Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaques de Romano 1-4

POR volta de 56 EC, na sua terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo chegou à cidade de Corinto. Ele ficou sabendo que em Roma havia conflitos de opinião entre cristãos judeus e cristãos gentios. Para levá-los à união em Cristo, Paulo tomou a iniciativa de escrever-lhes uma carta.
Nessa carta aos romanos, Paulo explicou em que sentido os humanos são declarados justos e como devem viver. A carta enriquece nossa mente com o conhecimento de Deus e de sua Palavra, enfatiza a benignidade imerecida de Deus e exalta o papel de Cristo em nossa salvação. — Heb. 4:12.

 1:24-32  A degradação descrita aqui se refere aos judeus ou aos gentios? Embora essa descrição possa se aplicar aos dois grupos, Paulo se referia especificamente aos israelitas apóstatas dos tempos anteriores. Embora conhecessem os decretos justos de Deus, “não aprovaram reter Deus com um conhecimento exato”. Eram, portanto, repreensíveis.
3:24, 25  Como podia o “resgate pago por Cristo Jesus”, antes de ter sido pago, cobrir “pecados que ocorreram no passado”? A primeira profecia messiânica, registrada em Gênesis 3:15, cumpriu-se em 33 EC quando Jesus foi morto numa estaca de tortura. (Gál. 3:13, 16) No momento em que Jeová fez essa profecia, porém, o resgate já estava como que pago de Seu ponto de vista, pois nada poderia impedir Deus de cumprir seus propósitos. Então, com base no sacrifício futuro de Jesus Cristo, Jeová poderia perdoar os pecados dos descendentes de Adão que exercessem fé nessa promessa. O resgate também possibilita a ressurreição de pessoas dos tempos pré-cristãos. — Atos 24:15.

Lições para nós:
1:14, 15. Temos muitas razões para declarar as boas novas com zelo. Uma delas é que estamos em dívida com as pessoas compradas com o sangue de Jesus e estamos sob a obrigação de ajudá-las espiritualmente.
1:18-20. Pessoas ímpias e injustas são “inescusáveis”, pois as qualidades invisíveis de Deus são evidentes na criação.
2:28; 3:1, 2; 7:6, 7. Paulo acrescentou observações atenuantes às suas declarações que pudessem soar ofensivas aos judeus. Isso nos serve de exemplo de como tratar assuntos delicados com tato e habilidade.
3:4. Quando a palavra humana vai contra o que Deus diz na sua Palavra, nós permitimos que ‘Deus seja achado verdadeiro’ por confiar na mensagem da Bíblia e agir em harmonia com a vontade divina. Por participarmos zelosamente em pregar o Reino e fazer discípulos podemos ajudar outros a se convencerem de que Deus é verdadeiro.
4:9-12. A fé que Abraão tinha lhe foi contada como justiça bem antes de ele ser circuncidado, aos 99 anos. (Gên. 12:4; 15:6; 16:3; 17:1, 9, 10) Dessa forma poderosa, Deus mostrou o que torna possível ter uma posição justa perante ele.
4:18. A esperança é um elemento essencial da fé. Nossa fé se baseia em esperança. — Heb. 11:1.

Visite: www.jw.org

1 Comentaram (Comente também):

  1. porque não colocar os destaques , desta. forma
    tão bem esclarecida no cd da watchtower library

    ResponderExcluir

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.