Para enviar uma Mensagem click na foto depois do Login. Será excluído, dependendo do seu perfil.

As Novidades do Site Oficial

Por que Jesus falava por Ilustrações?
    QUANDO os discípulos se chegaram a Jesus depois de ele ter falado às multidões na praia, queriam saber algo sobre o seu novo método de ensino. É verdade que já antes o haviam ouvido usar ilustrações, mas nunca tão extensivamente. Por isso queriam saber: “Por que é que lhes falas usando ilustrações?”
Um motivo era cumprir as palavras do profeta: “Abrirei a boca com ilustrações, publicarei as coisas escondidas desde a fundação.” No entanto, havia mais envolvido. Usar ele ilustrações tinha por finalidade ajudar a revelar a atitude de coração das pessoas.
Na realidade, a maioria das pessoas só estava interessada em Jesus como excelente contador de histórias e operador de milagres, não como alguém a ser servido como Senhor e a ser altruistamente seguido. Não queriam ser incomodadas nos seus conceitos sobre as coisas, nem no seu modo de vida. Não queriam que a mensagem penetrasse tanto assim. Por isso Jesus disse:
“É por isso que lhes falo usando ilustrações, porque olhando, olham em vão, e ouvindo, ouvem em vão, nem entendem; e é neles que tem cumprimento a profecia de Isaías, que diz: ‘. . . Pois o coração deste povo tem ficado embotado.”’
“No entanto”, prosseguiu Jesus, “felizes são os vossos olhos porque observam, e os vossos ouvidos porque ouvem. Pois, deveras, eu vos digo: Muitos profetas e homens justos desejaram ver o que vós estais observando e não o viram, e ouvir as coisas que vós estais ouvindo e não as ouviram.” Sim, os 12 apóstolos e os com eles tinham ouvidos receptivos. Por isso, Jesus disse: “A vós é concedido entender os segredos sagrados do reino dos céus, mas a esses não é concedido.” Visto que seus discípulos queriam entender, Jesus deu-lhes a explicação da ilustração do semeador.
“A semente é a palavra de Deus”, disse Jesus, e o solo é o coração. Sobre a semente lançada no solo duro à beira da estrada, ele explicou: “Vem o Diabo e tira dos seus corações a palavra, a fim de que não creiam e sejam salvos.”
Por outro lado, a semente lançada em solo sobre uma base rochosa refere-se ao coração das pessoas que recebem a palavra com alegria. Mas, visto que a palavra não pode lançar raízes fundas em tais corações, essas pessoas se afastam numa época de prova ou de perseguição.
Quanto à semente caída entre os espinhos, Jesus prosseguiu, esta se refere àqueles que ouviram a palavra. Mas, eles são levados pelas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, de modo que ficam completamente sufocados e não trazem nada à perfeição.
Finalmente, quanto à semente lançada em solo bom, disse Jesus, estes são os que, depois de ouvirem a palavra com um coração excelente e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Quão benditos foram os discípulos que procuraram Jesus para obter a explicação dos seus ensinos! Jesus queria que suas ilustrações fossem entendidas, para transmitir a verdade a outros. “Será que se traz uma lâmpada para ser posta debaixo dum cesto de medida ou debaixo duma cama?” perguntou. Não, “é trazida para ser posta sobre um velador”. Daí, Jesus acrescentou: “Portanto, prestai atenção a como escutais.” Mateus 13:10-23, 34-36; Marcos 4:10-25, 33, 34; Lucas 8:9-18; Salmo 78:2; Isaías 6:9, 10.

*** w87 1/4 pp. 8-9 Proveito tirado das ilustrações de Jesus ***

Visite nosso Site Oficial: www.jw.org

0 Comentaram (Comente também):

Postar um comentário

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...