateus. Um exame do relato de Mateus revela que mais de 40 por cento da matéria contida nele não se encontra nos outros três Evangelhos. A genealogia de Jesus apresentada por Mateus é exclusiva (Mt 1:1-16), tendo um enfoque diferente da apresentada por Lucas (Lu 3:23-38). A comparação entre as duas indica que Mateus fornece a genealogia legal através de José, pai adotivo de Jesus, ao passo que Lucas, pelo visto, apresenta a genealogia natural de Jesus. Outros incidentes mencionados apenas no relato de Mateus são: a reação de José à gravidez de Maria, o aparecimento de um anjo a José, num sonho (Mt 1:18-25), a visita dos astrólogos, a fuga para o Egito, a matança dos meninos de Belém e dos seus distritos (cap. 2), e o sonho da esposa de Pilatos a respeito de Jesus (27:19).
Pelo menos dez parábolas, ou ilustrações, encontradas no relato de Mateus não são mencionadas nos outros Evangelhos. Estas incluem quatro no capítulo 13, aquelas sobre o joio no campo, sobre o tesouro escondido, sobre “uma pérola de grande valor” e sobre a rede de arrasto. Outras ilustrações são sobre o escravo impiedoso (Mt 18:23-35), os trabalhadores no vinhedo (20:1-16), o casamento do filho do rei (22:1-14), as dez virgens (25:1-13) e os talentos (25:14-30).
Ocasionalmente, Mateus fornece pormenores suplementares. Embora a matéria do Sermão do Monte também apareça no relato de Lucas (Lu 6:17-49), o Evangelho de Mateus, neste respeito, é muito mais extensivo. (Mt 5:1-7:29) Ao passo que Marcos, Lucas e João mencionam a alimentação milagrosa de cerca de 5.000 homens, Mateus acrescenta “além de mulheres e criancinhas”. (Mt 14:21; Mr 6:44; Lu 9:14; Jo 6:10) Mateus menciona dois homens possessos por demônios, encontrados por Jesus no país dos gadarenos, ao passo que Marcos e Lucas mencionam apenas um. (Mt 8:28; Mr 5:2; Lu 8:27) Mateus conta também que dois cegos foram curados em determinada ocasião, ao passo que Marcos e Lucas mencionam apenas um. (Mt 20:29, 30; Mr 10:46, 47; Lu 18:35, 38) Naturalmente, todos os escritores estavam certos no sentido de que pelo menos uma pessoa estava envolvida em cada incidente. Mateus, porém, foi muitas vezes mais explícito quanto ao número. Isto talvez se possa atribuir à sua anterior ocupação de cobrador de impostos.
 19:28  O que representam as “doze tribos de Israel” que serão julgadas? Elas não representam as 12 tribos do Israel espiritual. (Gál. 6:16; Rev. 7:4-8) Os apóstolos a quem Jesus se dirigia fariam parte do Israel espiritual, de modo que não seriam juízes de seus membros. Jesus fez ‘com eles um pacto para um reino’, e eles seriam ‘um reino e sacerdotes para Deus’. (Luc. 22:28-30; Rev. 5:10) Os do Israel espiritual “julgarão o mundo”. (1 Cor. 6:2) Assim, as “doze tribos de Israel”, a quem os que estão nos tronos celestiais julgam, pelo visto representam o mundo da humanidade que não faz parte da classe real, sacerdotal, conforme retratada pelas 12 tribos no Dia da Expiação. — Lev., cap. 16.

13:51, 52. Entender as verdades do Reino traz a responsabilidade de ensinar a outros e partilhar com eles esses tesouros.
14:12, 13, 23. Períodos a sós são essenciais para uma meditação significativa. — Mar. 6:46; Luc. 6:12.

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