Este é um blog que incentiva a edificação através da leitura da bíblia, boa preparação das publicações, cânticos, experiencias e ajuda a direcionar o leitor ao site oficial, aceitamos somente comentários apreciativos e construtivos, visto que não somos um fórum de discussões. Este blog não representa e não é oficial das testemunhas de Jeová, e muito menos é apóstata, basta verificar seu conteúdo, é um blog de iniciativa pessoal, acesse: Nosso Site Oficial: www.jw.org

Destaque da Bíblia: Tito 1–Filêmon


Leitura da Bíblia: Tito 1Filêmon

Depois de orientar como fazer “designações de anciãos numa cidade após outra”, Paulo aconselhou Tito a ‘persistir em repreender com severidade os indisciplinados, para que fossem sãos na fé’. Ele exortou todos nas congregações em Creta a “repudiar a impiedade . . . e a viver com bom juízo”. — Tito 1:5, 10-13; 2:12.
Paulo deu outros conselhos para ajudar os irmãos em Creta a permanecerem espiritualmente sãos na fé. Ele instruiu Tito a se ‘esquivar de questões tolas e de lutas sobre a Lei’. — Tito 3:9.
Perguntas bíblicas respondidas:
1:15 Como podem “todas as coisas” ser “puras para os puros”, mas impuras para “os aviltados e os sem fé”? Para saber a resposta, é preciso entender o que Paulo quis dizer com “todas as coisas”. Ele não se referia a coisas que a Palavra escrita de Deus especificamente condena, mas a assuntos aos quais as Escrituras dão margem a decisões variadas por parte dos cristãos. Para a pessoa cujo pensamento se harmoniza com as normas de Deus, tais coisas são puras. Dá-se o contrário no caso daqueles que têm pensamento distorcido e consciência corrompida.*
3:5 Como os cristãos ungidos são ‘salvos por intermédio de um banho’ e ‘feitos novos por espírito santo’? Eles são ‘salvos por intermédio de um banho’ em que Deus os banhou, ou purificou, com o sangue de Jesus à base do mérito do sacrifício de resgate. Eles são ‘feitos novos por espírito santo’ porque se tornaram “uma nova criação”, como filhos de Deus gerados pelo espírito. — 2 Cor. 5:17.
Lições para nós:
1:10-13; 2:15. Os superintendentes cristãos devem corrigir corajosamente o que estiver errado na congregação.
2:3-5. Como no primeiro século, as atuais cristãs maduras devem ‘ser reverentes no comportamento, não caluniadoras, nem escravizadas a muito vinho, instrutoras do que é bom’. Assim serão bem-sucedidas em instruir em base pessoal “as mulheres jovens” na congregação.
3:8, 14. Fixar a ‘mente em manter obras excelentes’ é ‘excelente e proveitoso’ pois nos ajuda a ser produtivos no serviço de Deus e nos mantém separados do mundo perverso.
 
Filêmon foi elogiado por ser um exemplo de ‘amor e fé’. O fato de ele ter sido fonte de consolo para outros cristãos deu “muita alegria e consolo” a Paulo. — Filêm. 4, 5, 7.
Deixando um modelo para todos os superintendentes, Paulo lidou com a delicada situação de Onésimo dando, não uma ordem, mas sim uma exortação “à base do amor”. Ele disse a Filêmon: “Escrevo-te confiante no teu acatamento, sabendo que farás ainda mais do que as coisas que digo.” — Filêm. 8, 9, 21.
Perguntas bíblicas respondidas:
10, 11, 18 Como o anteriormente “inútil” Onésimo tornou-se “útil”? Onésimo, um escravo inconformado, fugiu da casa de Filêmon, em Colossos, e foi para Roma. É provável que também tenha roubado algo de seu amo para cobrir as despesas dessa viagem de 1.400 quilômetros. De fato, ele era inútil para Filêmon. No entanto, em Roma, Onésimo foi ajudado por Paulo a tornar-se cristão. Agora como irmão espiritual, esse ex-escravo “inútil” tornou-se “útil”.
15, 16 Por que Paulo não pediu a Filêmon que libertasse Onésimo? Paulo queria apegar-se estritamente à sua missão de ‘pregar o reino de Deus e ensinar as coisas concernentes ao Senhor Jesus Cristo’. Portanto, ele preferiu não se envolver em questões sociais, como a escravidão. — Atos 28:31.
Lições para nós:
2. Filêmon permitiu o uso de sua casa para reuniões cristãs. Certamente é um privilégio ter reuniões para o serviço de campo em nossa casa. — Rom. 16:5; Col. 4:15.
4-7. Devemos tomar a iniciativa em elogiar irmãos cristãos exemplares na fé e no amor.
15, 16. Acontecimentos desfavoráveis na vida não devem nos deixar ansiosos demais. Os resultados podem acabar sendo benéficos, como no caso de Onésimo.
21. Paulo esperava que Filêmon perdoasse Onésimo. Espera-se que nós também perdoemos um irmão que talvez nos tenha ofendido. — Mat. 6:14.
 
Visiste Nosso Site Oficial:  WWW.JW.OR

1 Comentaram (Comente também):

Dependendo do conteúdo, seu comentário poderá ser excluído.